efeene Escreveu:O problema é que julgo que roter não liga à internet, porque na config do router em Status -> Connection Status
Tenho para LAN
A MAC do PC
IP Address 192.168.1.1 (que é o router)
Subnet Mask 255.255.255.0
DHCP Server Running
em WAN
Type: PPoE
IP: N/A
State: Disconnected (e quando aperto o botão 'connect' continua desligado)
Quer isto dizer que o router não está ligado à net
No menu Setup -> DNS
Tenho DNS Relay desligado
e verifiquei que tinha
Preferred DNS server : 198.168.1.1
julgo que estes DNS deverão ser os mesmo do IP do Router, ou seja 192.168.1.1, mas vou experimentar os que mencionaram do Sapo.
As configurações do TCP/IP da placa de rede, já experimentei:
obter IP e DNS automaticamente,
e
Endereço IP: 192.168.1.3 (porque é o IP associado ao MAC do portatil no router, no desktop termina em 2)
Mascara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway predefenido: 192.168.1.1
Servidor de DNS preferido: 192.168.1.1
agora vou experimentar o do Sapo
De qualquer forma isto em nada tem que ver com o facto de o router não obter o IP dinamico.
Agora no router devo introduzir também os DNS do Sapo com o DNS Relay desligado?
Tu já andas para aí a meter MAC address para quê?
Nada melhor que o belo do reset ao router para começares.
Em primeiro lugar configurar uma nova ligação em PPPoE, VPI=0, VCI=35 QoS=UBR e o resto dos parâmetros tudo default.
Depois como uma boa configuração de rede deve ser feita, desligas todos os "periféricos" e ligas apenas o pc ao router. Desligas DHCP quer no router quer no pc. Atribuis repectivamente 192.168.1.1 e 192.168.1.2. O router à partida automaticamente fica com esse endereço. Mas podes confirmar em Management IP. Nas propriedades de TCP/IP do Windows colocas lá o ip a submask é adicionada automaticamente e em default Gateway colocas o ip do Router.
Aproveitas e colocas já em Default DNS Server o 194.65.100.117. De seguida vais ao Router e em Lan Setup no separador de DNS desligas o DNS Relay.
No tipo de modulação da linha deixas o default que eu já estive a experimentar e dá perfeitamente.
Isto basicamente será o "correcto". Se depois então tiveres ADSL começas a adicionar dispositivos à rede e a apertar seguranças.
Eu estou ligado à 10 horas a sacar bem a fundo sem qualquer problema. Do router só tenho a dizer 4.9 estrelas não fosse aquela situação do DNS Relay. Mas segundo me apercebi até assim é melhor pois torna-se mais rápido e gera-se menos tráfego.
----------------------------------------
Havoc > Se o Router dele for da mesma altura do que o meu, têm a firmware mais recente flashada e que, segundo li, para a reverter às versões mais antigas é "impossível" sem aquelas "ferramentas".