Ajuda por favor

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda por favor

Mensagempor senistar » Sábado Dez 18, 2004 23:33

Ola a todos.Eu n entendo kuase nada de redes e ligações de redes,e preciso mm de ajuda.Eu tenho um pc de secretaria e um portatil e tenho a ligacao á net da netcabo.Comprei ag um switch pra n tar sp a mudar o cabo de rede dum pc pro outro qd keria ter um ou outro ligado á net.So q n consigo fazer a ligacao,apenas so um dos pcs de cada vez é q fica ligado.Será q alguem me pode dizer o q fazer?
Obrigado

Ines
senistar
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 18, 2004 23:23

Mensagempor Dr » Sábado Dez 18, 2004 23:44

Olá...
Eu sei qual é o teu problema. Deves ter ambos os pcs ligados ao switch e este switch está ligado à tua ligação à Internet, seja ela por telefone, ADSL ou Cabo.
Isso não funciona. Tens que ter um computador permanentemente ligado à internet e activar o Internet Connection Sharing (existe no XP e no 2000).
Para isso precisas uma placa de rede extra para interligar ambos os computadores. Acho que a opção pela compra de um switch não foi a melhor escolha. Devias ter comprado uma placa de rede para teres duas apenas num dos PCs, sendo que este ficaria encarregue de "distribuir" a internet para o segundo.
Por outro lado, se tiveres mais que 2 pcs, o switch vai ser muito útil para distribuir a internet para eles todos.
Por acaso sabes quantas placas de rede tens em cada pc?
Cumprimentos.

*edit: Por incrível que pareça, só passados uns 5 mnts de escrever esta mensagem é que me lembrei da opção mais simples que tens para resolver esse problema. Compra um router. Aí sim, basta ligar ambos os pcs ao router e está a andar. Tenta levar o switch à loja para ver se o aceitam por troca com um router. Faz-te despercebida e diz que não era aquilo que querias ;-)
Boa sorte.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor senistar » Domingo Dez 19, 2004 0:14

Eu tenho uma placa de rede em cada um dos pcs.Pensei q desse co switch,pq perguntei a um amigo meu entendido e ele disse q sim.Eu tho o modem ligado ao switch c um cabo crossover e tho os dois pcs ligados ao switch por cabos de rede normais.N dá mm pa fazer a ligacao assim n é?Tho q ter antes um router?Obrigado
senistar
Novato
Novato

Mensagempor Dr » Domingo Dez 19, 2004 1:23

Sim, em vez do switch, precisas de um router. É a melhor maneira que tens de ter os dois pcs simultaneamente ligados à internet.
Como disse, tenta ir à loja onde compraste o switch para ver se te trocam por um router, pagando a diferença, claro.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Mercy_PT » Domingo Dez 19, 2004 1:42

Se ainda não passaram os 15 dias vai la e devolve isso. dizendo que não funciona para o que pretendias e estando em condições não deverás ter qualquer problema na troca.

PS: Já agora o teu colega merece um puxão de orelhas :D
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Cognome » Domingo Dez 19, 2004 2:07

O teu modem processa os sinais recebidos e transforma-os de forma a que seja percebido por um computador. O teu "switch" apenas serve de ligação entre aparelhos, neste momento consegues comunicar entre o teu portátil e o teu computador de secretária, mas não consegues comunicar com a "internet", precisas de algo que receba os dados e os reencaminha.

Tal como o "Dr" referiu, tens duas formas de obter um "router", montá-lo ou comprá-lo , como não deves ter muita experiência nesta área, talvez a segunda hipótese seja a mais correcta, se procurares no forúm vais encontrar referências a alguns router de qualidade.

Resumindo, tens mesmo de utilizar um "router", embora a terminologia mais correcta para a tua utilização seja "gateway", pois apenas necessitas de algo que ligue dois protocolos/redes diferentes. No entanto esta substituição, de termos generalizou-se e acho que já não à volta atrás, assim como actualmente quando alguém se refere a um "router" está a referir-se a um "router/switch", mas isto já são preciosismos meus :).

E claro concordo com o "Mercy_PT".
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 19, 2004 5:31

Boas,
como deves de ter tarifario para so atribuir 1 ip dinamico à maquina aonde o modem esta ligado, o teu problema resolve-se trocando o switch que compraste erradamente por um router.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor senistar » Domingo Dez 19, 2004 7:33

Obrigado a todos q responderam á mha dúvida,eu vou ver se consigo entao trocar por um router,pq o switch n serve entao para akilo q eu keria.Continuem c o forum q está mt bom :wink:
senistar
Novato
Novato

Mensagempor rickbanr » Domingo Dez 19, 2004 23:54

É isso ai Dr, sempre na mouche.

E com o aval do grande entendido em redes, TretaByte, vai lá e toca mesmo.

Senão trocarem , diz que vais chamar a Pro Teste, para mim funciona que nem ginjas.
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 23:53

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante