boas!
provávelmente tens um problema que não vais conseguir resolver, ou pelo menos, melhorar. já há muito que me tinha deparado com as velocidades atingidas numa transferencia de ficheiros "grandes" numa rede local usando placas ethernet. no meu caso em particular, tinha 3 máquinas ligadas em rede através de um switch e de um pcssauro que fazia de router para partilhar a net, e o que acontecia era que no nosso caso, as velocidades de transferencia nunca passavam os 46 Mbps (qualquer coisa abaixo da capacidade máxima de escrita/leitura dos discos de 4200 rpm's que equipam os portáteis). além do mais, havia um outro senão, e esse deve ser mais o teu problema do que própriamente as velocidades dos discos, é que as realtek (não posso garantir que seja o caso das que usas, mas quase de certeza que sim) precisam da ajuda do processador do PC para fazerem transferencia de dados, ao contrário de outras placas que são completamente autónomas e que não precisam da ajuda do CPU para fazerem transferencias via ethernet. ou seja, no caso de estares a correr processos paralelos.. há sempre o risco de as velociades de transferência baixarem qualquer coisa.
para acabar com as dúvidas, na altura arranjei duas PCMCIA ethernet emprestadas, não realtek, e também não me lembro qual a marca

, mas que eram ditas "autonomas", ou seja, que não precisavam da dita intervenção do CPU para processamento de dados de transferência, e a verdade é que depois apetecia não as devolver a quem mas tinha emprestado, as velocidades eram qualquer coisa mais altas... cerca de 60 Mbps (que deve ser mesmo o limite dos limites nos discos de 4200 rpm's dos portateis).
esta foi a minha experiencia com o assunto, e penso que não disse nenhuma asneira!
cumprimentos... e boas transferências