boas!
DNS - domain name server
server para "traduzir" os nomes que usas no teu explorador, isto numa linguagem muito simplificada!
por exemplo ao endereço
www.hardware.com.pt corresponde um IP que é conhecido pelo teu servidor de DNS, ou seja, se no teu browser escrevesses esse IP ias na mesma abrir o site do HCP.
ao usares o 192.168.1.1 como teu servidor de DNS estás a dizer que vai ser este o endereço que vai fazer de servidor de DNS para o teu PC cliente, e este tratará de reencaminhar os pedidos que lhe chegarem.
em realação a firewall's no XP nunca usei nenhuma, apenas defini meia duzia de regras na ligação de rede (separador advanced, internet connection firewall). antes, quando usava 2000 usei temporariamente a blackice (muito leve, mas não é das mais intuitivas em termos de definição de regras)
no teu caso, para começar desactivava toda e quaiquer firewall até teres tudo a correr em condições. mesmo a que existe no XP (caso estejas a usar este S.O)
penso que se fizeres isto, não terás problemas. contudo, cada caso é um caso e pode haver qualquer coisa que te esteja a bloquear alguma ligção e de que eu não me tenha recordado!
em relação à pass, usa o login e a pass de administrador! (tens é de saber qual é)
se não conseguires descobrir, depois diz qualquer coisa que eu ajudo-te a "hackares" o teu proprio sistema!
cumprimentos e boas ligações