Partilhas de ficheiros

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partilhas de ficheiros

Mensagempor Kayn » Quarta Jul 12, 2006 18:41

Boas.

Tou com um pequeno problema aqui no meu xasso de estimação. Tenho um speedtouch 330 pra ligar a net (adsl) e costumo partilha-la com o povo que costuma vir ca a casa numa rede criada com um switch de 5 portas. A partilha de net funciona impecavel com toda a gente. O que nao funciona bem é a partilha de ficheiros. Eu consigo aceder a todos os pcs na rede e copiar ficheiros deles pra mim, o que eu NAO consigo é fazer o oposto. Deixar que os pcs dos outros venham ao meu copiar ficheiros. O meu pc aparece na rede junto aos outros mas quando se tenta abrir aparece a mensagem a dizer que "o utilizador nao tem permissao para aceder... etc".

Bom, firewall nao é. A do windows nunca esteve ligada pra começar e o outpost tambem nao é. ate cheguei ao ponto de o desinstalar uma altura pra experimentar e nao adiantou.

Ja andei a correr os serviços e as local securitie policies das administrative tools, mas nao dei com nada que pudesse tar a fazer isto. e o que podia, estava desactivo ou semelhante.

Ja experimentei definir ips, subnet masks, gatways, workgroups, nos pcs todos e tudo o mais sem grande sucesso. quando bem configurado (claro) funciona tudo bem, menos esse pequeno pormenor das partilhas de ficheiros. Ou seja, quer seja eu a definir coisas ou o windows em auto, vai dar ao mesmo.

De certa maneira, alguns jogos em rede parecem nao funcionar se for eu o servidor (os outros tem que ligar ao meu) mas se for outro pc na rede ja da bem, eu ligo-me bem aos outros. E tambem ha jogos que parecem importar-se pouco com isso e dao impecavel sendo eu o servidor.

Ha alguma coisa mais obvia (ou nao) que me esteja a escapar?
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor d@vidream » Quarta Jul 12, 2006 20:50

Boas!
Kayn manda aí quais os S.O's k estás a usar nas máquinas.
Pelo k estás a indicar k já fizeste,provavelmente será problema não de Hardware mas de Software,por acaso o S.O k tens não é o XP Home?

Diz qq coisa

Cumps

OBS:De qq das formas se o comportamento um pouco aleatorio parece ser do teu Pc,testaria tb trocando a placa de rede,pode ás vezes estar a tripar-se toda...no Visualizador de Eventos n indica nada(caso XP)
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor Kayn » Quinta Jul 13, 2006 0:27

o home? nao, cruz-credo, nao. WinXp Pro SP2 e ja é mau que chegue. alias, é o xp pro sp2 em todos.

Trocar a placa de rede? posso tentar, mas esta nao vai a lado nenhum, é a onboard controlada pelo nforce4 da board. Posso é tentar usar a 2a onboard, mas nao me parece ke va la por ai, tambem...
O visualizador de eventos nao indica nada de realmente util sobre isto.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jul 13, 2006 0:30

Isso pode ser mais uma mania do windows ...

Já tive alguns computadores em rede sem ser por router e realmente davam problemas ... talvez por estares a partilhar a net com eles ou algo do genero.

Tenta com um router em vez de um switch se puderes, mas aposto em problema de Windows/Switch (Por mais estranho que possa parecer :P)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor d@vidream » Quinta Jul 13, 2006 8:29

Yep,poderá realmente ser por aí :roll:
Até pq pode-se fazer ainda uma despistagem mais,tipo trocar o cabo de rede por um de outro posto k tens,a P/rede tb se troca facil,ver se n será prob da própria porta do Switch usada por esse posto ligando um outro para teste...julgo k é o k se pode fazer assim por alto,em ultimo caso temos um membro(bolas n me lembro do nome...)k tem na Sig/Avatar o Medium Prof.Karamba podes sempre pedir aconselhamento espiritual :mrgreen:

lol,bah espero k resolvas isso na boa :wink:

Cumps
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Jul 13, 2006 12:54

Ora bem...problema de hardware não deve ser pois os PCs comunicam uns com os outros e até acedem à internet.
Portanto, os cabos, as placas e o switch não devem ser a causa do problema.
Por eliminação, deveremos concluir que é um problema de software, mais especificamente do sistema operativo.
Isso leva-me a pensar que algo está mal configurado na partilha de ficheiros dos PCs.
Não te vou dizer para leres o tópico que criei para as partilhas, pois já o deves ter lido algumas vezes.
Assim sendo deixo aqui dois links para a microsoft, na esperança de te poderem ajudar:

Descrição de partilha de ficheiros e permissões no Windows XP

Como resolver problemas de rede doméstica no Windows XP

Entretanto, algo me diz que poderá ser o que está representado na imagem:
Imagem
Abre o "explorador do windows", vai ao menu "ferramentas" e selecciona a opção "opções de pastas".
Procura por essa opção e activa-a em todos os PCs.
Espero que ajude. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Jul 13, 2006 13:04

É mesmo isso [PT]CableGuy. Deste-me cabo do post a explicar o k fazer....

PS: Claro que não tenho a paciencia que tens de andar a meter imagens e o catano. Good work....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Snyder69 » Quinta Jul 13, 2006 13:14

Boas!!!
hum ora ai esta uma teimosia do windows...ehehe VIVA LINUX...lol

ora bem tenta mudar o "WORKGROUP".. pa comecar mete o mesmo "" em todos os pcs... se nao funcionar.. vais as configuracoes de rede do windows e como o teu pc e o k ta ligado a net metes tu como fornecedor da net.. e ou outros pcs tem de receber essa mesma net.. por ai a partilha de ficheiros deve estar activada... se continuar a dar o prob das permissoes... pode ser k tenhas de mudar algumas cenas acerca das permissoes... do windows... mas ensessialmente pode ser do workgroup ja k as firewalls tao desactivadas...
por isso e k gosto tanto do meu router/modem....lol
ptt
abracos
Snyder69
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 03, 2005 20:13

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante