boas
e o rabinho lavado com água de malvas?
todos os routers/gateways custuma trazer 5 portas (1 wan + 4 lan)
ora, por questões técnicas/legais os routers/APs estão limitados a determinada potência...
mesmo com um boa antena... 8 a 20 dbi (15 a 40€)
(normalmente trazem antenas de 2dbi)
mesmo assim aconselho 2, para casos como o teu... e é claro um mod ao firmware..
os do tipo G são mais baratos e tem mods de firmware mais estáveis.
os do tipo N, os melhores são do tipo N2... muito mais caros é claro..
(a maioria não modavel...)
SMC - pouco modáveis... com sorte tens um emissor que dure bastante tempo, aquecem e não aceitam antenas de terceiros...
tenho um do tipo N e acho que se queimou um dos emissores...
tive de o colocar a funcionar segundo a norma G... senão não tinha alcance..
já tive 2 (G) e sempre me duraram.. + de 3 anos... ambos queimaram, mas, pelo preço pagaram-se...
agora este N é que me deixou lixado...
ASUS, Linksys, D-link, Belkin
destas marcas, todos aceitam antenas de terceiros, tem alguns modelo modáveis (firmware)..
a Asus é aquela que mantém maior constancia ao nível de hardware, entre versões...
porquê esta preocupação...
é simples, imagina um router/AP como o centro de uma bola
as parede representam obstáculos de diminuem o alcance entre 1 a 3metros... paredes mestras, de betão armado, representam 6 a 8 metros e em alguns casos bloqueiam...
placas idem...
ok, a tua bola parece quase uma estrela agora, com pontas que significam sinal jeitoso, e nos intervalos zonas de silêncio rádio...
agora, zonas de ligação colunas/vigas....
imagina o seguinte, pega numa cadeira, retira o tampo, agora com uma lanterna ilumina uma das pernas e respectiva ligação ao suporte,
na parede vais ver a sombra...
ora, as zonas de sombra representam zonas de fraco sinal ou nulo...
as zonas claras, zonas de boa recepção..
entendes, agora como é dificil, mesmo para um bom router do tipo N, obteres bom sinal numa vivenda, ou em vários andares...
mais, interferências... cozinha, tubos da água metálicos, esquentadores, cilindros, aquários, vidros espelhados, espelhos, ar-condicionado...
tudo o que estiver por detrás disto, vai ter problemas em receber um bom sinal..
provávelmente, no teu andar, os quartos ao lado onde tens o router, recebes bém. Por cima-abaixo com sorte (na zona equivalente), sim..
mas, não esperes que num quarto/sala mais afastado, recebas sinal suficiente para teres uma comunicação estável...
o meu exemplo, actual, mudei o puto para um quarto mais próximo da cozinha...
mas, não é esse o problema...
na cozinha, recebe cerca de 20 e tal mbits, no quarto ao lado apenas 1 a 5 com sorte.... e tenho frequentes quedas, especialmente quando os vizinhos activam os routers deles.... (tenho uma antena de 6dbi no PC, com cabo a ligar!)
ora para o puto ter um sinal melhor, da ordem dos 20mbits, tive de modar um router de modo a transformá-lo em repetidor wifi....
(o processo usa metade do canal, de modo que apenas tenho cerca de 26mbits para uso prático)
soluções:
a mais simples e inicial, comprar um router e ver o que se obtem... para aquilo que queres tem de ter antenas externas...
pensa em comprar, ainda, uma antena de 6 a 15dbi (atenção, que tal não é legal)
os do tipo N tem um contra, são precisas 3...
utilizar um cabo para ligar aos outros andares, aí poderás arranjar uns routers mais baratos, mesmo wifi, para aumentares a cobertura faz, aí uma lista de alguns que tenhas visto e depois digo-te algo...
não me dedico a este negócio por isso, não estou actualizado.. em relação a material recente...
cumps