Computador não visível na rede ...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Computador não visível na rede ...

Mensagempor azulbranco » Domingo Abr 24, 2005 20:57

Boas.
Agradeço desde já toda a ajuda que me possam facultar para resolver o problema que coloco neste fórum.
O problema é o seguinte:
Tenho dois PCs ligados em rede (um portátil e um fixo), mas, não consigo ver o computor fixo, nem as respectivas pastas partilhadas pelo mesmo, na rede (quando tento encontrar através do portátil).
Ao executar o comando PING através do fixo para o IP do portátil e vice-versa não ocorre nenhum problema e a comunicação é estabelecida.
Ao executar o comando net view no FIXO para o IP do portátil não há problema, mas, quando o comando é executado no portátil para o IP do FIXO não é possível encontrar quaisquer pastas partilhadas (mas que as há, há ...).
Devo salientar que quando executo \\Fixo (que é o nome do computador) no portátil, a em mensagem que recebo é a seguinte:
"You might not have permisson to use this resource. contatc the administrator of this server to find
out if you have access permissions.
Access is denied."
Saliento ainda, que consigo aceder à internet através do portátil (o fixo é o que está ligado ao modem adsl e, portanto, "dá" acesso à internet ao portátil).
Alguém sabe como resolver este problema ?
Mais uma vez agradeço a ajuda que me possam prestar.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Abr 24, 2005 20:22

Mensagempor coolmind » Domingo Abr 24, 2005 21:11

Tens firewall instalada? Já experimentaste tentar com a FW desligada?
"Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível.(S. Bilard)" :)
coolmind
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Fev 15, 2005 23:16

Mensagempor azulbranco » Segunda Abr 25, 2005 2:17

O Firewall é o sygate e já tentei com o FW desligado.
O SO é o Windows XP PRO.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor azulbranco » Segunda Abr 25, 2005 8:31

Será que ninguém sabe resolver este problema ?
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor soultrain » Segunda Abr 25, 2005 14:02

Boas,

Infelizmente em todos os windows, inclusive no xp, persiste um protocolo chamado Netbios da microsoft.

Para resolver certas situações, sem perder muito tempo, tive que o instalar.

Já experimentaste? No caso de já o teres feito as máquinas estão no mesmo workgroup?

Outra solução, que para mim é mais válida, é esqueceres o ICS da MS e tentares com o serviço de Nat que existe na Sygate (penso que só na versão pro).

Cump.
soultrain
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 28, 2004 10:32

Mensagempor azulbranco » Segunda Abr 25, 2005 18:57

Obrigado ao Coolmind e ao Soultrain por tentarem ajudar.
De facto as máquinas estão no mesmo WORKGROUP, aliás, só assim eu conseguiria aceder ao portátil através do FIXO (acho eu !!).
Já instalei o NETBIOS no FIXO mas ainda não resultou. Vou também instalar no portátil e ver o que acontece.
Até mais.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor azulbranco » Terça Abr 26, 2005 0:34

Embora poucas pessoas tenham dado a sua opinião, vou fornecer mais informação para que alguma alma sapiente e caridosa me possa ajudar a resolver este problema.
Quando executo NET VIEW no FIXO e no PORTÁTIL, os dois computadores aparecem, mas, quando executo NET VIEW FIXO no PORTÁTIL dá ERRO (ao contrário do que acontece quando executo NET VIEW PORTÁTIL no FIXO, em que aparecem as pastas partilhadas).
Até mais.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Abr 26, 2005 0:56

azulbranco , nem todos sabem como ajudar e os que sabem podem não estar disponiveis no momento.
Paciência é uma virtude e não um defeito. :roll:

Quanto ao problema que colocas , surgem-me algumas dúvidas:

- Ambos os PC's têm o XP Pro ?
- Já activaste o "NetBIOS over TCP" ?
- Já tentaste criar outro user com permissões de administração em ambos os PC's ?
- Já verificaste se as partilhas dão acesso ao user em questão ?
- Os pastas partilhadas estão em partições NTFS ?
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor azulbranco » Terça Abr 26, 2005 5:08

[PT]CableGuy Escreveu:azulbranco , nem todos sabem como ajudar e os que sabem podem não estar disponiveis no momento.
Paciência é uma virtude e não um defeito. :roll:

Quanto ao problema que colocas , surgem-me algumas dúvidas:

- Ambos os PC's têm o XP Pro ?
- Já activaste o "NetBIOS over TCP" ?
- Já tentaste criar outro user com permissões de administração em ambos os PC's ?
- Já verificaste se as partilhas dão acesso ao user em questão ?
- Os pastas partilhadas estão em partições NTFS ?

Antes de mais obrigado CableGuy pela atenção.
De facto tinha-me esquecido de dizer que no Fixo está instalado o XP PRO em Português (service pack 2 – disco SATA) e no Portátil está instalado o XP PRO em Inglês (service pack 1).
Quanto às outras dúvidas posso dizer que já activei o “NETBIOS over TCP”, as partilhas estão em NTFS (mas não só) e já realizei adição de Users no Portátil e no Fixo (user do Fixo no Portátil e vice-versa) mas, infelizmente, ao executar o comando NET VIEW FIXO recebo as mensagens “System error 5 has occurred” “ e “Access is Denied”.
Quanto ao facto das partilhas darem ou não acesso ao user em questão, não sei exactamente a que te referes (se te referes ao facto de verificar se o user que acede via portátil tem acesso às pastas partilhas no Fixo, isso, felizmente, espero não ficar muito tempo sem saber pois agradeço de bom grado que me expliques o procedimento).
Convém salientar o seguinte:
1º - Antes de instalar o service pack 2 no Fixo a situação já se verificava;
2º - A situação verifica-se mesmo quando os Firewalls estão desactivados (o do XP e o Sygate, no Fixo (XP e Sygate) e no Portátil (Sygate)).
3º - Tenho o mesmo SO instalado no Fixo, mas, noutro disco (IDE) e, quando arranco com este SO, consigo aceder às pastas partilhadas no Fixo (em quaisquer partições dos discos IDE e SATA). Assim, quando arranco a máquina e mudo de SO no Fixo (estando esta ligada em rede ao Portátil) a única mudança é conseguir (ou não) aceder às pastas partilhadas dependendo do SO que carregar.
Espero não ter esquecido nenhum pormenor. Toda a ajuda será útil.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor filduarte » Terça Abr 26, 2005 8:57

Se tiveres desactivado...

Activar procura LMHOSTS

Activar Netbios sobre TCP/IP

não vês de ceteza, eu tenho sempre estes dois por questões de segurança...

Cumprimentos,
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Abr 26, 2005 9:35

Ora bem....as partilhas em partições NTFS são mais seguras pois usufruem da segurãnça extra desse tipo de partições.
Tens de verificar se o user tem acesso à partilha e também à pasta que é usada para criar a partilha.
Para verificar as permissões , basta clicar com o botão do lado direito sobre a pasta partilhada e verificar as Propriedades.
Aí , dás uma vista de olhos nas TABs "Sharing e Security" para confirmar as permissões.

Verifica também se as opções "Client for Microsoft Networks" e "File and Printer Sharing for Microsoft Networks" estão activados:
Imagem
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor azulbranco » Quarta Abr 27, 2005 15:40

Boas de novo.
Já resolvi o problema.
Mais uma vez obrigado a todos os que tentaram ajudar.
Até mais.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor bcunha » Quarta Abr 27, 2005 16:41

E ainda bem q partilhas a solução com todos :lol:
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor gladiator » Quinta Abr 28, 2005 10:11

podias era dixer como o resolves-te....
gladiator
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 23, 2005 19:10

Mensagempor azulbranco » Quinta Abr 28, 2005 18:54

Boas.
Desculpem o facto de só colocar a solução agora. O objectivo de informar que tinha encontrado a solução foi fazer com que as pessoas deixassem de tentar resolver um problema que já tinha solução.
Este é um daqueles casos em que mais vale tarde do que nunca (acho eu !!!).
Aqui vai a solução (subtil por sinal):
“Executar > secpol.msc > Configurações de segurança > Políticas locais > Atribuição de direitos de utilizadores > Negar acesso a este computador a partir da rede > REMOVER A CONTA CONVIDADO “ e fez-se luz, neste caso, o computar PORTÁTIL passou a poder “ver” o recursos partilhados do FIXO e a poder utilizar esses mesmos recursos.
Espero que esta dica possa ajudar quem tenha o mesmo problema.
Até breve.
azulbranco
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante