Caros colaboradores:
Era uma grande ajuda se me orientassem a resolver um problema para o qual o meu filho, o interessado no assunto, afirma que todos lhe dizem ser impossível de solucionar na Clix.
Mudei para a Clix em Junho. Antes, tinha a NetCabo e o meu filho conseguia jogar em rede sem problemas e ser servidor p. ex. no CM, Football Manager, etc.
Ao estabelecer a ligação era visivel no programa um IP fixo do tipo 192.168.1.1 logo seguido de um outro IP que já não começava por 192. Este segundo IP, parece ser aquele com que se estabelece o contacto entre os jogadores e que funcionará de endereço do servidor do jogo.
Com a mudança para a Clix nunca mais conseguiu obter esse segundo IP.
Já se tentou fixar IPs, DNS etc. mas parece-me que gradualmente estou a complicar mais o sistema do que a resolvê-lo..
Daí que, a partir do zero, agradecia que me ajudassem, até porque parece-me ser um problema comum a mais pessoas e o tópico poderá servir de guia a muitos outros.
Para começar, a minha rede está assim definida:
- tenho um rooter D-Link G604T ligado à tomada telefónica;
- os PCs estão ligados por LAN ao rooter ou por WAN
- o rooter tem o IP 192.168.1.1 e atribui IPs aos PCs do tipo 192.168.1.4
- tenho o Norton Antivirus e as firewalls activadas.
Não sei o que mais deva dizer. Orientem-me por favor a configurar o pc para ser servidor em jogos via internet. Obrigado.