[PT]CableGuy Escreveu:azulbranco , nem todos sabem como ajudar e os que sabem podem não estar disponiveis no momento.
Paciência é uma virtude e não um defeito.
Quanto ao problema que colocas , surgem-me algumas dúvidas:
- Ambos os PC's têm o XP Pro ?
- Já activaste o "NetBIOS over TCP" ?
- Já tentaste criar outro user com permissões de administração em ambos os PC's ?
- Já verificaste se as partilhas dão acesso ao user em questão ?
- Os pastas partilhadas estão em partições NTFS ?
Antes de mais obrigado CableGuy pela atenção.
De facto tinha-me esquecido de dizer que no Fixo está instalado o XP PRO em Português (service pack 2 – disco SATA) e no Portátil está instalado o XP PRO em Inglês (service pack 1).
Quanto às outras dúvidas posso dizer que já activei o “NETBIOS over TCP”, as partilhas estão em NTFS (mas não só) e já realizei adição de Users no Portátil e no Fixo (user do Fixo no Portátil e vice-versa) mas, infelizmente, ao executar o comando NET VIEW FIXO recebo as mensagens “System error 5 has occurred” “ e “Access is Denied”.
Quanto ao facto das partilhas darem ou não acesso ao user em questão, não sei exactamente a que te referes (se te referes ao facto de verificar se o user que acede via portátil tem acesso às pastas partilhas no Fixo, isso, felizmente, espero não ficar muito tempo sem saber pois agradeço de bom grado que me expliques o procedimento).
Convém salientar o seguinte:
1º - Antes de instalar o service pack 2 no Fixo a situação já se verificava;
2º - A situação verifica-se mesmo quando os Firewalls estão desactivados (o do XP e o Sygate, no Fixo (XP e Sygate) e no Portátil (Sygate)).
3º - Tenho o mesmo SO instalado no Fixo, mas, noutro disco (IDE) e, quando arranco com este SO, consigo aceder às pastas partilhadas no Fixo (em quaisquer partições dos discos IDE e SATA). Assim, quando arranco a máquina e mudo de SO no Fixo (estando esta ligada em rede ao Portátil) a única mudança é conseguir (ou não) aceder às pastas partilhadas dependendo do SO que carregar.
Espero não ter esquecido nenhum pormenor. Toda a ajuda será útil.