Rede entre 2 pc's [ Help ] Não se encontram...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede entre 2 pc's [ Help ] Não se encontram...

Mensagempor ]Birika[ » Quarta Abr 14, 2004 10:54

Bem ontem foi até as tantas para por a rede a funcionar e mesmo assim não ficou bem!

Quando me fui deitar estava assim:

O PC cliente encontrava o servidor e conseguia copiar ficheiros.
O Servidor não encontrava o cliente, mas se "pingasse" ele encontrava.
O Servidor não partilhava a net.

Acordei de cabeça fresquinha! e liguei o cliente... e deixou de me encontrar o servidor! :evil:

A rede é feita com cabo cruzado. O modem é ligado por placa de rede
A rede chama-se "CASA" e é a mesma nos dois pc's.

Estas são as conf que tenho no momento!
Imagem

help please :oops:
Não podemos tratar todos as situações como casos de vida ou de morte, pois morreria-mos muitas vezes.
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 04, 2002 22:10

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 14, 2004 11:06

boas!

por uma questão de preciosismo, em vez de 192.168.0.1, usa 192.168.1.1 (nestas coisas de redes já coisas que não lembram a ninguém!!)

depois, no pc cliente, na secção DNS usa o IP do servidor (192.168.1.1)

na ligação em que tens o modem activas o internet connection sharing (separador "advanced")

cuidado com firewalls e afins.. e é tudo!

deverás não só conseguir ver os dois pc's mutuamente como aceder à net em qualquer um deles!

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor ]Birika[ » Quarta Abr 14, 2004 12:11

Já tenho net no PC cliente.... Muito obrigado pelo conselho... já agora, para que serve o DNS?

Mas o servidor continua a não encontrar o cliente! :cry:

Que firewall devo usar? Usava a Sygate, mas não encontro nenhuma opção para rede!
Não podemos tratar todos as situações como casos de vida ou de morte, pois morreria-mos muitas vezes.
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ]Birika[ » Quarta Abr 14, 2004 12:30

Esquecime duma coisa muito importante...

O PC cliente usa Win 2k SP3... no servidor fiz uma procura pelo cliente "birika" e encontrou-o. Faço duplo clique e pede-me uma passe... e eu não tenho nenhuma passe no cliente!

O que faço?
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 14, 2004 12:38

boas!

DNS - domain name server

server para "traduzir" os nomes que usas no teu explorador, isto numa linguagem muito simplificada!

por exemplo ao endereço www.hardware.com.pt corresponde um IP que é conhecido pelo teu servidor de DNS, ou seja, se no teu browser escrevesses esse IP ias na mesma abrir o site do HCP.

ao usares o 192.168.1.1 como teu servidor de DNS estás a dizer que vai ser este o endereço que vai fazer de servidor de DNS para o teu PC cliente, e este tratará de reencaminhar os pedidos que lhe chegarem.

em realação a firewall's no XP nunca usei nenhuma, apenas defini meia duzia de regras na ligação de rede (separador advanced, internet connection firewall). antes, quando usava 2000 usei temporariamente a blackice (muito leve, mas não é das mais intuitivas em termos de definição de regras)

no teu caso, para começar desactivava toda e quaiquer firewall até teres tudo a correr em condições. mesmo a que existe no XP (caso estejas a usar este S.O)

penso que se fizeres isto, não terás problemas. contudo, cada caso é um caso e pode haver qualquer coisa que te esteja a bloquear alguma ligção e de que eu não me tenha recordado!

em relação à pass, usa o login e a pass de administrador! (tens é de saber qual é)

se não conseguires descobrir, depois diz qualquer coisa que eu ajudo-te a "hackares" o teu proprio sistema! :D

cumprimentos e boas ligações
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor XMAN » Quarta Abr 14, 2004 13:06

quandi instalas o so, há uma altura q defines a pass de administrador, deve ser isso que tá a pedir
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor ]Birika[ » Quarta Abr 14, 2004 13:37

XMAN Escreveu:quandi instalas o so, há uma altura q defines a pass de administrador, deve ser isso que tá a pedir

Pois... mas não pus nenhuma! :)

ruimartins Eu sabia o que DNS serve... não percebi porque é que tive de por na rede! Mas agora já sei!

Obrigado a todos! Só me falta ver o prob de pedir a pass e fica tudo ok! he he
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor bcunha » Quarta Abr 14, 2004 14:07

Isso n é um problema é mais por uma questão de segurança, precisas sempre de ter um user com permissões para aceder a essa(s) pasta(s) com password definida, podes é depois dizer ao SO para guardar a password, assim não tens de estar sempre a pô-la cada vez que acedes ao share.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 14, 2004 19:29

boas!

uma alternativa para contornares o problema da pass é partilhares uma determinada directoria no teu pc cliente. assim sempre que quiseres fazer alguma espécie de transferencia é só colocá-la nessa pasta.

para descobrir/modificar a pass de administrador no 2000, também há solução, mas dá um pouco mais de trabalho!

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ]Birika[ » Quarta Abr 14, 2004 19:46

Eu sou o Administrador no 2000. A maneira que arranjei para passar do XP para o 2000, a partir do servidor é procurar pelo computador(ele não aparece nas ligações de rede), meter "Administrador" como user e deixo em branco o campo para por a pass (porque não tenho). e voilá! ja dá.

No PC cliente tenho o d: a partilhar e é o que aparece quando faço a procura! :)
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 14, 2004 20:09

então parece que tens o teu problema resolvido!

qualquer esclarecimento adicional... pergunta, se souber ajudo!

cumprimentos e fica bem
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes