Cat 6e - Dúvida

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cat 6e - Dúvida

Mensagempor Wyvern » Sábado Mar 18, 2006 19:55

O meu conhecimento é mesmo muito restricto no que toca a redes.

Disseram-me que o cabo cat 6e serve para rede tanto de dados como de voip, é vdd? a minha intenção era fazer uma rede com ambas as coisas em simultâneo.

Alguém me pode explicar +/- cm isso se liga? Na rede são usados dois bastidores com switchs/patch panels (1 no 1º piso e outro no otro piso)

obrigado
Wyvern
Novato
Novato

Registado: Domingo Nov 20, 2005 16:37

Mensagempor SkyWalker » Quarta Mar 22, 2006 9:14

A categoria do cabo de rede não tem nada a ver com capacidade para VoIP ou de rede...
Significa qual a velocidade máxima de dados para a qual esses cabos estão certificados...

Categoria 6e, penso que não existe (se estiver enganado avisem!). Existe sim a categoria 5e.
Categoria 5e é actualmente, considerado o mínimo para as redes de dados.
Quanto ao VoIP... são dados! nada mais do que dados! Portanto, tu numa rede podes ter a circular, EM SIMULTÂNEO, e na mesma infraestrutura física, VoIP e dados, sem qualquer problema.
O que é NORMALMENTE (e friso o normalmente) feito é criar VLANS (redes virtuais dentro de uma rede física) para se poder separar o tráfego, ou então, através do QOS, controlar a prioridade dos dados que circulam na rede.

Podes encontrar informações sobre as Cat 5 e 5e AQUI e sobre Cat 6 AQUI
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante