Rede Ad Hoc, PC - Portatil

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede Ad Hoc, PC - Portatil

Mensagempor Taxus » Segunda Ago 29, 2005 18:31

Boas!
Deu-me hoje na cabeça e comprei uma placa Wireless PCI para o meu desktop, para fazer uma rede entre o Portátil e o Desktop.
Tenho a rede a funcionar e com net, vou descrever o que fiz e vou tb colocar algumas questões.

1. Criei uma nova ligação no Desktop
Network Authentication -> Open
Data encryption -> WEP
Network Key -> Gerada por mim, usei uma pass de 13 caracteres
Key index -> 1
"Chequei" a caixa que diz "esta é uma ligação ad hoc bla bla bla"
Fiz Ok

2. No portatil procurei redes Wireless.
Encontrou a rede e pediu a pass.
Ficou tudo ligado e a funcionar

3. O desktop está ligado a um router por isso seleccionei a ligação que tem a net (a q esta ligada ao router) e activei o ICS, em "Home Networking Connection" escolhi a rede wireless.

4. Reiniciei ambos os computadores, a rede foi detectada e o Windows atribuiu novos IP's (do tipo 192.168.0.x) às placas de rede wireless.

Tenho net em ambos os PC's e consigo partilhar os ficheiros de toda a rede.

Tenho apenas uma questão que é acerca do alcance.
A minha casa tem dois andares, no andar de cima a rede funciona em todas as divisões. No andar de baixo nem por isso.... Tenho na divisão exactamente por baixo do meu quarto e arredores... Nas mais afastadas o sinal é extremamente fraco.
Não sei qual é, normalmente, o alcance duma rede Ad Hoc, por isso não sei se deveria ou não ter rede no andar de baixo.
Existe alguma maneira de aumentar a potência da radiação ou o alcance? Existe alguma forma de prolongar a antena (com um fio condutor qualquer)?
Finalmente o que é, e devo ou não activar as seguintes coisas:
B/G Protection
Fast Roaming
Tx Burst
CCX 2.0 -> Leap turn on CCKM, Radio Measurement, QoS

Ah! A Placa que comprei para o Desktop foi o mais rasco (barato) que encontrei (Ralinktech)
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor bintoito » Terça Ago 30, 2005 1:12

quanto ao alcance, não tem nada a haver ser ad-hoc ou não, é uma questão de potência de emissão e recepção das duas antenas, interferências com outros equipamentos, mas principalemente distância, nº de paredes, grossura destass etc, o que mais interfere com o sinal. saca o netstumbler (agora já não me lembro do endereço), mas se pesquisares no google há-de-te aparecer lg.dpx de o teres instalado no portátil leva-o para o andar de baixoe vê o sinal que vais tendo por aí..dpx deitas a antena do pc fixo que está no andar de cima, tentanto direccioná-la o mais possível para os locais onde estarás mais tempo com o portátil e vais ver que isso deve lg aumentar um pouco. uma nota: para net, qqr sinal dá visto que dificilmente este baixará dos 5,5 - 11 Mbits, e como regra geral a malta só tem net a menos que isso chega perfeitamente; a diferença que poderá fazer é tipo, a sacares filmes do teu fixo para os veres no teu portatil, por ex, qnto mais sinal melhor, pois se puderes sempre sacá-los à vel. melhor, ou mesmo fazer o stream directo, e isso só conseguirás se tiveres akilo por volta dos 54 - 48 Mbits (TEÓRICOS), pois na realidade, dificilmente passarás dos 20 Mbits (pelo menos cá em casa cus dois pc´s mesmo ao lado um do outro é o máx. que csg...(talk about misleading advertising 8O 8O )

...anyway, qnto ao resto, de tx burst e coisas assim, sou-te franco não sei bem o que fazem, até já peskisei um pouco pla net, mas acabo para não ter pachorra, prás milhentas siglas e afins, uma vez não estar em electro ou inf.
...experimentas uma coisa; achas que tá maius rápido ou mais estável e deixas tar, e passas a tentar a opção seguinte, senão.....
Ahh, outra coisa importante, se der, desliga o ssid broadcast (coisa que não deve dar por ser uma lig. ad-hoc, firewall bem configurada, para não teres espertinhos a "mamarem-te net" e encriptação WPA, se der, uma vez que WEP, para kem perceba algo disto, pelos vistos é fácil de ultrapassar.
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor Taxus » Terça Ago 30, 2005 3:05

Obrigado pela resposta
Não sei bem se isto é normal passa-se algo realmente estranho. A antena da placa de rede nova (do desktop) é mt pequenina e está enfiada atrás do PC (nao tem nenhum fio) por sua vez o PC está enfiado numa esquina atrás de um móvel.
A cerca de 4 metros do PC (deitado na cama) ha pouco nao tinha sinal quase nenhum (nao tinha net nem nada), mas rodando um pouco o PC fiquei com o sinal no máximo (a velocidade da ligação aparece como sendo 54mbps, quando anteriormente esta a a 1mbps).
O problema será desta placa de rede em particular (da marca/modelo) ou será da antena?
Agradecia mesmo respostas pois ainda vou a tempo de trocar a placa.
Obrigado
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor XEDAS » Terça Ago 30, 2005 10:21

Uma das limitações das redes wireless são os obstáculos entre os pontos de acesso e os terminais. Tu tendo o cumputador encostado a um canto ou com a pci wireless muito perto da parede, é certo que o sinal vai perder, e muito. Quanto menos obstaculos em volta da antena, melhor sinal terás. Muitas vezes, por razões de arrumação ou de espaço, os computadores ficam bem é num cantinho encostado à parede. Nestes casos, quem compra uma antena wireless, deve comprar uma que tenha cabo de extensão, já que assim pode colocar a antena noutro sitio, onde o sinal seja melhor. Existem tb antenas que amplificam o sinal. É só procurar no Mr. Google.
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor Taxus » Terça Ago 30, 2005 16:58

Bem, só pa dizer que me fartei da placa Wireless, fui devolvê-la..
Era capaz de ter a rede máxima num sitio e 10 cm ao lado não ter rede.. isto.. dentro do meu quarto que tem uns 10 metros quadrados
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor bintoito » Terça Ago 30, 2005 19:27

mas então arranjaste uma que tenha a antena ligada à placa por cabozito?? essas inda são as mais porreiras pq são as que dão para direccionar melhor
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor Taxus » Terça Ago 30, 2005 23:48

Ainda não arranjei mas estou a pensar comprar brevemente
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro