Configuração do D-LINK DSL-G604T

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Configuração do D-LINK DSL-G604T

Mensagempor efeene » Quarta Dez 21, 2005 20:48

Boas
Comprei este modem e estou com alguma dificuldade em estabelecer uma ligação à net pelo sapo.

Fiz a config. defaul:
PPoE
VPI: 0
VCI: 35
QoS: UBR (já por defeito)
Modulation type: MMODE (Já por defeito)

Acontece que as luzes do router estão acesas e fixas, menos a de Status que pisca.
Na interface consigo verificar o tipo de conecção ADSL ligado bem como a velocidade de down. e Upload. Só que não liga à net.
Outra coisa a default gateway está em branco, já não lembro bem em que local da interface. Não deve ser o IP do router?

Será que está a falhar alguma coisa?
Alguem que tenha este modem e Sapo, pode dar uma ajuda?
:evil: Irra e + irra
efeene
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 20, 2005 15:16

Mensagempor pamaro » Quarta Dez 21, 2005 21:11

A de status piscar é bom sinal (significa que está tudo bem).

Já viste se aparece alguma mensagem de erro no log do router?
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor Gak » Quarta Dez 21, 2005 21:12

O material têm sempre razão.

Que configurações têns no nas propriedades de TCP/IP do Windows?

Eu tenho um e Sapo e foi só colocar os parâmetros certos nas propriedades TCP/IP e seguir.

A tua configuração ADSL está certa. É a que estou a usar. (Só mudei para GDMT que era o que o meu antigo modem detectava/aplicava mas o MMODE também dá).
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor efeene » Quarta Dez 21, 2005 21:21

A config do TCP/IP do Windos é Detectar automaticamente endereço de Ip, bem como para Servidor de DNS.

De qualquer forma, já não lembro bem o local na interface do router, tem um local para ligar manualmente a ligação, e aí o endereço do IP dinamico não aparece, está N/A e disconnect. E quando aperto o botão de ligar... nada
efeene
Novato
Novato

Mensagempor Gak » Quarta Dez 21, 2005 21:30

Para já, não têns que mecher em nada do router. Ele liga-se sozinho ao ADSL.

É um bocado âmbiguo eu estar-te a explicar isto porque não uso DHCP. Mas para já o melhor que fazias era verificar se os ip's estão todos bem atribuidos.

Isto é se o Router é o .1 e se o pc é o .2.

Se têns a ADSL bem configurada o router sozinho trata de se ligar. Se depois não consegues abrir páginas é um caso diferente.

Está relacionado com o tópico que eu abri.

Para isso nas propriedades de DNS da placa de lan onde têns o router ligado, inseres o DNS do Sapo.

194.65.100.117 e desligas o DNS Relay no router.

Eu deduzo que seja este o teu problema.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HavoC » Quarta Dez 21, 2005 21:50

Antes de mais nada, confirma se o router está mesmo ligado á net. Para tal vais á página de confguração e em STATUS:

WAN
Status Connected
Connection Type pppoe
IP Address 82.155.... (o teu ip)

Se estiver ligado, então o problema é na configuração no windows. Nas propriedades da placa de rede, TCP/IP.
Nos dns servers podes meter o ip do router ou os do sapo. No endereço de gateway metes o ip do router.

Se o router não está ligado/não se consegue ligar á net e aparetemente tens tudo bem configurado.. (não tenho sapo adsl mas penso que são estes os parametros, mas é melhor confirmares) podes experimentar a actualizar o firmware.

Internet Connection Type: PPPoE/LLC
VPI: 0
VCI: 35
QOS: UBR
Modulation Type: MMODE
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 01, 2005 14:53

Mensagempor Gak » Quarta Dez 21, 2005 22:22

Não precisa de actualizar a firmware...

Os parametros estão bem, o router é simples. Não lhe compliques ainda mais a vida... Senão o homem entra em parafuso...

De certeza que a ADSL se liga. Ele diz que vê o botão a dizer disconnect portanto está ligado.

Ele que verifique os parametros do Windows. O mais certo é ter a lan entre pc e router mal definida.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HavoC » Quarta Dez 21, 2005 22:51

efeene Escreveu:A config do TCP/IP do Windos é Detectar automaticamente endereço de Ip, bem como para Servidor de DNS.

De qualquer forma, já não lembro bem o local na interface do router, tem um local para ligar manualmente a ligação, e aí o endereço do IP dinamico não aparece, está N/A e disconnect. E quando aperto o botão de ligar... nada

Gak pelo que li, o modem não está sequer ligado á net. Mas a actualização do firmware é em ultimo recurso e pode muito bem resolver o problema. No meu caso resolveu. Comprei o router tive de o actualizar. Aparentemente estava tudo bem configurado e não se ligava. Actualizei o firmware e voilá :P
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor efeene » Quarta Dez 21, 2005 23:00

O problema é que julgo que roter não liga à internet, porque na config do router em Status -> Connection Status
Tenho para LAN
A MAC do PC
IP Address 192.168.1.1 (que é o router)
Subnet Mask 255.255.255.0
DHCP Server Running
em WAN
Type: PPoE
IP: N/A
State: Disconnected (e quando aperto o botão 'connect' continua desligado)

Quer isto dizer que o router não está ligado à net

No menu Setup -> DNS
Tenho DNS Relay desligado

e verifiquei que tinha
Preferred DNS server : 198.168.1.1
julgo que estes DNS deverão ser os mesmo do IP do Router, ou seja 192.168.1.1, mas vou experimentar os que mencionaram do Sapo.

As configurações do TCP/IP da placa de rede, já experimentei:
obter IP e DNS automaticamente,
e
Endereço IP: 192.168.1.3 (porque é o IP associado ao MAC do portatil no router, no desktop termina em 2)
Mascara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway predefenido: 192.168.1.1

Servidor de DNS preferido: 192.168.1.1
agora vou experimentar o do Sapo

De qualquer forma isto em nada tem que ver com o facto de o router não obter o IP dinamico.

Agora no router devo introduzir também os DNS do Sapo com o DNS Relay desligado?
efeene
Novato
Novato

Mensagempor HavoC » Quarta Dez 21, 2005 23:17

Não te preocupes com os dns servers agora. O que é prioritário é conseguires fazer o router se registar e ter um wan ip atribuido. Para tal os dns servers não são relevantes.
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Gak » Quinta Dez 22, 2005 2:27

efeene Escreveu:O problema é que julgo que roter não liga à internet, porque na config do router em Status -> Connection Status
Tenho para LAN
A MAC do PC
IP Address 192.168.1.1 (que é o router)
Subnet Mask 255.255.255.0
DHCP Server Running
em WAN
Type: PPoE
IP: N/A
State: Disconnected (e quando aperto o botão 'connect' continua desligado)

Quer isto dizer que o router não está ligado à net

No menu Setup -> DNS
Tenho DNS Relay desligado

e verifiquei que tinha
Preferred DNS server : 198.168.1.1
julgo que estes DNS deverão ser os mesmo do IP do Router, ou seja 192.168.1.1, mas vou experimentar os que mencionaram do Sapo.

As configurações do TCP/IP da placa de rede, já experimentei:
obter IP e DNS automaticamente,
e
Endereço IP: 192.168.1.3 (porque é o IP associado ao MAC do portatil no router, no desktop termina em 2)
Mascara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway predefenido: 192.168.1.1

Servidor de DNS preferido: 192.168.1.1
agora vou experimentar o do Sapo

De qualquer forma isto em nada tem que ver com o facto de o router não obter o IP dinamico.

Agora no router devo introduzir também os DNS do Sapo com o DNS Relay desligado?

Tu já andas para aí a meter MAC address para quê?

Nada melhor que o belo do reset ao router para começares.

Em primeiro lugar configurar uma nova ligação em PPPoE, VPI=0, VCI=35 QoS=UBR e o resto dos parâmetros tudo default.

Depois como uma boa configuração de rede deve ser feita, desligas todos os "periféricos" e ligas apenas o pc ao router. Desligas DHCP quer no router quer no pc. Atribuis repectivamente 192.168.1.1 e 192.168.1.2. O router à partida automaticamente fica com esse endereço. Mas podes confirmar em Management IP. Nas propriedades de TCP/IP do Windows colocas lá o ip a submask é adicionada automaticamente e em default Gateway colocas o ip do Router.

Aproveitas e colocas já em Default DNS Server o 194.65.100.117. De seguida vais ao Router e em Lan Setup no separador de DNS desligas o DNS Relay.

No tipo de modulação da linha deixas o default que eu já estive a experimentar e dá perfeitamente.

Isto basicamente será o "correcto". Se depois então tiveres ADSL começas a adicionar dispositivos à rede e a apertar seguranças.

Eu estou ligado à 10 horas a sacar bem a fundo sem qualquer problema. Do router só tenho a dizer 4.9 estrelas não fosse aquela situação do DNS Relay. Mas segundo me apercebi até assim é melhor pois torna-se mais rápido e gera-se menos tráfego.

----------------------------------------

Havoc > Se o Router dele for da mesma altura do que o meu, têm a firmware mais recente flashada e que, segundo li, para a reverter às versões mais antigas é "impossível" sem aquelas "ferramentas".
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor efeene » Quinta Dez 22, 2005 20:20

Bem já experimentei todas as possibilidades e nada, por fim lá contactei os ditos técnicos do sapo e ao fim de 11 minutos lá me disseram que como o equipamento não foi adquirido a eles (Sapo) não podem dar mais assistência e que provávelmente o problema poderá se de algumas configurações de firewal/NAT, só com o CD de instalação deles se poderia corrigir a config certa.

Questão: algum de vocês adquiriu este router à Sapo, ou comprou noutro local sem ser como kit Sapo? Se compraram o kit do Sapo enviam-me uma PM para combinar uma cópia desse famigerado CD.

Many Thanks
efeene
Novato
Novato

Mensagempor HavoC » Quinta Dez 22, 2005 23:27

Duvido que o CD do sapo faça milagres. Quanto muito, o que esse CD contem é um wizard no qual te pergunta o username e password para pessoal que não percebe absolutamente nada do assunto.
Não te vou incentivar a fazer update ao firmware, pois um erro ao flashar a eprom pode danificar o router. Já me aconteceu mas consegui recupera-lo com o adam2app :P
Dou-te 99,99% de certezas que uma actualização do firmware te resolve o problema... mas fica a teu critério considerar o peso dos restantes 0.01% :wink:
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Gak » Sexta Dez 23, 2005 12:34

E eu dou-te 99.9% das certezas que se a firmware que tiveres for igual à que aqui está, o router funciona perfeitamente e apenas se tratam de problemas da tua configuração.

Acho que quer eu, quer o Havoc compramos os routers por fora. Nem sabia que o Sapo "dava" coisas destas.

Diz-nos só qual é a firmware que estás a usar.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor efeene » Sexta Dez 23, 2005 16:47

Bem só para finalizar a questão.
O modem não tem problema nenhum. Inclusivé fiz-lhe o upgrade do firmware russo de Dezembro/2005 (mais simples inclusivé, porque tem o kernel e file system no mesmo file) e experimentei o router noutra linha adsl. Com o reset feito, foi só fazer a instalação default, apenas mudei o VPI: 0 ... e arrancou logo a ligação.
O problema era o que eu já suspeitáva. Trata-se que a minha instalação ADSL é das antigas (as primeiras feitas pela Telepac) EM QUE NESSA ALTURA AINDA NÃO SE UTILIZAVAM OS MICRO-FILTROS. Nessa altura era a PT que fazia a instalação da linha através de um splitter. Ora o problema está no splitter.
Agora só falta chegar a casa e remover aquela caixa (splitter) e repor a linha como originalmente e, claro introduzir o microfiltro. Isto claro para não estar à espera que lá vá o técnico da PT.
Julgo que a situação tem a ver com impedâncias (omh). Bem mas isto é a minha teoria. (quaze a 100%). Depois conto como foi.

Many thanks
Editado pela última vez por efeene em Sábado Dez 24, 2005 14:04, num total de 1 vez.
efeene
Novato
Novato

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes