Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 15:20

Este é um "case study" que serve para apresentar os passos mais críticos na configuração de uma rede doméstica wireless, com partilha de ligação à internet. Entre outros, são abordados os seguintes assuntos: IP FIXO , DNS , UPnP , MTU , QoS e AntiVirus.

A rede é constituída por 2 pc's (um deles com placa wireless PCMCIA), um router wireless BEFW11S4 e pretende-se partilhar uma ligação à internet via Netcabo.

Segundo as próprias palavras do utilizador Gothic:

Gothic Escreveu:Montei tudo como mandam as regras:

Modem liga ao router.
Router liga por RJ45 ao pc da minha irma
Router comunica em wireless com o meu.

Activei o UPnP ( seja la o que for ) no router, e instalei o mesmo ( UPnP ) nos dois pc's, e no dia em que fiz isto, conseguimos, eu e a minha irma, estar no messenger sem qualquer tipo de problemas, sem que nenhum de nos caísse.

Será conveniente indicar que ambos os pc's correm o win xp PRO sp1.

Consigo aceder à net, consigo aceder ao router, mas quando ligo o messenger, estou tipo 2 minutos online e o messenger faz sign out sozinho, cai completamente, tanto o meu como o da minha irma. Nos momentos em que estou online, o meu utilizador aparece com offline na janela de conversação de destino, mas , e isto é estranho, as mensagens chegam ao destino.

No entanto, se o meu pc estiver desligado, o messenger da minha irma funciona na boa, sem problemas.

O firmware que tenho no router é o mais recente na pagina da linksys em portugal, ja arranjei uma versao superior ( na pagina internacional) que vou testar logo a noite.

Disseram-me que podia ser virus, mas eu tenho o Norton 2002 actualizado, e nao acusa virus de qualquer especie.

Desliguei inclusive a firewall da ligacao a net, como me foi aconselhado, mas nao resolveu o prob.

Pergunto, tenho de fazer mais alguma coisa? Abrir portas no router? Se sim, como o faço? É o port triggering? O port forwarding apenas me permite encaminhar pedidos que chegam a portas para um pc, e interessa-me que os dois messenger's ( o meu e o da minha irma) funcionem em simultaneo.

Créditos: Todo o texto retirado deste tópico, exceptuando pequenas alterações feitas por mim para dar mais coerência e facilidade de leitura.
Editado pela última vez por Kaipyra em Sábado Nov 20, 2004 19:44, num total de 1 vez.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 15:23

Primeiros Conselhos:

NetSynnas Escreveu:Verifica se tens os drivers actualizados da placa de rede do pc em wireless...

Tretabyte Escreveu:2 coisas, 1º norton 2002? bem o norton ja é mau, a versao 2002 deve de ter sido prai a pior alguma vez feita.
2º firmware do router, tens de ver se o firmware que tens no router é o mais actualizado, nao sei à quanto tempo compraste o router nem qual dos modelos do router é pois existem 2 com a mm referencia do modelo, o pre cisco e o pos cisco por isso existem diferencas de firmware, caso seja um firmware antigo so tens de fazer um update e pronto, nao precisas de instalar nada nos pcs nem activar nada no router, ele faz tudo sozinho comunicando correctamente com o windows em ambas as maquinas.

lemon5pm Escreveu:Olha vou-te dar um conselho, sabes o meu problema?
Mexo um pouco com tudo, mas não tenho paciencia! já perdi muitas horas, a meter tudo direitinho..
1- a Firewall é um programa k se tem de dar permissões e configurar, se não bloqueia acessos.
Pega, no Router e nas máquinas, e vai á loja, os gajos, que te configurem isso...
Não andas ás voltas, bem o pior é se nessa loja, percebem menos do k tu, o k já me aconteceu....
Eu tenho uma ligação simples,rápida e funcional...
portas de rede, um cabo crossover, a ligar o portátil ao principal, e funçiona que é uma maravilha...
Não tive para andar a perder tempo...agora se tens vários PC´s....
é diferente! enfim não sei, por agora fico com os cabos ethernet a ligar ás portas de rede...e sempre a Bombar :lol:

A reter: Ter sempre drivers e Firmware actualizados; Norton 2002 se calhar não é grande coisa :o ; Com firewall a coisa torna-se obviamente mais difícil...
Editado pela última vez por Kaipyra em Sábado Nov 20, 2004 15:35, num total de 2 vezes.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 15:25

Quanto ao UPnP

[PT]CableGuy Escreveu:
Gothic Escreveu:...Activei o UPnP ( seja la o que for ) no router, e instalei o mesmo ( UPnP ) nos dois pc's

Vou tentar ajudar-te e ao mesmo tempo fornecer algumas dicas para que percebas o que irás fazer.
Os passos que fizeste parecem-me correctos , mas existem algumas "medidas" a tomar.
Em primeiro lugar gostaria de alertar que a técnologia UPnP NÃO É SEGURA !!!!
A técnologia , chamada de Universal Plug and Play (UPnP) , permite que
aplicações especializadas da Internet configurem o Router para que o user não tenha de o fazer.
Esta técnologia permite que programas de voz/video , como o msnMessenger , funcionem "atrás" de um router.
Deixo aqui um link de configuração de um router LinkSys , para funcionar com o msn (voz/video):
UPnP Configuration - LinksysBEFSR41 @ microsotf.com
Felizmente para os utilizadores do windows , a microsoft já lançou um patch relativo à vulnerabilidade do UPnP. :?
Aconselho-te a instalar o patch e a tentar de novo...aqui fica o link:
Invalid Universal Plug and Play Request Can Disrupt Computer Operation
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 15:30

Configurar IP's Fixos e Desactivar DHCP server do Router

[PT]CableGuy Escreveu:
Gothic Escreveu:No entanto, se o meu pc estiver desligado, o messenger da minha irma funciona na boa, sem problemas.
8O Que estranho....isso complica um pouco a ajuda , mas "vamos lá".
Em primeiro lugar deves de usar IPs FIXOS em ambos os PCs e deves DESACTIVAR o DHCP server do router.
Além de ser muito mais seguro , não custa nada configurar o IP FIXO...como vais poder ver.

1º - Clica no botão do START , depois clica em RUN.
2º - Escreve o seguinte: cmd /k ipconfig
3º - Abre-se uma janela de MS-Dos e dentro dela escreves o seguinte comando:
Código: Seleccionar todos
netsh interface ip set address "Local area connection" static 192.168.1.100 255.255.255.0 192.168.1.1 1

NOTA: O nome "Local area connection" é o default do winxp em inglês , porque em Português é "Ligação de área local".
Se por acaso mudaste o nome da ligação ou se fôr wireless , não te esqueças de alterar no comando também.
Outra coisa importante é alterar o IP quando executares no segundo PC , pois não podem ter o mesmo.
Faz qualquer coisa deste género:
netsh interface ip set address "Local area connection" static 192.168.1.101 255.255.255.0 192.168.1.1 1

Agora que ambos os PCs têm IP FIXO , falta só verificar o valor MTU que têns no router.
MTU , quer dizer , "Maximum Transmission Unit" e está relaccionado com o tamanho dos pacotes enviados pelo PC.
Se o tamanho fôr diferente do configurado no router pode acontecer algumas colisões de pacotes na tua rede.
É mais fácil activares algo semelhante ao UPnP , que se chama: "Path MTU Discovery".
Enable Path MTU Discovery (Windows NT/2000/XP) @ WinGuides.com
Desta forma os PCs da rede "pedirão" ao router o tamanho correcto de envio dos pacotes...e assim só precisas de definir o MTU no router. :wink:
1º - Acede ao router ---> http://192.168.1.1
2º - Clica em ADVANCED
3º - Na página "FILTERS" , activa o MTU e coloca 1492 no "campo do valor"

Agora que desactivaste o DHCP server do router , colocaste IP FIXO nos PCs e configuraste o UPnP e o MTU...
...estás pronto para navegar mais seguro e muito mais rápidamente.
Por falar em seguro...podias desligar as firewalls dos PCs , pois agora tens um router.
Outra coisa que podias fazer era desactivar o QoS do XP (Quality of Service) , pois impede a utilização TOTAL da largura de banda.
Embora seja uma técnologia bastante boa , pois permite o "controlo da atribuição" da largura de banda para CADA aplicação.
Aumentando a performance e o "output" das ferramentas de rede que todas as empresas já possuem.
O grande problema chama-se....microsoft , que nem a gestão da memória virtual do PC sabem fazer decentemente.
Enfim , aconselho-te a desactivares o QoS , pois garanto-te melhores comunicações e bastante mais rápidas.
How to Disable QoS Packet Scheduler Bandwidth Limiting in Windows XP @ earthlink.net
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 15:33

Considerações Intermédias, Dúvidas e Esclarecimentos

Gothic Escreveu:Posso adiantar ainda que ontem levei o portatil ao pe do router, tirei a placa pcmcia e liguei a placa de rede ao router com um RJ45 directo, e o problema mantém-se. Os drivers da placa de rede esta actualizada com os drivers do fabricante.

Tretabyte - Nao estou a duvidar de ti, mas sempre usei o norton 2002, e ate agora nao tive problemas.

O router é Linksys, modelo BEFW11S4 v.4. Se é pre cisco ou pos cisco nao faco ideia... :( Comprei-o na netcabo à duas semanas.
O firmware do mesmo é o ultimo disponivel na pagina internacional da linksys, versao 1.50.14, de 27 de maio de 2004. Estas no entanto a dizer-me que nao devo instalar UPnP's no XP, nem activer esta funcionalidade no router?

lemon5pm - Nao tenho firewall ( tambem desactivei a firewall do XP) , logo exclui essa hipotese. Nao posso levar a loja, eu comprei tudo à tvcabo, logo eles mandam um tecnico la a casa, cobram-me 25 euros, e na pior das hipoteses dizem-me que o problema e do portatil.
Ligar com cabos ethernet tambem nao e uma solucao, visto que eu ontem experimentei isso tambem e nao resolveu, o problema mantém-se. :(

Já começo a pensar que o portatil tem algum defeito ( mais alguem tem um portatil Airis diamond 780 com este problema? ), mas como me queixo ao fabricante? Chego la e digo: Isto ta tudo mamado, nao consigo aceder a net? Riem-se na minha cara... :)

Acho que so me falta dizer que ontem, apos actualizar o firmware, fiz reset completo ao router, desliguei o mesmo, liguei o modem, esperei que ele se registasse, liguei o router, esperei tb, liguei os pc's, e tava tudo na mesma.

Nao sei se é relevante, mas ao ver o status da ligação à internet ( já agora, alguem me explica o que é a 1394 connection ? ), existe uma pequena informação sobre o trafego de rede, e vi que os packets enviados eram muito mais que os recebidos ( espero que percebam o que estou a tentar dizer).
Pensei que talvez fosse alguma aplicação p2p a chupar largura de banda, mas nao tenho nada desse genero a correr.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 15:36

[PT]CableGuy Escreveu:Sobre a "1394 connection" , dá uma vista de olhos no seguinte link:
Descrição da ligação 1394 no Windows XP @ microsoft.pt

O Windows XP fornece suporte para o funcionamento em rede com o protocolo de Internet (IP, Internet Protocol) através do barramento IEEE 1394. A interface é listada na pasta Ligações de rede como "1394 - Ligação". O IP (Internet Protocol) através de IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc.) 1394 não requer uma placa de rede, mas só pode estar ligado a outras interfaces 1394; não é possível ligar directamente um cabo 1394 a um concentrador Ethernet.

O Windows XP requer uma interface OHCI IEEE 1394 para permitir IP através de 1394. Quando a interface 1394 é instalada, o Windows XP cria uma ligação 1394 na pasta Ligações de rede. Pode modificar as definições de configuração de TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) utilizando as propriedades desta ligação. Para criar uma rede utilizando IP através do suporte 1394, ligue dois computadores com o Windows XP e portas IEEE 1394 através de um cabo 1394. Enquanto esta ligação estiver presente, o Ipconfig.exe apresentará a interface como 1394 - Ligação.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 19:18

Problemas na definição dos IP's Fixos

Gothic Escreveu:[PT]CableGuy,fiz tal e qual como disseste, a excepção de duas pequenas coisas:

Os ips fixos:

Não defini ips fixos porque assim que o fiz não acedia à internet de maneira alguma (suponho que por não especificar DNS, pelo menos nas properies do protocolo TCP/IP, no campo de DNS estava seleccionado a opção de usar os especificados e os campos estavam vazios). Devo colocar os que são exibidos no status do router, ou estes são tambem dinâmicos?

E a correcção:
[PT]CableGuy Escreveu:Pois é !!! Tens toda a razão. "Mea Culpa". :roll:
Sobre o DNS tens duas alternativas:
Podes usar o router como o DNS da tua rede (visto que , quando o router ganha o IP , ganha também os DNS).
netsh interface ip  set dns "Local Area Connection" static 192.168.1.1 primary

Ou então podes colocar os DNS do ISP na configuração do protocolo TCP/IP dos PCs.
netsh interface ip  set dns "Local Area Connection" static 212.113.161.226 primary

Mais umas questões:

Gothic Escreveu:Ok, obrigado eu vou tentar a cena do DNS. So uma questao, o DNS que referencias ( 212.113.161.226 ), é o da netcabo? Onde o posso obter? Ou este que referencias é um exemplo apenas? De qualquer das formas é oreferivel colocar o router como DNS, nao? Suponho que sim, pois o ip do router nunca muda, certo?

E a resposta...

[PT]CableGuy Escreveu:
Gothic Escreveu:...( 212.113.161.226 ), é o da netcabo? Onde o posso obter?...
Esse é o servidor secundário de DNS da Netcabo.
Para saberes quais os IPs dos servidores de qualquer dominio , existe uma ferramenta de nome: NSLOOKUP

1º - Abra uma janela de MS-Dos (START --> RUN --> cmd)
2º - Escreves nessa janela o seguinte: (nslookup)
3º - set q=any , quer dizer que vais perguntar TUDO (any) sobre uma determinada query (q)
4º - Introduzes o nome do dominio a fazer a query (netcabo.pt)

Exemplo:
nslookup

Default Server:  ns2.tvcabo.pt
Address:  212.113.161.226

> set q=any
> netcabo.pt
Server:  ns2.tvcabo.pt
Address:  212.113.161.226

netcabo.pt      internet address = 194.65.14.131
netcabo.pt      internet address = 194.65.14.132
netcabo.pt      nameserver = ns1.tvcabo.pt
netcabo.pt      nameserver = ns2.tvcabo.pt
netcabo.pt      nameserver = ns.cabotvm.pt
netcabo.pt      nameserver = titan.cabotvm.pt
netcabo.pt      nameserver = titanic.cprm.net
netcabo.pt
        primary name server = ns1.tvcabo.pt
        responsible mail addr = dns.tvcabo.pt
        serial  = 2004110605
        refresh = 28800 (8 hours)
        retry   = 7200 (2 hours)
        expire  = 604800 (7 days)
        default TTL = 86400 (1 day)
netcabo.pt      MX preference = 10, mail exchanger = mx.netcabo.pt
netcabo.pt      MX preference = 100, mail exchanger = smtp.netcabo.pt
ns1.tvcabo.pt   internet address = 212.113.161.227
ns2.tvcabo.pt   internet address = 212.113.161.226
ns.cabotvm.pt   internet address = 213.190.193.2
titan.cabotvm.pt        internet address = 213.190.193.46
titanic.cprm.net        internet address = 195.8.0.53
mx.netcabo.pt   internet address = 212.113.174.20
smtp.netcabo.pt internet address = 212.113.174.9

Se reparares bem o ns2.netcabo.pt é o servidor primário da Netcabo e o ns1.netcabo.pt é o secundário.
Aconcelho-te a colocares os DNS nos PCs , pois assim geram menos tráfego do que "usarem" o router com DNS.
Editado pela última vez por Kaipyra em Quarta Nov 24, 2004 12:35, num total de 2 vezes.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 19:23

Ainda o UPnP

Gothic Escreveu:Em relação ao patch UPnP, não instalei. O link é para uma actualização de win ME, e não achei nada em relação ao XP. De qualquer forma, já havia anteriormente tentado instalar outro patch em relação ao UPnP, que me disse que como tinha o Service Pack 1, esse patch não era necessário. De resto, está como disseste. Notei o tráfego mais rapido no pc da minha irmã ( o bom ). Bem, pelo menos agora sei que ta tudo bem configurado!

Resposta...

[PT]CableGuy Escreveu:Quanto ao UPnP e ao XP , desculpa se o link que coloquei era para o WinME...por isso aqui fica o link "correcto":
Windows XP Security Patch: Unchecked Buffer in UPnP Can Lead to System Compromise @ microsoft.com
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 19:25

Será que estou infectado por um Virus?

Gothic Escreveu:De qualquer maneira, acho que já detectei a origem do problema:

Ao analisar o log do router, vi que tenho, por segundo, cerca de 20 ligações "Outgoing" pela porta 135.
Procurei na net, e vi várias vezes referenciado o virus W32.Welchia.worm .
Fiz o download do removal tool da Symantec, mas após correr, disse-me que não tinha encontrado o virus no meu computador.
Realmente, o meu pc não tenta reiniciar quando acedo a net ( nao é este o "modus operandi" desse virus? )
Ao ver o task manager, Vi que tinha cerca de 8 processos svchost.exe a correr, mas nenhum deles com o tamanho especificado nos bulletins da Microsoft relativamente ao processo svchost "virus".
O meu anti-virus continua actualizado e sem detectar qualquer virus ( neste caso começo a dar-te razão Tretabyte, mas como nao tenho outro software anti-virus... ).

Conclusão:
Tenho um virus? Uma variante desconhecida do mesmo?
Segundo a minha experiencia de programação, é possivel programar uma aplicação para que envie tráfego por uma porta, mesmo não estando esta aplicação a ser executada. Isto é normal / comum / frequente?

O modo mais facil e mesmo um format c:, mas nao me apetecia perder todos os dados... :(

Uma sugestão de resolução...

[PT]CableGuy Escreveu:Sobre virus e afins , descobri um CD de arranque , que limpa quase tudo.
Está bastante bom e ensina , passo-a-passo , como limpar eficazmente qualquer PC.
Guide of Public AntiVirus CD @ nyquil-kid
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Sábado Nov 20, 2004 19:46

Gostaria que lessem e crticassem o conteudo, colocando aqui qualquer sugestão. Depois de alterado, apago o vosso post só para manter o tópico mais fácil de ler. Obrigado!
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Gothic » Sábado Nov 20, 2004 20:16

Boa tarde Kaipyra.

Epá, estive a ler a cena toda, acho que está perfeito. Explica realmente passo a passo a instalar e configurar uma rede domestica wireless caseira.

Apenas alterava uma coisa, mas isto é apenas a minha opinião pessoal:

Na parte em que o [PT]CableGuy explica como configurar o IP fixo nas maquinas da rede, eu colocava imediatamente a seguir o que ele diz sobre como configurar os DNS. Acho que é algo que tem a ver uma coisa com a outra, logo iria facilitar a leitura de quem imprimir / ler o topico para configurar a sua rede.

Parabéns
Bom trabalho!
Gwalchmay Gothic
Clã Gothic
Gothic
Novato
Novato

Registado: Quarta Nov 17, 2004 15:06

Mensagempor Tretabyte » Sábado Nov 20, 2004 21:01

Boas,
Kaipyra acho que nao vale a pena mexeres mais, a compilacao esta optima.
talvez se quiseres, possas fazer o mesmo a um outro topico que escrevi em tempos sobre um assunto semelhante, qual nao me lembro ao certo mas sei que anda por aqui algures lol mas sobre este ta perfeito.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Nov 22, 2004 17:46

Parabêns !!!! Acho que ficou muito bom !!!

Gostaria de te pedir para corrigires o ns1.netcabo.pt , que na 2ª ocurrência deveria de ser ns2.netcabo.pt , como secundário. :wink:
Desculpa mas tenho esta mania perfeccionista. :roll:

Go Go Kaipyra !!! 8)
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Segunda Nov 22, 2004 22:14

Boas,
[PT]CableGuy Escreveu:[b]Gostaria de te pedir para corrigires o ns1.netcabo.pt , que na 2ª ocurrência deveria de ser ns2.netcabo.pt , como secundário.

isso vai mudar e para muito breve.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Kaipyra » Quarta Nov 24, 2004 12:32

Quando mudar, avisem, que eu altero. para já faço a referida correcção.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante