Problema com a rede - ORIGEM: ??????????????

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com a rede - ORIGEM: ??????????????

Mensagempor juzhan » Terça Set 20, 2005 11:58

Boas:
Tenho 1 modem/router conceptronic, onde tenho ligados 2 portateis (wireless) e 1 desktop + velhinho (para downloads).
Tive os 3 a fiuncionar 1 até há cerca de 2 dias atrás, quando subitamente fiquei sem net!
Coloquei a hipotese de o router (com 6 meses) ter pifado ja k estava ligado há 1 mês....
Após analisar o problema verifiquei que:

1. Se utilizasse o modem ADSL original tinha internet sem problemas.

2. Se ligasse o desktop por cabo de rede ao router n tinha net (e o router piscava de modo pouco vulgar, mesmo antes do XP iniciar).

3. Se ligasse algum portatil ao router (wireless) tinha internet!

4. Se ligasse 1 portatil por cabo de rede(ate usei o mesmo do desktop) e outro via wirless n tinha qq problema (caso ligasse o dektop ficava logo sem rede)

5. Se ligasse o modem ADSL original ao desktop e ligasse por cabo cruzado a 1 dos portateis tinha net sem problemas.( e vice.-versa)

6. Liguei 1 portatil via wireless e usando um cabo de rede USB e passados 2 minutos no max já estava novamente sem internet!

7. A rede local funciona sempre a 100%

8. Formatei o dektop e reinstalei o XP

Com base nesta análise verifiquei que apesar do problema só acontecer quando lido o dektop não sei qual o hardware deste que falha já que pelos pontos "5" e "7" a placa de rede funciona.

A placa de rede do desktop e o router estão na garantia, pelo que se identificar que o problema é de algum destes posso reclamar, só que como comprei ambos online preciso saber onde está realmente o problema....´

HELP
:(
juzhan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 03, 2005 17:01

Mensagempor jbz » Terça Set 20, 2005 14:27

Duvidas:

1 - Ligas-te o modem "original" como (á frente do Router)? os PCs tinham todos internet? (Não me cheira...)
O router Conceptronic tem o serviço DHCP activo e os PCs tem IP dinamico?

2 - Depreendo que o desktop tem placa wireless... O DHCP se está activo no router, está "pendurado" em que interface ? (Penso que no wireless e não no Ethernet, por isso não recebes endereço IP na placa Ethernet ou esta está desactivada (???))

Isto está confuso, ainda não percebi como partilhas a ligação de internet...

No ponto 6 k keres dizes com "Liguei 1 portatil via wireless e usando um cabo de rede USB"

Podes detalhar as configurações do Router ?
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Mensagempor juzhan » Terça Set 20, 2005 23:17

ok.. vou tentar ser mais explicito.
O router tem DHCP e está ligado ao desktop por cabo de rede (RJ45)
Todos os computadores têm ip dinâmico e durante uns 6 meses(qd comprei o router) nunca tive problemas

Basicamente o router perde o acesso a internet quando o desktop é ligado, que directamente ao router que por meio de outro pc, neste caso um portatil!

Podes ver o tal cado de rede USB neste link por vezes é mt util, já que por vezes qd quero ligar o portatil a outro pc este tem a unica saida RJ45 ocupada:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.ph ... 46&cat=217

já agora..a net não vai abaixo instantaneamente, aguentando-se por vezes duranto uns 5 minutos.

Não percebo porque é que deixou de funcionar a rede e acima de tudo não consigo perceber qual é o hardware k esta a falhar.

Brigado
juzhan
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor juzhan » Terça Set 20, 2005 23:24

.. Esqueci-me de responder a alguns pontos. Lol

Quando liguei o modem ADSL, liguei-o apenas a 1 pc e por cabo cruzado partilhei a net com mais 1 pc.Liguei o modem ASDL "original" para ver se o problemas não seria do meu servidor de internet!

O Router é este:
http://www.conceptronic.net/site/Deskto ... od=C54APRA

E está configurado para atribuir Ips dinamicos quer aos pcs ligados por wireless quer aos ligados às 4 saidas Rj45. Não tenho a firewall ligada e não faço qualquer filtragem de trafego.
Como disse não tenho problemas com 1 portatil ligado via wireless e outro ligado por cabo ao router. Porém quando desligo este cabo do 2º portatil e o ligo ao desktop.. em menos de 5 minutos a internet falha e nem através da pagina de cnfiguração do router consigo fazer pings..
Para voltar a ter internet tenho k desligar o router e voltara a liga-lo!
juzhan
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor juzhan » Quarta Set 21, 2005 1:29

:wink:

..Já tenho a net a funcionar novamente nos 3 pcs...

Não sei qual o motivo que levou a net a crachar, mas fui "cuscar" as definições do router e reparei que o DNS era 164.95.1.1 e o desktop(não sei pq não lhe atribiua esse). Provalvelmente haveria um excesso de troca de informação ou qq coisa que fizesse crashar o modem do router.
Apercebi-me da situação do DNS graças ao messenger 7.5, que na "resolução de problemas" faz um teste ao sistema, verificando que tinha um problema com o DNS. Fui ao router, verifiquei o DNS atribuido por este e em seguida no protocolo TCP/IP introduzi-o

Espero não voltar a ter problemas.. se viver.. volto a "postar"

:lol:
juzhan
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes