Problema de rede - separar wifi de rede cablada.

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema de rede - separar wifi de rede cablada.

Mensagempor Dna_Boy » Segunda Jun 21, 2010 10:39

Tenho neste momento uma rede a em wifi, com WPA-PSK / WPA 2 com password, criada pelo modem da vodafone, thomsom ST585v6.
Pelo mesmo modem passam as ligações para outra rede interna, grupo de trabalho, à qual vários pc's estão ligados com partilha de ficheiros, incluindo um servidor em linux.

As questões que eu coloco são as seguintes:

Queria deixar os users em wifi aceder à internet, mas ao mesmo tempo que acedem, também acedem às partilhas do workgroup. Ora é possível bloquear esse acesso? Se sim, como se faz? Todos os pc's e impressoras estão com ip's fixos.
Estive a fazer testes e no que toca as partilhas do linux, tudo ok, é preciso user para aceder. No windows em workgroup é que não dá, ou não sei como se faz, para não permitir a quem não quero. Como é um workgroup e nem sequer é possível impedir a entrada no workgroup, a partilha está para todos os do grupo de trabalho.. ou seja, quem se liga por wifi e se adiciona ao grupo de trabalho, acede às partilhas em windows, era isto que eu queria impedir.

Entretanto liguei um router linksys ao thomson na porta 4 para ser o linksys a fazer a distribuição do WIFI porque tem muito mais opções de segurança. Está a funcionar ok, mas como passa na mesma pelo thomson, acedo na mesma às partilhas. O router da linksys só tem entradas de cabo de rede, é o modelo WRT54GC, por isso não dá para dividir a linha com um adaptador adsl e separar os routers.

Alguma sugestão?Não, não posso tirar o workgroup..
Dna_Boy
Novato
Novato

Registado: Terça Out 03, 2006 11:26

Mensagempor staquiet » Segunda Jun 21, 2010 11:08

Podes definir a regra com firewall nos pc's em ambiente windows

(é uma hipotese)

cumps

(ps: não sei se com regras especificas o NAT tambem resolve essa situação, ou se so funciona com pacotes que venham do exterior)
Core2duo E6420@3.0Ghz
8800gts 640mb
2x2Gb OCZ 6400
Asus 680i SLI
staquiet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 25, 2007 11:44

Mensagempor Dna_Boy » Segunda Jun 21, 2010 13:18

staquiet Escreveu:Podes definir a regra com firewall nos pc's em ambiente windows

(é uma hipotese)

cumps

(ps: não sei se com regras especificas o NAT tambem resolve essa situação, ou se so funciona com pacotes que venham do exterior)

Com firewall como assim? A do windows?? Nas partilhas não posso limitar grande coisa, estando no workgroup tem-se acesso as partilhas.. :(
Dna_Boy
Novato
Novato

Mensagempor staquiet » Segunda Jun 21, 2010 17:36

Dna_Boy Escreveu:
staquiet Escreveu:Podes definir a regra com firewall nos pc's em ambiente windows

(é uma hipotese)

cumps

Com firewall como assim? A do windows?? Nas partilhas não posso limitar grande coisa, estando no workgroup tem-se acesso as partilhas.. :(

Como firewall gratuita costumo utilizar o Zone Alarme, mas qualquer antivirus internet security tem...

Basta depois criares a regra que para determinado IP seja bloqueado o trafego...

cumps
Core2duo E6420@3.0Ghz
8800gts 640mb
2x2Gb OCZ 6400
Asus 680i SLI
staquiet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 25, 2007 11:44

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Jun 21, 2010 21:18

Se tirares o simple file sharing, podes depois na partilha definir quais são os utilizadores que podes aceder á partilha.

Para tal julgo ser aconselhável criar em cada computador um user de cada computador com a mesma password.

De qualquer forma é um complecto quebra cabeças porque ao que sei o processo é baseado em ACL's e muito pouco dinâmico na aplicação de previlégios a novos ficheiros ou ficheiros copiados, acabas por ter ficheiros que são acedidos por 2 utilizadores não não podem sê-lo por 2 outros.

Se definires um IP diferente no wireless não resolves isso ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Dna_Boy » Terça Jun 22, 2010 8:49

LuisFilipe Escreveu:Se tirares o simple file sharing, podes depois na partilha definir quais são os utilizadores que podes aceder á partilha.

Para tal julgo ser aconselhável criar em cada computador um user de cada computador com a mesma password.

De qualquer forma é um complecto quebra cabeças porque ao que sei o processo é baseado em ACL's e muito pouco dinâmico na aplicação de previlégios a novos ficheiros ou ficheiros copiados, acabas por ter ficheiros que são acedidos por 2 utilizadores não não podem sê-lo por 2 outros.

Se definires um IP diferente no wireless não resolves isso ?

Pois, isso já eu tinha pensado, já experimentei isso é dá confusão.. Agora já testei várias coisas e não me lembrei da mais simples.. Meter ip's de gamas diferentes. A questão é que não consigo ter a net a funcionar no router wireless, no linksys..
Dna_Boy
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 22, 2010 10:07

boas

tenho estado a ler..
e francamente não entendo o que queres...

tens um thomsom ST585v6, que é um modem router com modem ADSL e AP do tipo G...

e um WRT54GC que é um router... logo tem porta internet, 4 lan e um AP do tipo G..

como disse não estou a entender muito bém o que queres...
a única ideia é que queres deixar "outros" (vizinhos?) aceder á net...
mas, não queres que vejam a tua rede...

com o teu hardware, é simples...

usas o thomson para usar na tua casa...
e o linksys para o resto do pessoal...
2 SSIDs...
um para a tua rede e outro para o pessoal da net...
o contra é que AP do thomson é muito mais fraco...
mas, não se faz omeletes sem ovos...

assim o teu pessoal liga-se ao teu SSID e partilham ficheiros, e o resto só o SSID da net..
Não esquecer que tens de usar dois canais diferentes...
ficas com duas redes...
é simples o linksys fica num segmento de rede diferente do thomson...
ligas o thomson á porta internet do linksys, verificas se tens de mudar o segmento de rede, assim como a respectiva pool de DHCP do linksys...
(os dois aparelhos não podem ficar no mesmo segmento de rede, senão o NAT não funca)
o resto é configuração...
não dás aos "outros" a chave da tua rede...

assim, os outros tem net e a tua rede, net e partilha...
evidentemente, que os outros podem implementar partilha...
mas, isso é com eles...
não "vêm" a tua...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Dna_Boy » Terça Jun 22, 2010 13:09

alr_tech Escreveu:boas

tenho estado a ler..
e francamente não entendo o que queres...

tens um thomsom ST585v6, que é um modem router com modem ADSL e AP do tipo G...

e um WRT54GC que é um router... logo tem porta internet, 4 lan e um AP do tipo G..

como disse não estou a entender muito bém o que queres...
a única ideia é que queres deixar "outros" (vizinhos?) aceder á net...
mas, não queres que vejam a tua rede...

com o teu hardware, é simples...

usas o thomson para usar na tua casa...
e o linksys para o resto do pessoal...
2 SSIDs...
um para a tua rede e outro para o pessoal da net...
o contra é que AP do thomson é muito mais fraco...
mas, não se faz omeletes sem ovos...

assim o teu pessoal liga-se ao teu SSID e partilham ficheiros, e o resto só o SSID da net..
Não esquecer que tens de usar dois canais diferentes...
ficas com duas redes...
é simples o linksys fica num segmento de rede diferente do thomson...
ligas o thomson á porta internet do linksys, verificas se tens de mudar o segmento de rede, assim como a respectiva pool de DHCP do linksys...
(os dois aparelhos não podem ficar no mesmo segmento de rede, senão o NAT não funca)
o resto é configuração...
não dás aos "outros" a chave da tua rede...

assim, os outros tem net e a tua rede, net e partilha...
evidentemente, que os outros podem implementar partilha...
mas, isso é com eles...
não "vêm" a tua...

cumps

É mais ou menos isso, só que no thomson n preciso de WIFI, portatno não preciso dos dois SSID.
Neste momento liguei o linksys ao thomson (ip default 192.168.1.254) e tem net, mas atribuida pelo thomson, logo está como access point e portanto para além de net, tem acesso as partilhas do workgroup ligado por cabo, que é precisamento que quero evitar.

Ao desligar o DHCP do linksys, atribuí o ip 192.168.2.1, passou logo a ter net, mas pq assumiu o ip do thomson. Ora assim n me serve de nada porque os users passam a segurança do linksys na mesma. Nem sequer consigo aceder o linksys dado que ele n assume o ip que lhe atribuí.

O que eu queria, para tentar explicar melhor, era ter o wifi no linksys, com ligação à net, numa gama de ip diferente para não comunicar com os aparelhos ligados ao thomson, por cabo..
Será que se o colocar num canal diferente já dá?

O que queres dizer com isto?É que eu tinha os dois ligados na porta internet do linksys e não dava.. Se desligar o DHCP atribuido por ele, quem atribui é o thomson e n ficam em gamas diferentes..

Sorry, mas não sou expert em redes :(
Dna_Boy
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 22, 2010 13:56

boas

mas, foi isso que te expliquei...

o problema é que as duas maq. estão no mesmo segmento de rede...
ao ligares o thomson a uma porta lan, estás simplesmente a ligar uma rede a outra....
neste caso no linksys, tens de obrigatoriamente desligar o DHCP....
para evitar problemas de sobreposição...
mas, tu queres no fundo ter duas redes, uma que tenha tudo....
a do thomson...
e outra a do linksys só net...

assim...
ligas-te a uma porta lan do linksys por cabo, sem qq cabo ligado do thomson..

colocas a internet em Auto (no linksys)

activas o NAT, desligas a firewall...

depois, tens de configurar o linksys para usar outra subnet..
ex:192.168.2.x
assim dás ao linksys o IP 192.168.2.4
na pool de DHCP substituis o 1 por 2
ex: do 192.168.2.10 ao 192.168.2.20
o gateway 192.168.2.4...

gravas sempre:

fazes reeboot e acede a 192.168.2.4...

configuras o wifi a gosto...
se der coloca o canal em Auto...

gravas e desligas o linksys...
ligas um cabo do thomson à porta internet do linksys...
ligas o linksys e já deves ter net pelo linksys...
não acedes à rede do thomson como pretendias..

se não necessitas do wifi do thomson....
entra nele e desliga o wifi...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Dna_Boy » Quarta Jun 23, 2010 9:59

:(

Ah alguma coisa que não estou a fazer bem, fiz o que indicaste.

Coloquei a internet em automatic
ip 192.168.2.2
subnet como tá na imagem
DHCP server enabled a começar no 192.168.2.10 até ao 20

Não tenho opção para introduzir o gateway, a não ser que seja no menu advanced routing, onde posso escolher entre router e gateway. Fui aí, escolhi gateway, meti o ip do router et voila, ja deu a net.

Não aparece como integrado no workgroup, não os encontra na procura, nem pelo nome. Portanto, PARECE que não comunica com ninguém. No entanto não é bem assim, se eu colocar o IP de um dos outros pc's, ele consegue lá chegar, mas só através do IP..
Alguma sugestão para este pormenor? A maioria dos que se ligarem por wifi provavelmente não conseguirão lá chegar, mas um tipo mais espertinho, com um programa para snifar a rede, pode apanhar os ips e a partir daí, aceder às partilhas..

Num forum ingles colocaram isto :

2. To run two separated IP subnets you should configure the internet connection of the Linksys to 192.168.1.1 subnet mask 255.255.255.0, gateway 192.168.1.254 and DNS 192.168.1.254 or your ISP's DNS servers (check the Thomson for information about which DNS servers it uses).

Configure the LAN IP address to 192.168.2.1 with DHCP server enabled.

Wire the WAN/Internet port of the Linksys to the Thomson.

Now wire your PCs which share folders etc. and which are supposed to be separated to the Linksys! Use the wireless of the Linksys for protected access to your LAN and shares and internet.
Dna_Boy
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 23, 2010 12:10

boas

evidentemente que podes fazer ping dentro da rede do Linksys, para fora...
tal como fazes, se pingares um web server...

activa a firewall/SPI..
desactiva o UPNP

verifica ainda o Filter Internet NAT Redirection.
e Web Filters - Proxy.

podes criar regras, para que não se possa aceder a determinadas portas, geralmente as usadas nas partilhas...
antigamente era a 138... mas agora são usadas mais..
vê - Internet Access Policy
podes lá colocar os IPs das tuas maq.
Tenta colocar as tuas maq. dentro de uma pool, e depois negas o acesso a essa pool..

outros:
VPN Passthrough:
L2TP Passthrough - desactivar, complica o P2P
PPTP Passthrough - idem...

usa uma ferramenta dessas de scan para ver se consegues aceder ás partilhas...

não estou a entender como fazer aquilo que eles dizem...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante