Rede atraves da linha telefonica

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede atraves da linha telefonica

Mensagempor leficoma » Terça Mai 20, 2008 15:08

Tava aqui a pensar...

Sera q posso usar a linha telefonica q tenho cá em casa (sem uso) como cabo de rede?

Assim podia partilhar a ligaçao à internet entre duas divisoes da casa.

Os técnicos q me ajudem s.f.f.

Cumps
P4 540, Chaintec SE6600GT, 2X512DDR2 533mhz, Maxtor 200Gb, numa Asus P5GD2-Deluxe
leficoma
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 05, 2004 22:30

Mensagempor alr_tech » Terça Mai 20, 2008 15:14

boas

directamente não....
1º tinhas de desligar a ligação à linha da PT...
depois com sorte e de mudares os conectores, talvez funcionasse...
o problema é que a cablagem dos telefones não é igual ao cabo UTP das redes..

assim, sugiro uma variante... com sorte o tubo ainda permite mais um cabo..
assim, colocavas um cabo UTP (ou dois) e montavas um espelho novo com porta RJ11 e RJ45..

é claro, que se puderes comprar um router wifi, talvez compense a maçada...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor leficoma » Terça Mai 20, 2008 15:35

Pois, router ja eu comprei, so q tem muitas quebras de ligacao, dai eu ter pensado nisto.
Desactivar a ligacao da Pt era o menos pois n lhe dou uso.
Pensei é q fosse so encaixar o cabo na tomada (com algumas modificacoezitas é claro)
Mas deve ser complicado..
P4 540, Chaintec SE6600GT, 2X512DDR2 533mhz, Maxtor 200Gb, numa Asus P5GD2-Deluxe
leficoma
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 05, 2004 22:30

Mensagempor Silvergti » Terça Mai 20, 2008 15:37

Como dizes que não usas a instalação para telefone, compras cabo UTP cat5e e trocas pelo cabo do telefone. Desde que as ligações fiquem bem feitas, poderás no futuro utilizar a instalação para telefone também, pois as tomadas RJ45 permitem a ligação de fichas RJ11. Já o inverso é impossível.

Agora isso vai depender de como está a estrutura da instalação, já que as tomadas do telefone podem ser ligadas em série, enquanto que para a rede de dados, cada tomada tem de estar ligada a um switch ou HUB.

Editado:

Até deve dar para aproveitar o cabo de telefone, julgo que o cabo tem 2 pares, o necessário para ethernet 10/100, mas a qualidade não seria grande coisa... no entanto vendo bem as coisas, desligando a linha da pt, liganto um cabo à estrutura de telefone poderias ter rede em qualquer tomada de telefone em casa... mas só poderias ter um pc ligado de cada vez, pois todas as tomadas iriam ligar na mesma porta do router. seria o mesmo que ter um cabo de rede com n pontas d um lado... wow... i'm confused.. lol n aconselho! nem sei se ia funcionar :P
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante