Router sem Fios - Caso detalhado...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router sem Fios - Caso detalhado...

Mensagempor Dark Daemon » Segunda Jun 15, 2009 0:06

Olá malta! Eu queria comprar um Router sem Fios e não sei bem qual comprar... já pensei na SMC e pesquisei alguns modelos mas precisava que me dessem um conselho.

Preciso de um router:

- que emita sinal bom passando 2 (placas da casa... tipo andares=pisos) e 2 ou 3 paredes.
- custe no máximo 80€
- ter 4 portas

Sabem de algum sitio online onde se venda barato ou com promoçoes?
Dark Daemon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 12, 2008 17:53

Mensagempor alr_tech » Segunda Jun 15, 2009 12:31

boas

e o rabinho lavado com água de malvas?

todos os routers/gateways custuma trazer 5 portas (1 wan + 4 lan)
ora, por questões técnicas/legais os routers/APs estão limitados a determinada potência...

mesmo com um boa antena... 8 a 20 dbi (15 a 40€)
(normalmente trazem antenas de 2dbi)
mesmo assim aconselho 2, para casos como o teu... e é claro um mod ao firmware..

os do tipo G são mais baratos e tem mods de firmware mais estáveis.
os do tipo N, os melhores são do tipo N2... muito mais caros é claro..
(a maioria não modavel...)

SMC - pouco modáveis... com sorte tens um emissor que dure bastante tempo, aquecem e não aceitam antenas de terceiros...
tenho um do tipo N e acho que se queimou um dos emissores... :?
tive de o colocar a funcionar segundo a norma G... senão não tinha alcance..
já tive 2 (G) e sempre me duraram.. + de 3 anos... ambos queimaram, mas, pelo preço pagaram-se...
agora este N é que me deixou lixado...

ASUS, Linksys, D-link, Belkin
destas marcas, todos aceitam antenas de terceiros, tem alguns modelo modáveis (firmware)..
a Asus é aquela que mantém maior constancia ao nível de hardware, entre versões...

porquê esta preocupação...
é simples, imagina um router/AP como o centro de uma bola
as parede representam obstáculos de diminuem o alcance entre 1 a 3metros... paredes mestras, de betão armado, representam 6 a 8 metros e em alguns casos bloqueiam...
placas idem...
ok, a tua bola parece quase uma estrela agora, com pontas que significam sinal jeitoso, e nos intervalos zonas de silêncio rádio...

agora, zonas de ligação colunas/vigas....
imagina o seguinte, pega numa cadeira, retira o tampo, agora com uma lanterna ilumina uma das pernas e respectiva ligação ao suporte,

na parede vais ver a sombra...
ora, as zonas de sombra representam zonas de fraco sinal ou nulo...
as zonas claras, zonas de boa recepção..

entendes, agora como é dificil, mesmo para um bom router do tipo N, obteres bom sinal numa vivenda, ou em vários andares...

mais, interferências... cozinha, tubos da água metálicos, esquentadores, cilindros, aquários, vidros espelhados, espelhos, ar-condicionado...
tudo o que estiver por detrás disto, vai ter problemas em receber um bom sinal..

provávelmente, no teu andar, os quartos ao lado onde tens o router, recebes bém. Por cima-abaixo com sorte (na zona equivalente), sim..
mas, não esperes que num quarto/sala mais afastado, recebas sinal suficiente para teres uma comunicação estável...

o meu exemplo, actual, mudei o puto para um quarto mais próximo da cozinha...
mas, não é esse o problema...
na cozinha, recebe cerca de 20 e tal mbits, no quarto ao lado apenas 1 a 5 com sorte.... e tenho frequentes quedas, especialmente quando os vizinhos activam os routers deles.... (tenho uma antena de 6dbi no PC, com cabo a ligar!)
ora para o puto ter um sinal melhor, da ordem dos 20mbits, tive de modar um router de modo a transformá-lo em repetidor wifi....
(o processo usa metade do canal, de modo que apenas tenho cerca de 26mbits para uso prático)

soluções:
a mais simples e inicial, comprar um router e ver o que se obtem... para aquilo que queres tem de ter antenas externas...
pensa em comprar, ainda, uma antena de 6 a 15dbi (atenção, que tal não é legal)
os do tipo N tem um contra, são precisas 3...

utilizar um cabo para ligar aos outros andares, aí poderás arranjar uns routers mais baratos, mesmo wifi, para aumentares a cobertura faz, aí uma lista de alguns que tenhas visto e depois digo-te algo...
não me dedico a este negócio por isso, não estou actualizado.. em relação a material recente...

cumps
Editado pela última vez por alr_tech em Terça Jun 16, 2009 21:03, num total de 1 vez.
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Serial_killer » Segunda Jun 15, 2009 16:54

Vives num prédio ou numa vivenda? Tens muitas fichas eléctricas? Podias optar por usar a tua rede eléctrica para fazer a rede... Mas também podias utilizar algum tubo de electricidade ou antena para passar um cabo de rede e metias um router/AP em cada andar e ai as antenas de origem já davam qualquer coisa... Explica-nos melhor os teus objectivos (se é uma rede omnidireccional se é uma ponto a ponto, o ambiente etc)
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Silver_Razorback » Segunda Jun 15, 2009 17:36

acho que o alr_tech já fez uma descrição bastante completa sobre o assunto...

desconfio que um só equipamento não consiga fazer tudo o que pretendes, talvez tenhas de recorrer a um repetidor de sinal, um AP para fazer extensão. ou se possível e como já foi dito, um router base 'bom' e ligação por cabo a um mais 'fraco' só para fazer cobertura.

infelizmente, tambem não é a minha especicialidade (redes wifi).

mas a experiência leva-me a marcas como Asus ou Linksys.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Dark Daemon » Segunda Jun 15, 2009 21:16

Eu vivo numa casa... o router terá de ficar no rés-do-chão! Ora a minha intenção é fazer com que o sinal da cave passe por uma parede depois por um para 1º piso da casa... dpz passa mais 2 paredes e aseguir um piso e chegou (vai na diagonal um sinal e deve ser cerca de 30 a 40 Metros). Quero gastar cerca de 80€ num router... e gostava de saber que tipo de repetidor de sinal aconselham... (Falaram em coisas ilegais... não quero comprar coisas que o sejam).

O q é um AP?

(Tenho tomadas em todas as divisões da casa excepto numa...)

Embora ja soubesse que as placas, paredes e outros objectos como computadores e outro tipo de electrodomesticos influenciassem na força do sinal... alr_tech agradeço o teu post pk fiquei com mais conhecimento! Embora não saiba termos técnicos como: dbi (mas imagino!), mod ao firmware, tipo G ou N, ser modavel, aceitar antenas de terceiros. Eu sou novato neste tipo de Rede sem Fios. Nunca tive nenhuma...

"todos os routers/gateways custuma trazer 5 portas (1 wan + 4 lan) " Ainda melhor (peço desculpa) 4 era o minimo que eu precisava... nao fazia ideia de quantas trazia...

Desde já obrigado pela vossa disponivilidade,
Dark Daemon
Dark Daemon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dark Daemon » Segunda Jun 15, 2009 21:22

Redes com Fios e tudo o resto de PC's ja tenho mais experiencia... mas isto nunca tive necessidade de tomar conhecimento...
Dark Daemon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 16, 2009 9:47

boas

em primeiro lugar..
esquece, lê bem o que te escrevi...
o wifi propaga-se como se fosse uma esfera com centro no router...
e direcções em diagonal são altamente prejudicadas (paredes, placas, etc)
(os teus 30-40 metros, representam para o wifi nessas condições, cerca de 200 a 300 metros)

logo a cave não dá.... por diversos motivos... não te vou explicar pois não tenho tempo, nem interessa entrar em tanto pormenor...
partindo do principio que as condições são favoráveis, a melhor lugar seria no 1º andar e numa zona perto em linha recta, dos pontos de recepção..

powerline - penso que não dará, ainda não entendi se é um prédio ou uma vivenda, mesmo que seja o último caso, a instalação terá de ser monofásica e tem de se colocar filtros nos disjuntores das tomadas...
(estamos a falar de 200 e tal euros – para sistemas trifásicos será muito mais caro)

a solução, é aquilo que te disse...
um router no 1º andar, próximo das zonas receptoras (colocar uma antena de pelo menos 8 dbi), atenção, dependendo de determinas situações (já descritas noutros posts e acima) podem existir mesmo no 1º andar, zonas de silêncio rádio...
(podes, tb tentar uma distribuição em cascata router wifi->AP1->AP2… )

para melhoria de sinal... e partindo do principio que estás a distribuir para uns amigos, para uma jogatanas e tal...
ainda, deverás comprar ou um router barato e modas, ou um AP (50 a 100€)... não há milagres... (um para o R/C e outro para o 2º)...

outra solução mais barata, que foi aquilo que usei quando ainda estudava, por fora das janelas cabo UTP, e funcionava que era uma pinta...
se tiveres a sorte de teres uma instalação estruturada de TV, é usar os tubos para passar o cabo.. (embora convenha ter alguns conhecimentos para cravar os machos das RJ45)

ok, léxico: ver no google:
mod - qq modificação ao aparelho, pode ser do firmware, pode ser da antena...

firmware - o software que se encontra dentro dos routers/APs e permite a sua configuração. (por diversos motivos o firmware dos fabricante é muito simples e permite somente fazer aquilo para que foi definido, um firmware de terceiros permite tornar um router de 35€ num AP de 80€. ter em atenção que a sua “instalação”/configuração é muito mais difícil que a do fabricante. Mas, tem o ganho acrescido do aumento de funcionalidades, como o de repetidor wifi)

repetidor wifi - método pelo qual se permite estender uma rede wifi. Geralmente este tipo de funcionalidade só existe num AP.

tipo b/G e N - normas (sub-normas da norma IEEE 802.11) que definem um sistema wifi, sendo a N a mais recente.

antenas - por norma a maioria dos aparelhos wifi só pode ter uma antena de 2 dbi. Mas, isso limita muito o alcance, assim, usam-se antenas que permitem um aumento do ganho. Desde que não se gere interferências com os vizinhos, não há qq problema.

Router - designação genérica para um aparelho que permite ligar duas redes diferentes, os mais modernos tem um AP incorporado. Tecnicamente a maioria são Gateways, pois criam a interface para nos ligarmos à internet.

AP (wireless access point -WAP ou AP) - dispositivo munido de um ou mais rádios que permite a difusão/recepção de um sinal analógica/digital, que serve para a retransmissão centralizada de dados entre diversos clientes wifi.

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Serial_killer » Terça Jun 16, 2009 19:50

alr_tech Escreveu:se tiveres a sorte de teres uma instalação estruturada de TV, é usar os tubos para passar o cabo.. (embora convenha ter alguns conhecimentos para cravar os machos das RJ45)

Sinceramente parece-me a alternativa mais viável... Mesmo que o tubo da TV seja fino, pode comprar um cabo coaxial mais fino (nem é caro) e, não sei quais sãos os conhecimentos dele mas se crava umas fichas RJ45, montar umas "bananas" do cabo coaxial da instalação de TV para passar o cabo no mesmo tubo. Por 20€ bem folgados já percorrias isso tudo na boa...

Outra solução é mesmo instalar um repetidor wireless... Mas o cabo parece-me a melhor opção.

De resto, o alr_tech já disse mais do que devia :lol: :lol:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Dark Daemon » Quinta Jul 09, 2009 14:16

bem malta... tive a ver e vou ver se arranjo uma linha que vá por uma tomada para onde quero ter a net e meto dpz um router sem fios

pk ja vi que vai ser mt dificil o que eu queria inicialmente

obrigado pelos conselhos
Dark Daemon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dark Daemon » Quinta Jul 09, 2009 14:20

eu tenho um modem speedtouch que vem na caixa da sapo... este é bom ou aconselham um melhor?

ja agr que router sem fios tem vcs ou que aconselham?
Dark Daemon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor 4ndr3 » Quinta Jul 09, 2009 18:29

Um conselho que dou e que na minha opinião seguia era aderires à MEO, pois andam com excelentes pacotes, vem ou router com wi-fi sem pagares nada mais e para melhorares o sinal do wi-fi ao longo da vivenda compras um acess point que recebe e amplifica o sinal e pronto. Mas isto é meramente a minha simples opinião.

Cumprimentos.
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor paulomv » Domingo Jul 12, 2009 13:21

Neste momento tenho uma rede wireless em casa com um Linksys WRT54GS moddado com DD-WRT montado no Rés-do-Chão ligado ao Modem da Zon e a servir de AP para clientes.
No primeiro piso tenho outro WRT54GS, também com DD-WRT, a servir de Client Bridge AP onde os meus PC's se ligam por cabo.
Nesta distância, que é relativamente curta, tive de aumentar a potência para 84mW (Por defeito esse Linksys manda 70mW o que se torna insuficiente) e consigo sinal com alguma qualidade e à volta de 36Mbps.
Se subisse mais um piso, acho que esta solução não seria viável dado a perde de sinal, portanto não me parece que esse tipo de solução funcione a não ser que instales antenas direccionais no exterior da casa porque com tanta parede não sei se te safas.
Com o mais recente 802.11n não sei como se comportaria já que esta tecnologia tira proveito das reflexões de sinal, ou seja, quantas mais reflexões, melhor.
paulomv
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 10, 2006 17:17

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante