Impossível atribuir IPs fixos à subRede no Clix?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Impossível atribuir IPs fixos à subRede no Clix?

Mensagempor ZeAlves » Segunda Out 31, 2005 15:51

Caros colaboradores:

Era uma grande ajuda se me orientassem a resolver um problema para o qual o meu filho, o interessado no assunto, afirma que todos lhe dizem ser impossível de solucionar na Clix.

Mudei para a Clix em Junho. Antes, tinha a NetCabo e o meu filho conseguia jogar em rede sem problemas e ser servidor p. ex. no CM, Football Manager, etc.

Ao estabelecer a ligação era visivel no programa um IP fixo do tipo 192.168.1.1 logo seguido de um outro IP que já não começava por 192. Este segundo IP, parece ser aquele com que se estabelece o contacto entre os jogadores e que funcionará de endereço do servidor do jogo.

Com a mudança para a Clix nunca mais conseguiu obter esse segundo IP.
Já se tentou fixar IPs, DNS etc. mas parece-me que gradualmente estou a complicar mais o sistema do que a resolvê-lo..

Daí que, a partir do zero, agradecia que me ajudassem, até porque parece-me ser um problema comum a mais pessoas e o tópico poderá servir de guia a muitos outros.

Para começar, a minha rede está assim definida:
- tenho um rooter D-Link G604T ligado à tomada telefónica;
- os PCs estão ligados por LAN ao rooter ou por WAN
- o rooter tem o IP 192.168.1.1 e atribui IPs aos PCs do tipo 192.168.1.4
- tenho o Norton Antivirus e as firewalls activadas.

Não sei o que mais deva dizer. Orientem-me por favor a configurar o pc para ser servidor em jogos via internet. Obrigado.
ZeAlves
Novato
Novato

Registado: Sexta Jul 01, 2005 0:51

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Out 31, 2005 16:34

Olá ZeAlves:

Penso que o teu problema coloca-se porque o PC que faz de servidor , não é "visivel" apartir da net.
O que acontece é que o router que tens , obtém o IP do ISP e fornece IPs aos teus PCs.

internet --> (IP do ISP) router (IP da LAN) --> lan (IP dos PCs da lan)

O que deve fazer é colocar o IP dos PCs em "modo FIXO" para poderes configurar "regras" no router que irão direccionar pacotes de portas especificadas por ti para um determinado PC da tua LAN.
Resta saber quais as portas que o jogo usa.

Deixo aqui um "animated gif" relativo às "regras" que mencionava:
Imagem
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor ZeAlves » Segunda Out 31, 2005 17:06

Desde já, obrigado pela ajuda, mas não tenho conhecimentos para esclarecer os dois pontos citados aqui:

"O que deve fazer é colocar o IP dos PCs em "modo FIXO" para poderes configurar "regras" no router ...

Resta saber quais as portas que o jogo usa.
"

Esclareça-me, por favor:
- Como coloco o IP dos PCs em modo fixo?
(Sei que é nas ligações de rede > TCP/IP mas será mesmo só atribuir um número disponível na sequência 192.168.X.X ou haverá mais cuidados a ter?)

- Como sei qual a(s) porta(s) que o jogo usa?
Editado pela última vez por ZeAlves em Segunda Out 31, 2005 18:43, num total de 1 vez.
ZeAlves
Novato
Novato

Mensagempor ZeAlves » Segunda Out 31, 2005 18:38

Orientem-me por favor:

já reparei que a dúvida que pus quanto a fixar o IP nos PCs é básica e já foi respondida inúmeras vezes neste forum mas, pergunto:
- não há regras na atribuição dos IPs na subrede? Tem de pertencer à sequência 192.168.X.X ou pode ser uma outra qualquer, como p. ex. 10.0.0.1?

- E quanto à porta do jogo, qual é a lógica? No esquema acima surge 9055, porquê?

- E o nome da regra é um qualquer?

Um outro aspecto é o facto de a versão do meu firmware ser V1.00B02T02.EU.20040818 e alguns dos passos acima não surgirem.

Caso esteja a ser básico demais, indiquem-me pelo menos onde posso obter orientação sobre estes pontos e assim poder avançar mais um pouco. Obrigado
ZeAlves
Novato
Novato

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Out 31, 2005 21:29

Caro ZeAlves:

Vou tentar ajudar-te a dissipar essas dúvidas.

1º - "não há regras na atribuição dos IPs na subrede?"
Sim , existem algumas "regras" sobre as "subnets privadas".
As subnets privadas são "filtradas" pelos routers para que os pacotes das mesmas não "passem para o lado" da internet.
São as seguintes:
Classe A - 10.0.0.1 .. 10.255.255.254
Classe B - 172.16.0.1 .. 172.31.255.254
Classe C - 192.168.0.1 .. 192.168.255.254

Não me vou aprofundar muito sobre o porquê mas se perceberes bem inglês aqui fica um bom link:
Internet Protocol Glossary
Aconcelho-te a usares a subnet 192.168.xxx.xxx. :wink:

2º - "quanto à porta do jogo, qual é a lógica? No esquema acima surge 9055, porquê?"
As portas do protocolo tcp/ip são "atribuidas" pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).
Portanto cada programa que usasse o protocolo tcp/ip deveria de ter a sua própria porta , como o exemplo da imagem que usa a porta 9055.
Como não jogo ao Counter Strike , fiz uma pequena procura no google e encontrei o seguinte:
Firewalls and Routers:
If your computer is behind a router with a firewall, you'll need to open the ports that Steam uses to connect to the Internet. Most embedded firewalls require you to open ports manually (they don't learn automatically). Routers without firewalls rarely need to have ports opened for game client (but usually do for game servers).
If your configuration software requires port numbers, please use the following:
UDP 1200 (used for friends service)
UDP 27000 to 27015 inclusive
TCP 27020 to 27039 inclusive

3º - " - E o nome da regra é um qualquer?"
Sim , pode ser um qualquer. Convém ter alguma lógica para mais fácil controle.

Boa sorte. Qualquer dúvida não hesites em coloca-la. Abraços.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor ZeAlves » Segunda Out 31, 2005 23:50

Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

Resumindo o que já fiz e tentando mostrar em que ponto estou, aqui vai:

a) já atribui um IP fixo ao pc que funcionará de servidor do jogo (ficou 192.168.1.6);

b) procurei saber no google qual é a porta do protocolo TCP/IP que está atribuida ao jogo do CM; descobri a resposta no site http://www.sigames.com/sibase.php?type=view&id=143 e a porta é a 6667

c) criei uma "regra" no router que permitirá uma abertura na firewall e assim alguém na internet conseguirá jogar comigo através dessa porta (no meu exemplo, ficou assim, Nome: JogoCM, Private IP: 192.168.1.6, Protocolo: TCP e UDP (conforme sugestão do site criador do jogo), Porta Start:6667, Porta End:6667, Porta Map:6667)

d) testei com alguns pings tanto o router como o futuro pc servidor e parece estar tudo bem.

Continuo, no entanto, a não saber os dados que tenho de fornecer a quem pretende aceder ao meu pc;

Isto é, o IP da internet (o meu URL) do meu computador é qual? Como se descobre qual é? Que endereço devo fornecer a quem pretende jogar comigo?

Com a NetCabo, o IP da internet era criado automaticamente através da Bridge. Com a Clix não sei como o obter.

Agradeço de novo a vossa ajuda e a compreensão de que só agora estou a entrar neste processo. (o meu filho já deixou de acreditar em mim; eu ainda julgo ter o último trunfo a mostrar)...claro, com a ajuda que me está(ao) a dar.
ZeAlves
Novato
Novato

Mensagempor sLiNk » Terça Nov 01, 2005 2:12

ZeAlves Escreveu:Continuo, no entanto, a não saber os dados que tenho de fornecer a quem pretende aceder ao meu pc;

Isto é, o IP da internet (o meu URL) do meu computador é qual? Como se descobre qual é? Que endereço devo fornecer a quem pretende jogar comigo?

O IP que terá que dar é aquele atribuido pelo ISP Clix (do tipo 87.********).

Todo o tráfego que chegar á porta do jogo ( 6667 ) será reencaminhado para o pc definido na regra ( 192.168.1.6 )

Acho que o que eu disse está correcto...

Ah, é verdade, tem que fornecer o ip da seguinte forma:

se o ip da Clix for 87.196.23.120, tem que colocar a porta do jogo no fim.

Assim sendo, o ip a fornecer seria o 87.196.23.120:6667
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Nov 02, 2005 9:35

A "regra" que criaste no router , parece-me correcta.

ZeAlves Escreveu:...o IP da internet (o meu URL) do meu computador é qual?...
Tens várias formas de saber o teu IP na internet.
1ª - A página de configuração do router deverá de indicar na secção do STATUS.
2ª - http://www.whatismyip.com (este site não é 100% fiável por causa dos Proxy servers)
3ª - "Dynamic DNS systems" , como por exemplo http://www.no-ip.com.

Esta 3ª forma é talvez a mais indicada , pois conseguirás associar "nomes" ao IP que tem a tua ligação.
O que terias de fazer era "inscreveres-te" no site , descarregar e instalar o software do site e configura-lo.
Esse software (depois de configurado) irá associar o teu IP a um "nome" que pré-defeniste.
Sempre que a tua ligação alterar de IP , o software irá actualizar também para que o "nome" aponte para o IP actual.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes