Rede 1Gbit Performance/tweaks/configs

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede 1Gbit Performance/tweaks/configs

Mensagempor coldblue » Terça Abr 06, 2004 22:30

Viva,
Tenho agora 2 maquinas ligadas em rede a 1Gbit, ambas c/ chip realtek e ligação devidamente detectada.

Os discos em ambas as máquinas são de 7200rpm, um tem 8mb e outro tem 2mb de cache.

Acontece que ao transferir ficheiros, 900mb cada 1, a transferencia n ultrapassa os 25% da capacidade máxima da ligação (medida no windows task manager).

Alguém sabe como posso realmente usufruir ao máximo da largura de banda permitida pelas placas? Que tweaks devo fazer? Está a faltar alguma configuração "carapau de corrida" dos drivers?

Tb já ouvi dizer q nc se chega ao topo do gigabit... mas c 75% já ficava contente!
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor Taxus » Quarta Abr 07, 2004 1:22

Olá
Uma rede Gigabit deve dar algo como 120 mB/s (provavelmente menos por causa dos cabeçalhos dos pacotes).
Sugiro que uses uma coisa mais fiável para medir a vel de transferencia do que o win task manager. Experimenta o DUmeter.

Fiz uma pesquisa muito rápida no google com as palaras "HD writing speed" e acabei por ir parar a uma página com um benchmark da Anandtech em que o máximo em velocidade de escrita eram 84 mB/s..
Isto é meramente uma suposição mas, de certeza que os discos aguentam velocidades de escrita/leitura como as que queres ter nessa rede?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Taxus » Quarta Abr 07, 2004 1:27

Vê isto
http://www.westerndigital.com/pt/produc ... anguage=pt
Um Raptor a 10000 rpm só escreve/lê a cerca de 100 mB/s.
Os teus discos são bastante mais eltnos que este, pode ser esse o problema.

Mas também, para que é que queres uma rede Gbit so para dois pcs?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor ruimartins » Quarta Abr 07, 2004 10:23

boas!

provávelmente tens um problema que não vais conseguir resolver, ou pelo menos, melhorar. já há muito que me tinha deparado com as velocidades atingidas numa transferencia de ficheiros "grandes" numa rede local usando placas ethernet. no meu caso em particular, tinha 3 máquinas ligadas em rede através de um switch e de um pcssauro que fazia de router para partilhar a net, e o que acontecia era que no nosso caso, as velocidades de transferencia nunca passavam os 46 Mbps (qualquer coisa abaixo da capacidade máxima de escrita/leitura dos discos de 4200 rpm's que equipam os portáteis). além do mais, havia um outro senão, e esse deve ser mais o teu problema do que própriamente as velocidades dos discos, é que as realtek (não posso garantir que seja o caso das que usas, mas quase de certeza que sim) precisam da ajuda do processador do PC para fazerem transferencia de dados, ao contrário de outras placas que são completamente autónomas e que não precisam da ajuda do CPU para fazerem transferencias via ethernet. ou seja, no caso de estares a correr processos paralelos.. há sempre o risco de as velociades de transferência baixarem qualquer coisa.

para acabar com as dúvidas, na altura arranjei duas PCMCIA ethernet emprestadas, não realtek, e também não me lembro qual a marca :( , mas que eram ditas "autonomas", ou seja, que não precisavam da dita intervenção do CPU para processamento de dados de transferência, e a verdade é que depois apetecia não as devolver a quem mas tinha emprestado, as velocidades eram qualquer coisa mais altas... cerca de 60 Mbps (que deve ser mesmo o limite dos limites nos discos de 4200 rpm's dos portateis).

esta foi a minha experiencia com o assunto, e penso que não disse nenhuma asneira! :D

cumprimentos... e boas transferências
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor coldblue » Quarta Abr 07, 2004 21:26

obrigado a todos pelas respostas!

de facto, noto no portátil o cpu por volta dos 10-16% qdo faço as transferencias, no pc ainda n reparei. comprei uma placa com chip realtek pq o portatil tem rede realtek tb, e assim deveria evitar problemas de compatibilidade.

Vou sacar esse DUmeter p ver resultados.

Eu precisei d 1Gb p acelerar a transferencia de uns ficheiros .vob... que tinha no portatil. O pc que faça o divx;)!!!... ;-)
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor metralha761 » Sexta Abr 09, 2004 18:29

Nao uses divx usa antes xvid, é melhor a qualidade :D tou supreendido com a qualidade de 1 file de 120 min num file de 680 MB.

Já agora á dias comprei uma placa de rede nova pro PC e até queria comprar uma boa placa, mas queria algo bom a bom preço :P.

Alguem pode indicar dessas placas de rede ditas autónomas?
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante