Rede de ligação directa doméstica

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede de ligação directa doméstica

Mensagempor wizardG » Sábado Jan 22, 2005 10:45

Pois é, queria fazer apenas uma ligação directa mas com dois pc de sistemas operativos diferentes: Win98SE e WinXP Pro :)

Corro o assistente de configuração de redes no XP e uma ligação directa por cabo no 98SE. O problema é que os dois pc não se reconhecem.... :(
Isso porque o Win98 não parece reconhecer o cabo rj45.....

Precisava de umas dicas :wink:

Até mais

PS. estou a tentar ligar um portatil Toshiba Portégé 4010 a um pc de secretaria.
Editado pela última vez por wizardG em Domingo Abr 10, 2005 9:35, num total de 1 vez.
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 18, 2005 13:06

Mensagempor Dr » Sábado Jan 22, 2005 23:08

Ih...
Já não me lembro de nada do Win98.
De qualquer das maneiras, não pode ser muito diferente do que é agora.
Procura lá pelas ligações de rede, clica nas propriedades da placa de rede e vê como tens configurado o TCP/IP.
Ou então, abre uma janela do DOS e digita winipcfg (acho que é este o equivalente ao actual ipconfig).
Se não tiveres um IP no formato 192.168.0.x é porque alguma coisa está mal.
Mas, sinceramente, já há mais de 4 anos que não pego num Win98 e derivados. Não me lembro de quase nada.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 22, 2005 23:39

Boas,
atencao que, para fazeres isso directo, tens de usar um cabo CRUZADO e nao directo, talvez seja por isso que as maquinas nem se estejas a ver.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor wizardG » Domingo Jan 23, 2005 11:40

Boas,
O cabo foi cruzado na loja onde o comprei.
O WinXP esta configurado para fazer tudo automaticamente, mas o Win98 é preciso dizer-lhe tudo........ não esta facil!

Até mais
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor wizardG » Domingo Jan 23, 2005 11:47

Dr Escreveu:Ih...
Já não me lembro de nada do Win98.
De qualquer das maneiras, não pode ser muito diferente do que é agora.
Procura lá pelas ligações de rede, clica nas propriedades da placa de rede e vê como tens configurado o TCP/IP.
Ou então, abre uma janela do DOS e digita winipcfg (acho que é este o equivalente ao actual ipconfig).
Se não tiveres um IP no formato 192.168.0.x é porque alguma coisa está mal.
Mas, sinceramente, já há mais de 4 anos que não pego num Win98 e derivados. Não me lembro de quase nada.
Cumprimentos.

Boas,
Redes não é de facto a minha especialidade.....

O que tenho é: Endereço da placa: 00-DO-09-6D-CF-C8
Endereço IP 192.168.0.23
Mascara de sub-rede. 255.255.255.0
Porta de ligação predefenida: 192.168.0.1

Até mais
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Segunda Jan 24, 2005 0:12

Então tá tudo bem.
Se abrires uma janela do DOS e digitares, no Win98, ping 192.168.0.1 deves conseguir obter resposta do XP, visto que o Win98 está a receber IP do XP.
Aí, em princípio, basta-te abrir uma janela do IE, digitar \\192.168.0.1 no campo do endereço para teres acesso aos recursos compartilhados do XP.
Há alguma dessas duas coisas que não esteja a funcionar?
Ou queres fazer alguma coisa que não disseste e não sabes como se faz?
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 24, 2005 10:40

Boas,
atencao que, no win XP vais ter de criar um user para o win98, devido as hierarquias dos sistemas operativos o winXP nega o acesso do win98 por criterios de seguranca.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor wizardG » Segunda Jan 24, 2005 14:21

Dr Escreveu:Então tá tudo bem.
Se abrires uma janela do DOS e digitares, no Win98, ping 192.168.0.1 deves conseguir obter resposta do XP, visto que o Win98 está a receber IP do XP.
Aí, em princípio, basta-te abrir uma janela do IE, digitar \\192.168.0.1 no campo do endereço para teres acesso aos recursos compartilhados do XP.
Há alguma dessas duas coisas que não esteja a funcionar?
Ou queres fazer alguma coisa que não disseste e não sabes como se faz?

O primeiro passo, não funciona. Na janela do MS-DOS aparece "excedeu o tempo" e nada. No segundo muito menos.

Thanks anyway

Já agora, o cabo rp45 dá para ter acesso a ficheiros, impressoras e Internet, certo?
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor wizardG » Segunda Jan 24, 2005 14:24

Tretabyte Escreveu:Boas,
atencao que, no win XP vais ter de criar um user para o win98, devido as hierarquias dos sistemas operativos o winXP nega o acesso do win98 por criterios de seguranca.

sem mais
Tretabyte

Como é que faço isso?

Até mais
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Segunda Jan 24, 2005 19:43

Hummm.....
Se não consegues "pingar" o computador, alguma coisa está a correr mal.
Talvez tenhas uma firewall no XP a bloquear-te o tráfego.
Tenta então o oposto, ou seja, a partir do XP, tenta "pingar" o Win98. Para descobrires o IP do Win98, é com aquele winipcfg que falei no meu primeiro post (na altura deu-te 192.168.0.23).
Se te der request time timeout, significa que tens a rede mal configurada; se te der resultados válidos, significa (provavelmente) que a firewall que tens instalada no XP está a bloquear o acesso do Win98 ou, pelo menos, a filtrar o tráfego ICMP, que é o responsável pelo ping, finger e outros.
Então testa aí isso que te disse e depois avisa o que aconteceu para termos uma ideia mais convicta do que dizer para te ajudar.
Quanto ao facto de não saberes como criar uma nova conta no XP, não tem nada que saber: fazes como se estivesses a criar uma conta de login para o teu irmão (hipoteticamente). Configuras com uma password e, quando tentares a acessar os recursos compartilhados do XP (impressoras e ficheiros, p.e.) a partir do Win98, inseres esse login e essa password.
Para configurares a partilha de Internet, segue o excelente passo-a-passo que o [PT]CableGuy expôs neste tópico.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wizardG » Sábado Jan 29, 2005 10:15

Dr Escreveu:Hummm.....
Se não consegues "pingar" o computador, alguma coisa está a correr mal.
Talvez tenhas uma firewall no XP a bloquear-te o tráfego.
Tenta então o oposto, ou seja, a partir do XP, tenta "pingar" o Win98. Para descobrires o IP do Win98, é com aquele winipcfg que falei no meu primeiro post (na altura deu-te 192.168.0.23).
Se te der request time timeout, significa que tens a rede mal configurada; se te der resultados válidos, significa (provavelmente) que a firewall que tens instalada no XP está a bloquear o acesso do Win98 ou, pelo menos, a filtrar o tráfego ICMP, que é o responsável pelo ping, finger e outros.
Então testa aí isso que te disse e depois avisa o que aconteceu para termos uma ideia mais convicta do que dizer para te ajudar.
Quanto ao facto de não saberes como criar uma nova conta no XP, não tem nada que saber: fazes como se estivesses a criar uma conta de login para o teu irmão (hipoteticamente). Configuras com uma password e, quando tentares a acessar os recursos compartilhados do XP (impressoras e ficheiros, p.e.) a partir do Win98, inseres esse login e essa password.
Para configurares a partilha de Internet, segue o excelente passo-a-passo que o [PT]CableGuy expôs neste tópico.
Cumprimentos.

Desculpa la a demora......

Bom o que eu ja tinha feito era ao criar uma nova conexão no XP era ter criado uma disquete com o Netware e instalando o mesmo do Win98.

Quanto aos novos resultados,

No WinXP:

Imagem

No Win98:

Imagem
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Jan 29, 2005 12:37

Vai as propriedades da ligacao de rede no xp, selecciona o protocolo tcp\ip e abre as propriedades dele.

Activa a opcao Usar IP definido e coloca

Endereço IP: 192.168.0.1
Mascara de Rede: 255.255.255.0
Porta de ligacao: 192.168.0.1

Suponho k nenhum dos pc's possua ligacao a internet. Caso um deles ligado modem/router de internet usa antes o IP 192.168.0.2

So ainda n percebi como foram parar aquelas definições ao win98. Colocaste tu?
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor [PT]CableGuy » Sábado Jan 29, 2005 13:06

wizardG Escreveu:...Netware...
8O 8O 8O 8O 8O 8O Netware ??? Para quê ? :?

Ao que me parece o XP não está bem configurado e a dica do Mercy_PT deverá de chegar. :wink:
Para facilitar e não querendo complicar , acho que deverias de dar uma vista de olhos no seguinte tópico:

ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna)

Apesar de ser sobre a configuração da partilha de internet atravéz de um PC...funcionará na perfeição no teu caso.
Só não precisas é de ter duas placas de rede no servidor....nem internet.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor wizardG » Sábado Jan 29, 2005 21:30

Tentei modificar os parametros mas apareceu-me uma mensagem de erro a dizer que o maximo a indicar so poderia ser 223......

Imagem

O que faço?Ja agora, preciso mesmo de desligar a firewall integrada no XP?

Até mais
wizardG
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Sábado Jan 29, 2005 21:59

Não queiras saber o motivo pelo qual não aceita entradas maiores que 223. É informação extensa e muito técnica para quem não entende quase nada de TCP/IP.
Muito resumidamente, um IP com valor superior a 223 pertence a uma rede de classe D ou E. E estas classes estão reservadas para serviços multicast e para serviços futuros, respectivamente, pelo que os seus endereços não podem ser atribuídos normalmente.
Apenas gostava de saber onde foste buscar esse valor para inserir como IP do servidor DNS. É que está errado.
Cumps
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes