Ajuda com Modelo OSI??

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda com Modelo OSI??

Mensagempor xsonnyx » Segunda Jun 09, 2008 10:37

Boas,

Estou a acabar o 12º ano em Informática, logo é necessário realizar PAT (Prova de Aptidão Tecnológica)...

Decidi escolher o Tema: MODELO OSI!

Ja tenho informação suficiente, mas o que me falta agora, é algo prático, que possa demonstrar aos juízes...

Por isso o que queria saber era, se alguém me pode dar uma ideia sobre o que fazer??

Obrigado...
xsonnyx
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 09, 2008 10:34

Mensagempor Fenrir » Segunda Jun 09, 2008 11:28

Boas.

Algo Prático?

Podes instalar um FTP para exemplificar a camada aplicacional por exemplo.

Podes configurar uma rede sobre TCP/IP analisando o pacote, e referindo as camadas de network e transporte.

etc etc etc.

Vê isto, pode interessar :
http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... model.html
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Serial_killer » Segunda Jun 09, 2008 11:33

Porque não comprar um livro da Cisco? (vê o tópico http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 83&start=0 )

Eu tenho em casa e o autor bate ponto a ponto todo o modelo OSI
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

!

Mensagempor xsonnyx » Segunda Jun 09, 2008 13:03

Mas o que eu preciso mesmo, é de demonstrar algo prático ao júri sobre o Modelo OSI...
xsonnyx
Novato
Novato

Mensagempor Fenrir » Segunda Jun 09, 2008 13:32

Pega num portatil, vai para ao pé do juri, e começa a navegar na net, e a ver pics no hi5. E explicar "pois é estou a usar TCP/IP e posso usar FTP para colocar aqui a minha foto, portanto aqui mostro a interacção das diversas camadas do hi5..quero dize OSI"
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xsonnyx » Segunda Jun 09, 2008 13:35

Fenrir Escreveu:Pega num portatil, vai para ao pé do juri, e começa a navegar na net, e a ver pics no hi5. E explicar "pois é estou a usar TCP/IP e posso usar FTP para colocar aqui a minha foto, portanto aqui mostro a interacção das diversas camadas do hi5..quero dize OSI"

Tás a falar a sério?? :lol:
xsonnyx
Novato
Novato

Re: !

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Jun 09, 2008 13:36

xsonnyx Escreveu:Mas o que eu preciso mesmo, é de demonstrar algo prático ao júri sobre o Modelo OSI...

Algo pratico é o TCP\IP que é baseado no modelo OSI. Exemplifica por exemplo o processo que vai deste a camada 7 até á camada 7 do outro PC. E acredita que tens muito que explicar
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Re: !

Mensagempor xsonnyx » Segunda Jun 09, 2008 13:38

Cyrus3v Escreveu:
xsonnyx Escreveu:Mas o que eu preciso mesmo, é de demonstrar algo prático ao júri sobre o Modelo OSI...

Algo pratico é o TCP\IP que é baseado no modelo OSI. Exemplifica por exemplo o processo que vai deste a camada 7 até á camada 7 do outro PC. E acredita que tens muito que explicar

Tava a pensar ligar, um computador com Linux a um com o Windows, e por exemplo, partilhar um ficheiro...

O que acham?? Dado que o principal objectivo do Modelo OSI, é interligar computadores com diferenças, quer fisícas, quer em termos de S.O.
xsonnyx
Novato
Novato

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Jun 09, 2008 13:49

O que eu faria:

Pegava num exemplo de comunicação entre dois PC's, qualquer coisa, partilha, mail etc etc. E depois pegava no modelo OSI e no modelo TCP\IP e ia explicando como se processa o envio de algo de um PC para outro. E porquê o TCP\IP?? Porque o modelo OSI é só teorico e tu utlizas o TCP\IP para mostrar: olhem esta camada no TCP\IP faz isto desta maneira que corresponde á camada X do OSI.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fenrir » Segunda Jun 09, 2008 14:35

Eu estava a brincar claro.

Faz o que o Cyrus3v está a dizer.

Mas é mais simples utilizares um simulador e dá para perceber muito melhor.

Quando andei a estudar redes CISCO lá na universidade usamos o Packet Tracer 4.0. Simula as redes, as camadas, e tudo o resto. Com jeito até faz café.

Mas a sério, o programa é engraçado, porque podes simular o envio de um pacote entre duas máquinas simuladas no proprio programa, e ele mostra o pacote a passar pelas diferentes camadas. Acho que isso é perfeito para o que queres, e não precisas de arrastar máquinas de um lado para o outro.

Arranja o programa, deve ter uma versao demo. E dá umas voltinhas, a app é simples.

[]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Jun 09, 2008 14:44

Fenrir não tinha explorado bem esse programa e desconhecia isso. Mesmo bacano.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fenrir » Segunda Jun 09, 2008 16:07

É, não é? :D

Não sei é como são as licenças da app, mas trás vários testes, e acho que emula muito bem tantos os terminais como as proprias configurações.

No meu estudo CISCO para o CCNA acho que vou usar a app.

[]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Jun 09, 2008 16:22

Pena não ter conhecido essa ferramenta mais cedo, tinha-me ajudado a comprender o OSI.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor xsonnyx » Quarta Jun 11, 2008 8:19

Fenrir Escreveu:É, não é? :D

Não sei é como são as licenças da app, mas trás vários testes, e acho que emula muito bem tantos os terminais como as proprias configurações.

No meu estudo CISCO para o CCNA acho que vou usar a app.

[]

Ok...Vou explorá-lo..

Obrigado pela ajuda a todos...

:D
xsonnyx
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 11, 2008 9:53

boas

o que eles disseram está correcto...
mas atenção
Cyrus3v Escreveu:... E depois pegava no modelo OSI e no modelo TCP\IP e ia explicando como se processa o envio de algo de um PC para outro. E porquê o TCP\IP?? Porque o modelo OSI é só teorico e tu utlizas o TCP\IP para mostrar: olhem esta camada no TCP\IP faz isto desta maneira que corresponde á camada X do OSI.

Tal como ele disse, o modelo OSI é um processo de modelação/estruturação teórico... não se aplica só ao modelo do protocolo TCP/IP..
que alias o modelo OSI é considerado ter 7 camadas e os modelos das várias implementações do TCP/IP tem cerca de 5 camadas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante