Criar uma rede para um escritorio

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Criar uma rede para um escritorio

Mensagempor tHe_eNeMy » Segunda Mar 24, 2008 15:40

Olá a todos.

Queria montar uma rede num escritório de advogados. Uma coisa pequena: 3 computadores em rede, com possibilidade de expansão para mais uns quantos.

Vou precisar de um computador central onde fique guardada toda a informação, à qual possa aceder de qualquer computador. Para tal não sei se me basta uma workstation normal a servir de servidor ou se precisarei de um servidor dedicado.

Se acham que é melhor o uso de um servidor dedicado, podem-me indicar modelos baratos, sendo que não preciso de grande poder de cálculo porque é só para guardar documentos word e pdf. Já agora o que aconselham para backup dos dados?

Quanto às workstations, também queria algo barato, o que é facilitado uma vez que não preciso de capacidades gráficas.

Com este material, o que preciso mais? Um router, certo? Wireless ou cabo? ou os dois?

Para já ficam estas questões. Depois de resolver a questão do hardware, passarei às perguntas sobre a configuração da rede.

Obrigado desde já a todos os que perderam o tempo a ler e ainda mais aos que responderem.
tHe_eNeMy
Novato
Novato

Registado: Segunda Mar 24, 2008 15:21

Mensagempor asturmas » Segunda Mar 24, 2008 16:13

Para servidor para esse uso não precisas de nada de especial..
Um Q6600 sega perfeitamente..
Poes por exemplo 2 discos de 500GBs em RAID1 para fazer espelho.
Para as workstation um disco pequeno, um E2200,1gb de ram, grafica partilhada chega.

Mais logo já faço uma cofing detalhada.
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Bruno_Mega » Segunda Mar 24, 2008 16:19

Boas.
Assim de repente um servidor normal chega... axo k um dedicado para ficheiros é um exgero...
Depois precisas de um router pra ligar ao servidor e destribuir pelas máquinas... Arrajnas jeitosos a preços acessíveis já com cabo e wireless...
Depois é entrar no programa de configuração do router e e definir um IP fixo a cada máquina que esteja ligada para melhores desempenhos...
Vai dando notícias...
Hasta
Bruno_Mega
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 05, 2005 1:24

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mar 24, 2008 16:26

Bom eu aconselhava-te a teres já um servidor dedicado, nao precisas de nada de mais ... uma servidor basico é o suficiente.

Exemplo

Servidor : HP ML 110 G5 (xeon Dual Core 2.33ghz) 2 x 250 GB - Raid 1
- aproxim: 650€

Software p/ servidor : Windows Small Business 2003 Standard 5 Clientes (tem exchange)
- aproxim: 340€

Desktop's : HP Compaq dc5750 MT

- AMD Athlon 64 X2 +5000 (2.6GHz, 2x 512KB, 2000MHz FSB) Dual Core, 1GB (1x 1GB) DDR2 PC5300 (667MHz), 250GB SATA 7200rpm, Gravador de DVDs SATA LightScribe, Media Card Reader 16-em-1, ATI RADEON x300 (portas VGA e DVI-D) integrada até 256MB, controlador de RAID SATA (0 ou 1), Teclado e Rato óptico, Windows Vista Business 32-bit (inclui cd de recuperação de Windows XP Pro), Office 2007 Ready PC, Anti-Virus Symantec (trial 60 dias), Garantia 1-1-1

+ HP 19” L1910 TFT Monitor

- aproxim: 700€ cada (monitor + PC + software)

Quanto ao restante precisas de um Router e um Switch razoáveis ... Se a distancia for pequena usa cabo.

A considerar ... Antivirus para o servidor ( tens soluções baratas da Kaspersky)
Office's para usar o Outlook com exchange para partilha de Agenda e Tarefas de cada pessoa.

Qualquer coisa apita...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor tHe_eNeMy » Segunda Mar 24, 2008 16:54

Obrigado a todos os que já responderam.

Mesmo rápidos vocês. :D

Vou investigar as soluções que me indicaram. Acho que o servidor que o fresh fruit me indicou serve perfeitamente. Mas se houver soluções mais baratas também se aceita. lol

Dois discos de 500 em raid como diz o asturmas é demais para isto. Nem que ponha aqui o pessoal a dar o litro para o resto da vida toda chego perto de começar a encher tanto gb!!!

Já as workstations acho que me saem mais em conta se tentar linha branca com as configurações do asturmas, mas o Hp já vem com o software todo licenciado e nestas coisas convém ter tudo direito não vá aparecer a fiscalização.

Se alguém tiver mais ideias agradeço que contribuam. Desde logo ideias para escolher o router e switch.

Vai ser para instalar o escritório/rede num edifício antigo por isso acho que para evitar andar com cabos por todo o lado, acho que irei mesmo para a solução wireless.

Abraço
tHe_eNeMy
Novato
Novato

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mar 24, 2008 17:13

tHe_eNeMy Escreveu:Já as workstations acho que me saem mais em conta se tentar linha branca com as configurações do asturmas, mas o Hp já vem com o software todo licenciado e nestas coisas convém ter tudo direito não vá aparecer a fiscalização.

Na HP se arranjares um bom parceiro , arranja-te boas promoções de desktop's empresariais até com oferta dos monitores TFT de 19 . Até bate maquinas de linha branca em preços...

Para alem disso tens todo o software legalizado, e uma assistência técnica on-site , que em linha branca nao vais ter ... tudo isso tem os seus custos e feitas bem as contas até compensa.

Quanto á rede aconselho a ligação entre servidor e postos seja feita por cabo por questoes de velocidade e segurança.
Material tens da Zyxel excelentes produtos , um router com VPN é suficiente.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Mar 24, 2008 17:43

Concordo genericamente com praticamente tudo o que foi "dito".

Só não entendi a parte do router com VPN...

O objectivo presumo que seja a partilha pura e simples do acesso à internet, portanto o router que vier da ligação do ISP serve pro gasto certamente.

Outra coisa a questão dos 500gb em raid tem sentido basicamente porque:
- A diferença entre 250gb e 500gb deve rondar uns 10 ou 15€ e tal como dizes vão ter que dar bem ao litro pra encher tantos gb's. No entanto se tiverem exchange a funcionar...é ve-los a crescer com os mails de brincadeira e tal e coisa.

Outra coisa que a meu ver falta aí é a parte dos backups. Ou alguem se encarrega de fazer backups agendados para DVD's (convem ter um no servidor ou pelo menos num dos postos) ou quiçá um disco externo daqueles que até já tem uma opçãozita de backup por botão. Seja como for, qualquer coisa externa ao sistema local e que o big-boss possa levar pra casa e dar aos filhos pra brincar e depois não venha daqui a 2 anos se queixar porque perdeu metade dos documentos da empresa porque a luz foi abaixo....

O que me leva a outra questão....enfiar com uma UPS (ainda que fracota) no servidor.....isto porque perder dias de trabalho e talvez ter que reinstalar o sistema todo só porque o manel meteu os dedos na tomada é obra.

Just my 4cents....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mar 24, 2008 18:22

Só sugeri a VPN porque muitas vezes os escritorios de advogados possuem uma sede ... e podem querer ligar-se por VPN ... seja agora ou futuramente ... só a precaver a situação ...

A parte dos backup's podem fazer por tapes ... disco externo de rede ... como entenderem
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor asturmas » Segunda Mar 24, 2008 18:59

Por causa dos backups é que falem em 2 discos em RAID1 ou seja em espelho..
As estações de trabalho realmente arranjas mais barato as peças mas pronto o fresh é o rei das workstation.
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor tHe_eNeMy » Sexta Mar 28, 2008 18:53

Olá a todos.

Tenho andado atolado em trabalho, por isso só agora escrevo a agradecer a todos os que se deram ao trabalho de responder ao meu post.

Vou sondar preços e alternativas com base no que me aconselharam e depois digo alguma coisa se correr bem ou volto a pedir ajuda se precisar.

Abraço
tHe_eNeMy
Novato
Novato

Mensagempor Serial_killer » Domingo Mar 30, 2008 14:35

asturmas Escreveu:Por causa dos backups é que falem em 2 discos em RAID1 ou seja em espelho..
As estações de trabalho realmente arranjas mais barato as peças mas pronto o fresh é o rei das workstation.

Eu concordo contigo asturmas. Porque não comprar os computadores às peças e instalar o windows LEGAL, o basic serve muito bem e o Office Basic? Acho que tambem teras de comprar o Adobe Reader não tenho a certeza.

Já agora, para que tanta coisa, um servidor etc? Isto são 3 computadores ou 4 como ele disse. Por mim, bastava um bom router (não é preciso soluções "ultra", um linksys, SMC ou D-link servem, ou um Cisco :twisted: :lol: ) e criar uma pasta partilhada num determinado PC com mais performance, onde juntavam todos os trabalhos. No final do dia, ligavam um disco externo pela porta e-sata e copiavam tudo o que estava na pasta e levavam o disco para casa ou para um local seguro :wink:

Isto é um "mini-escritório". Deduzo que o trafego médio disto seja de kb, porque não se faz uma folha em word e PDF a toda a hora. E um PDF ou Word ronda sempre entre os 1 e 4MB 8O 500GB :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Daqui a uns séculos chegavam lá :lol:

Desculpem, mas é a minha opinião economista, não vamos estar a recomendar sistemas para quem faz um uso exaustivo da rede, quando eles apenas pretendem fazer uns ficheiros de Word e PDF. Já agora, compra uma solução de antivirus (AVG, Nod32, Kaspersky), há licenças em grupo baratas e configuras a firewal do router como deve ser.

Se queres wireless, basta comprares um bom AP com modem :wink: e depois as workstation, compras uma ligeiramente mais forte que as outras e que de preferência se devia ligar ao AP por cabo e ai crias uma pasta partilhada :wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor pagc » Domingo Mar 30, 2008 15:07

Fresh_fruit Escreveu:Software p/ servidor : Windows Small Business 2003 Standard 5 Clientes (tem exchange)

Office's para usar o Outlook com exchange para partilha de Agenda e Tarefas de cada pessoa.

Quando se tem o Exchange, não é preciso comprar o Office para se ter o Outlook. Junto com o Exchange, vem um cd do Outlook, que permite instalar em tantos computadores, quantas licenças (CAL) tiveres.

Telefonei à MS e eles confirmaram isto. Instalei o Outlook e o OpenOffice e poupou-se uma data de dinheiro :D

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mar 31, 2008 9:17

pagc Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:Software p/ servidor : Windows Small Business 2003 Standard 5 Clientes (tem exchange)

Quando se tem o Exchange, não é preciso comprar o Office para se ter o Outlook. Junto com o Exchange, vem um cd do Outlook, que permite instalar em tantos computadores, quantas licenças (CAL) tiveres.

Telefonei à MS e eles confirmaram isto. Instalei o Outlook e o OpenOffice e poupou-se uma data de dinheiro :D

Cumps
~~

Sim traz o outlook 2003 ,
Mas como normalmente a malta quer o MS Office acaba por não se ligar muito a isso.

Mas se for só para email ... poupa-se muito dinheiro a usar o open office.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Serial_killer » Segunda Mar 31, 2008 14:04

Que acham da minha proposta? É viavél? :oops: :oops: Eu sei que não tem nada a aver com a vossa, a vossa tem uma capacidade muito maior, mas não vejo razão para tanta capacidade... :roll: :oops:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mar 31, 2008 14:36

Serial_killer Escreveu:Que acham da minha proposta? É viavél? :oops: :oops: Eu sei que não tem nada a aver com a vossa, a vossa tem uma capacidade muito maior, mas não vejo razão para tanta capacidade... :roll: :oops:

Viavel é ... funcional nao ...

Eu nao fazia... Backup's dependentes de "humanos" falham sempre.
Eu pessoalmente gosto de fazer as coisas bem feitas há 1ª , é preferivel do que depois mais tarde , estar a mudar tudo de novo ...
Depois há toda uma serie de funções que um servidor permite que uma rede em grupo de trabalho nao faz , principalmente usado o SBS2003 .

Se o dinheiro for problema ... podia-se pensar numa solução mais remediada ... caso contrario é preferivel ter tudo direitinho .. até porque um servidor de entrada hoje tem dia custa <> 500€ .

Agora cada um sabe de si, do dinheiro que tem para gastar e as suas prioridades.

Computadores ás peças para para mercado empresarial nao convence e por isso é que não os vês em empresas .
Em primeiro lugar porque as especificações não sao tão importantes ... e em segundo pela inexistência de assistência técnica (principalmente on-site). ( Software terá de ser Business para trabalhar em dominio. )
Pessoalmente prefiro saber que um empregado não vai ficar parado o dia inteiro por uma memoria do computador dele ter ido há vida. Daí ter workstation's com assistência on-site em 4horas 24/7 . E nao pago muito mais por isso.

Mas lá está ... tudo vai depender das prioridades ...
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Redes Informáticas