Boas!
Deu-me hoje na cabeça e comprei uma placa Wireless PCI para o meu desktop, para fazer uma rede entre o Portátil e o Desktop.
Tenho a rede a funcionar e com net, vou descrever o que fiz e vou tb colocar algumas questões.
1. Criei uma nova ligação no Desktop
Network Authentication -> Open
Data encryption -> WEP
Network Key -> Gerada por mim, usei uma pass de 13 caracteres
Key index -> 1
"Chequei" a caixa que diz "esta é uma ligação ad hoc bla bla bla"
Fiz Ok
2. No portatil procurei redes Wireless.
Encontrou a rede e pediu a pass.
Ficou tudo ligado e a funcionar
3. O desktop está ligado a um router por isso seleccionei a ligação que tem a net (a q esta ligada ao router) e activei o ICS, em "Home Networking Connection" escolhi a rede wireless.
4. Reiniciei ambos os computadores, a rede foi detectada e o Windows atribuiu novos IP's (do tipo 192.168.0.x) às placas de rede wireless.
Tenho net em ambos os PC's e consigo partilhar os ficheiros de toda a rede.
Tenho apenas uma questão que é acerca do alcance.
A minha casa tem dois andares, no andar de cima a rede funciona em todas as divisões. No andar de baixo nem por isso.... Tenho na divisão exactamente por baixo do meu quarto e arredores... Nas mais afastadas o sinal é extremamente fraco.
Não sei qual é, normalmente, o alcance duma rede Ad Hoc, por isso não sei se deveria ou não ter rede no andar de baixo.
Existe alguma maneira de aumentar a potência da radiação ou o alcance? Existe alguma forma de prolongar a antena (com um fio condutor qualquer)?
Finalmente o que é, e devo ou não activar as seguintes coisas:
B/G Protection
Fast Roaming
Tx Burst
CCX 2.0 -> Leap turn on CCKM, Radio Measurement, QoS
Ah! A Placa que comprei para o Desktop foi o mais rasco (barato) que encontrei (Ralinktech)