Aumentar sinal wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Aumentar sinal wireless

Mensagempor paulo_silva » Quarta Abr 14, 2010 13:16

boa tarde pessoal,

tenho uma duvida, tenho um modem/router tecnologia G e keria aumentar o sinal wireless para apanhar sinal na casa toda, ora tive a ver nalguns topicos aqui postados e recomendaram a outras pessoas AP ou router, como nao sei o que sao AP, pesquisei sobre routers de tecnologia N.

Encontrei este na vobis ->http://www.vobis.pt/ProductDetail.aspx?pid=04114991&oid=6|123&c=592309

era 2 em 1, porque ate preciso de uma pen wireless pro meu fixo.

ora a minha duvida era esta, tenho o modem/router no 1ºandar e iria meter este no res-do-xao, sera que este router e bom??e posso fazer isso??

agradeço todas as respostas.
paulo_silva
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 14, 2010 13:14

Re: Aumentar sinal wireless

Mensagempor ekirne » Quarta Abr 14, 2010 15:10

paulo_silva Escreveu:ora a minha duvida era esta, tenho o modem/router no 1ºandar e iria meter este no res-do-xao, sera que este router e bom??e posso fazer isso??

agradeço todas as respostas.

nao percebi... ja tens um modem/router e queres lhe ligar este que poses-te o link?

ou vais por o mode no 1º andar e aceder com a pen no res-do-chao?(é de um andar para outro, ou tem 1 andar no meio?)

respondendo assim abertamente sem ter a certeza do que tu queres.. vai depender do tipo de placa que tenhas(grossura, materiais, etc) mas em principio algum sinal recebes...pode ser é fraco!!!
ekirne
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 06, 2006 23:28

Mensagempor alr_tech » Quarta Abr 14, 2010 15:10

boas

para dizer a verdade essa é a 3ª hipótese....

a primeira é sempre recolocar o router original, para uma zona central da casa...
a 2ª é ver se o router original, além de ser recolocado, poder receber uma antena de maior ganho...

agora, o problema dos routers é que geralmente não tem a capacidade de repetição de sinal activa...

embora o D-link dir-615, tenha boas probabilidades de usar software de terceiros... embora, isso não seja para iniciados e temos de ter a sorte de não ser nenhum (sub-)modelo esquisito...

um AP sim...

um AP, além de permitir receber o sinal por cabo, tb funciona como repetidor...
ou seja pega no sinal wifi do router original e expande a sua cobertura...
são mais caros que um router...

em resumo para utilizar o router que indicas, a única maneira seria ligar por cabo ao outro router, e fazer uma configuração do mesmo (está explicada no manual..)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor paulo_silva » Quarta Abr 14, 2010 15:36

tipo eu tenho 2 andares, res-do-chao e 1º andar, o modem/router esta no primeiro andar, e queria meter net no res-do-chao, pois nao apanho sinal no res-do-chao, pelas respostas tenho que optar entao por um AP, nao é?
paulo_silva
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Abr 14, 2010 16:54

boas

sim e não...

sim, porque teoricamente é isso...
não, porque as coisas na realidade não são tão simples...

tens de ver até onde apanhas o sinal existente...
recolocar o router wifi se necessário, zona central e a 1,8m do chão,
ver se dá para colocar uma antena melhor..
depois novos testes...
qual o sinal obtido no R/C...tem de haver um sinal min...>20%
senão o AP não consegue retransmitir nada..

em alguns casos, alguns users, tiveram de colocar um cabo de um andar para outro... pois, o sinal que chegava ao outro andar era insuficiente...

ex. um user tinha um router wifi sapo, que estava no quarto...
queria aceder no escritório que ficava no andar de baixo do lado contrário da casa... é claro que não recebia nada lá...
começou por comprar outro router wifi melhor, mesmo assim, só os quartos em cima e na sala em baixo o sinal era acessível ..
como ele queria jogar no quarto...
acabou por ligar o router antigo... no caso dele e por sorte o router novo, tinha modo repeater, que ficou no cima da escada para os quartos (uma zona o mais central possível)..
o sinal era fraco no escritório, mas o pai dele achou satisfatório..
e na altura ficou assim a funcionar...
por aquilo que ele contou fartou-se de fazer testes...

ia-me esquecendo, sim com um AP ficas melhor servido...
mas, pega no portátil primeiro e trata de ver a qualidade do sinal pela casa, sítios melhores, quais os piores

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor paulo_silva » Quarta Abr 14, 2010 18:07

ta obrigado pelas respostas, ja tenho o modem/router na zona central do primeiro andar da casa, vou fazer os testes, e entao se no res-do-chao apanhar no minimo 20% do sinal tenho k comprar um AP, nao é?
paulo_silva
Novato
Novato

Mensagempor ekirne » Quarta Abr 14, 2010 18:16

alr_tech Escreveu:qual o sinal obtido no R/C...tem de haver um sinal min...>20%
senão o AP não consegue retransmitir nada..

um AP para receber e enviar por sinal wireless é um AP muuuuiiiiitttttoooo caro!!

se reparares em grandes edificios onde haja wireless.... escolas, bibliotecas, etc todos os AP's estao ligados por cabo, pois esses AP sao mais baratos(recebem por cabo, transmitem por wireless)

basicamente os AP's que recebem e transmitem por wireless "tem 2 routers dentro" um que recebe e outro que envia!!

o ideal mesmo é arranjares outro router wireless que faça de repetidor e passar um cabo! tens melhor conectividade por menos dinheiro....e aumentas largamente a area(se bem posicionados)
ekirne
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 06, 2006 23:28

Mensagempor ozzy » Quarta Abr 14, 2010 19:10

ekirne Escreveu:um AP para receber e enviar por sinal wireless é um AP muuuuiiiiitttttoooo caro!!

se reparares em grandes edificios onde haja wireless.... escolas, bibliotecas, etc todos os AP's estao ligados por cabo, pois esses AP sao mais baratos(recebem por cabo, transmitem por wireless)

Estás completamente enganado no que dizes. Qualquer Router que suporte fimrware DD-WRT têm função de Repetidor Bridge(Receber e Enviar por Wireless). Encontras routers destes a partir de 35-40eur, ex Asus WL-520 e D-Link DIR-300.

ekirne Escreveu:basicamente os AP's que recebem e transmitem por wireless "tem 2 routers dentro" um que recebe e outro que envia!!

Errado!
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor paulo_silva » Quarta Abr 14, 2010 21:45

nao percebi o que queriam dizer!?!!? :? mas afinal o que eu faço??tipo nao queria passar um cabo de um andar para outro, queria que fosse por wireless se possivel.
paulo_silva
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 15, 2010 9:55

boas

ozzy - x2...

ele tem razão mas, um AP...pode ir dos 60 a 80€

qq c7 wifi moderno implementa mimo... o que optimiza o processo de passagem de cliente a AP e vice versa...
tb tenho a juntar, a capacidade de se criar multi SSIDs.....

ou seja o mesmo AP ter a capacidade de gerar subredes cada uma delas com o seu perfil..
mas, isso são outras histórias que não interessam ao amigo paulo_silva...

de facto poderias flashar um router jeitoso como os indicados, mas, isso obriga estudo e alguns conhecimentos...
se não te sentes à vontade nestas coisas...
esquece...

qual o teu orçamento?

deixo-te algumas hipóteses:
LINKSYS WIRELESS ACCESS POINT 802.11G (WAP54G) - 67€
LINKSYS WIRELESS RANGE EXPANDER 802.11G (WRE54G) idem
ASUS WL-320gE e GP - 60 a 80€
SMC SMCWEB-G e SMCWEBS-N - 60 e 80€

só os da SMC é que não permite colocar antenas de maior ganho...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor paulo_silva » Quinta Abr 15, 2010 18:46

ta obrigado pela resposta alr_tech, ainda nao fiz os testes, talvez hoje ou amanha, o meu orçamento era no maximo ate 100€.
nao sei, mas se calhar tava inclinado para comprar este SMCWEBS-N.
paulo_silva
Novato
Novato

Mensagempor paulo_silva » Quinta Abr 15, 2010 21:47

paulo_silva Escreveu:ta obrigado pela resposta alr_tech, ainda nao fiz os testes, talvez hoje ou amanha, o meu orçamento era no maximo ate 100€.
nao sei, mas se calhar tava inclinado para comprar este SMCWEBS-N.

ja fiz o teste e o sinal que apanho no res-do-chao e de 30%, entao posso partir pro AP, nao é?
so mais uma pergunta, e um AP e facil de se configurar?
paulo_silva
Novato
Novato

Mensagempor ozzy » Sexta Abr 16, 2010 10:54

alr_tech Escreveu:

qq c7 wifi moderno implementa mimo...
tb tenho a juntar, a capacidade de se criar multi SSIDs.....

ou seja o mesmo AP ter a capacidade de gerar subredes cada uma delas com o seu perfil..

Um Router não precisa de ter tecnologia MIMO para criar múltiplos SSID, normalmente só se vê MIMO em Routers de norma N, existem vários Routers de norma G que permitem a criação de vários SSID. Um exemplo é o Router dos KITs SAPO, o D-LINK DVAG-3170i que custa a barcatela de 25eur e permite múltiplos SSID e só tem 1 rádio wireless, é tudo 1 questão de software.

alr_tech Escreveu:de facto poderias flashar um router jeitoso como os indicados, mas, isso obriga estudo e alguns conhecimentos...
se não te sentes à vontade nestas coisas...
esquece...

Existem Router compativeis com firmware DD-WRT que são extremamente fáceis de flashar, basta 1 Reset e flashar o firm DD-WRT de "conversão", novo Reset e meter a versão de firmware DD-WRT desejada, tudo pela interface do Router. Um exemplo é o linksys WRT54GL, tenho 2 exemplares destes, excelente potência/sinal wireless.

alr_tech Escreveu:qual o teu orçamento?

deixo-te algumas hipóteses:
LINKSYS WIRELESS ACCESS POINT 802.11G (WAP54G) - 67€
LINKSYS WIRELESS RANGE EXPANDER 802.11G (WRE54G) idem
ASUS WL-320gE e GP - 60 a 80€
SMC SMCWEB-G e SMCWEBS-N - 60 e 80€

só os da SMC é que não permite colocar antenas de maior ganho...

cumps

Esses Router trabalham com WDS, protocolo do qual Eu não sou muito fã e caso o amigo paulo_silva venha a comprar 1 deles vai perceber porquê.
Por vezes existem incompatibilidades com equipamentos de marcas diferentes e dificuldades com a encriptação do sinal wireless.
Mas cada router é 1 caso aparte.
De nada te vai servir comprar 1 AP de norma N se o Router que acede a internet é G.

PS1: Convém colocares 1s antenas mais potentes tanto no AP como no teu Router que acede a Internet e não só no AP.

PS2: Se para ti é difícil flashar o firmware de um Router, também irá ser difícil configurar 1 AP em modo de Repetidor. Pessoalmente não acho que sejam muito complicadas ambas as 2 situações mas requerem algum "jeito" para a coisa.

Ozzy
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor paulo_silva » Sexta Abr 16, 2010 11:10

ó ozzy, para veres como nao percebo disso, nao sei o que é flashar, so conheço isso do cs...
a unica coisa que configurei foi o meu modem/router, tipo meter os dados pra fazer a ligação é net e meter uma password no wireless.
paulo_silva
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Abr 16, 2010 12:26

boas
Um Router não precisa de ter tecnologia MIMO para criar múltiplos SSID..
mas, ajuda...
.. normalmente só se vê MIMO em Routers de norma N...
originalmente, começaram a aparecer segundo a norma G... (conhecidos por tb por G+, etc)
os primeiros N não eram, mais que C7 wifi G, em que se modificava o software para suportar a norma N...
para dizer a verdade a maioria dos routers N com velocidades declaradas < 150Mbps são aproveitamento de chips feitos para Gs, ou pequenas adaptações....
... é tudo 1 questão de software.
não propriamente, por questões técnicas os chips tem de permitir essa mudança ciclicamente e como tal são usados chips mimos que foram modificados... ou que tinham problemas e foram adaptados... é que colocar vários emissores e receptores num chip tem custos... (a broadcom e a ralink tem diversos chips assim)
e assim aproveita-se chips existentes...

se achas que é fácil para alguém pegar num router novinho...
estudar o respectivo processo de flash (colocar um novo firmware ou um outro de terceiros)
fazer reset;
iniciar flash preparatório, directo ou por programa externo;
reset secundário se necessário;
flash definitivo;
e finalmente a configuração...

eu acho que são dois problemas para leigos...
evidentemente que para mim e para ti...
ok, vamos lá ver como se comporta as coisas....

lembro-me a primeira vez que briquei o router..
até senti frio...
é claro que já tinha o método para os ressuscitar...
mas, para um leigo.... não deve ser algo óbvio...

penso que o uso de um manual, e acho que eles evoluíram muito nestes últimos anos... será relativamente fácil....
mas, é claro que qq dúvida estamos cá para responder...

tb não gosto muito de WDS, que diga-se de passagem que é um protocolo feito para norma G e nunca ratificado para a N e uso de protocolos de segurança mais avançados como o WPA ou WPA2...

evidentemente que tendo ele um router G (fraquito) nunca iria tirar partido das potencialidades de um AP N, embora não perca nada em o não fazer...
é claro que algo acima dos 32Mbps ele nunca irá ter...
pois o sinal que ele tem é baixo e o processo de repetição consome banda

sempre pensei em usar as opções de repetição wireless...

sim, tb acho que ele deva adquirir antenas novas, embora para os routers dos ISPs, isso não costuma dar directamente, pois estas são fixas...
teria de comprar o chicote, a antena com r-sma, abrir o dito desligar antena original, com sorte não tinha de desoldar/soldar nada e finalmente colocar a nova antena....

para os APs, a não ser o SMC, todos tem conectores r-sma e como tal é relativamente fácil mudar as antenas...

disseste 30% e quantos Mbps...

quantos SSIDs no mesmo canal tens à volta?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante