[Sugestão] Este equipamento de rede será de boa qualidade?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Sugestão] Este equipamento de rede será de boa qualidade?

Mensagempor Puky » Quarta Mai 06, 2009 10:35

Eu neste momento estou a estagiar e encontro-me na parte de redes, um dos objectivos é arranjar planos de rede para melhorar a rede se possível.
Por isso irei colocar aqui o material disponível e gostaria de saber a vossa opinião sobre esse mesmo material e se precisa de novas melhorias ou não.

Equipamento de Rede

Linksys PLK200 PowerLine AV Ethernet Adapter Kit o que acham?
Linksys Wireless G Access Point PoE with RangeBooster
o que acham?
Linksys 10/100 8-Port VPN Router RV082
o que acham?
Linksys EZXS16W EtherFast 10/100 16-Port Workgroup Switch
o que acham?

E ainda falta mais 2 ou 3 equipamentos que mais logo irei postar proque terei que ir tirar a referência...

Obrigado desde de já!

E como repararam eles usam internet por cabo e sem fios que nesta empresa é muito útil.
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Ago 02, 2008 23:05

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Mai 06, 2009 10:46

É razoavel ... qual é problema que se queixam ?
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Puky » Quarta Mai 06, 2009 11:22

Fresh_fruit Escreveu:É razoavel ... qual é problema que se queixam ?

O problema é que cai muitas vezes e pretendem melhorar para não cair tantas vezes e ser mais fiável/seguro/ e constante.

Eu até podia postar aqui a planta para veres onde estão os servidores..

Eles usam corrente eléctrica da sala dos servidores até a sala administrativa para chegar lá o sinal. mas pelo menos 3 salas estão a levar com wireless, estando entre entre 13 a 20 portáteis ligados ao mesmo router
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quarta Mai 06, 2009 11:58

boas

estão a usar 3 tipos de sistema de redes...
- cabo
- wifi
- powerline

isso é o quê, uma fábrica?
ar condicionados, refrigeradores, frigorificos...
existem linhas electricas separadas, luz, potência, PCs?
tipos de separadores, muitos arquivadores metálicos?

assim, à cão.. os principais problemas devem estar no wifi e powerline...

sem plantas da distribuição...

20 portateis já é alguma fruta para o AP...

faz lá uma descrição técnica como deve ser, se queres uma luzes...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Puky » Quarta Mai 06, 2009 13:19

Isto é uma Empresa de Consultoria chama-se TOINOVATE.
Planta
Imagem
Estás a ver a sala dos servidores vai dar sinal a sala numero 1 através de corrente eléctrica e lá temos o acess point,router,switch que dão sinal para as salas 2,3 e 4 que torna algo pesado para rede pelo menos na minha opinião. o que tava a pensar era colocar um router no meio dessas salas e um acess point para ter mais sinal e cair menos vezes o que achas?

e na sala 3 sempre pode-se optar por meter cabos de Ethernet não achas?
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Quarta Mai 06, 2009 13:55

A tua solução está aqui:

Imagem
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Puky » Quarta Mai 06, 2009 14:02

então só precisa do cabo utpcable cat6 para as salas 4,3 e 2?atenção que essas salas também é para ter internet sem fios mas que seja mais fiável e seguro do que actualmente..

esse tipo de cabo transmite mais velocidade de uma forma mais segura e fiável correcto?

ps: o que achaste da Planta?fui eu que criei..e gostava de saber opiniões
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quarta Mai 06, 2009 14:07

Que grande confusão que para ai vai?

Um router no meio da Sala???? Para que?

vamos por partes... a tecnologia Power line até pode ser muito gira para uso domestico, agora para uso empresarial???? deixa muito a desejar...

Em relação aos equipamentos, todos esses equipamentos são de baixa gama, (AP's e Switch).....

E Nunca na vida o AP Linksys funcionaria em condições com 20 Portáteis Ligados....

Parto do principio que passar cabo está fora de questão, mas se um cliente me pedisse para remodelar esta rede a minha recomendação "economica seria"

Primeiro deitava tudo FORA; depois.

SALA de SERVIDORES:

1x Switch cisco 2960 24 Portas POE
1x Router cisco 2800 Series.
1x Cisco Lan controler 2200

Depois, passaria cabo UTP CAT 5e para todas as salas onde fosse possivel passar cablagem estruturada....

Para todas as outras salas, teria que se fazer um Site Survay para perceber quantos AP's da Serie cisco 1100 seriam necessarios.

Com esta solução que estou a recomendar ficavas com o seguinte cenario:

Primerio: O Switch 2960 estaria directamente ligado aos servidores e distribuia os dados por todos os PC's ligados por cabo, e distribuia dados e energia pelos AP's... (O Ap só necessita de estar ligado à rede e não precisa de alimentação electrica).

Segundo, com o Router 2800, conseguiriam sair para a internet ou outras redes de modo seguro e rapido, assim como seria possivel os funcionários da empresa se ligarem à rede da empresa de qualquer parte do mundo através de VPN.

Terceiro, com o Lan controler, seria possível gerir todos os AP's de forma centralizada, seria possível os Portáteis andarem ligados pela empresa e mudarem de AP sem o utilizador perceber, e os AP's distribuírem "carga" entre eles, ou seja, sempre que um AP começa-se a estar sobrecarregado por PC's wireless, movia parte desses pc's para outro ap que tivesse menos carga e tivesse sinal nessa sala, isto sem qualquer intervenção do administrador da rede ou do utilizador.

Com uma solução como a que estou a sugerir, garantidamente que deixariam de ter qualquer problema de rede.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Vtech » Quarta Mai 06, 2009 14:09

Não sei porque não consigo abrir o ImageShack, não sei se é problema meu, mas está muito lento o site. A solução pode não ser com cabo UTP Cat6, pode ser Cat5e, era só para dizer que empresas/estabilidade = cabo. Se conseguir ver a planta entretanto já dou a minha opinião do que fazia, já agora quando dizes que cai muito, é o que em concreto, a ligação wireless, a ligação ao servidor mas o wireless continua ligado, ligação à Internet, especifica melhor?
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Puky » Quarta Mai 06, 2009 14:24

cyberj isso seria um boa proposta mas o preço elevado e o que eles pretendiam era se possivel aproveitar este equipamento e se tivesse que comprar algum equipamento que podia ms pelo que percebi eles não pretendem investir muito mas sim melhorar com o que se tem estás a entender?por isso é que pensei em passar cabo da sala dos servidores para a sala 4 como está na Planta e a partir dessa sala ter um router wireless (pontente) e secalhar um acess point e talvez um switch para as salas 3 2 e 4 e meter cabos Ethernet na sala 3 e assim o orçamento não seria muito elevado e penso que poderia ajudar muito a rede que me dizes??

Vtech a imagem é grande tens que esperar um pouco só se quiseres que faça um resize e hoste de novo..eu e meus colegas estamos com wireless e por vezes ficamos sem net depois volta depois cai e depois volta deste género estás a entender?e como precisamos de internet para trabalhar é bastante complicado por vezes começarmos tudo de novo se não gravarmos..
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quarta Mai 06, 2009 14:42

boas

tive a dar uma olhadela...
em resumo:
trata-se de um "andar"....
chamar sala de servidores ao lado de uma cozinha é eufemismo...
(tens UPSs não tens?)
e usar powerline com uma instalação dessas, esquece..
não haja dúvida que as coisas caiem...
basta uma assistente qq tirar uma cópia e lá se perde o sinal..
basta alguém fazer um download, um ar condicionado, um microondas... etc...
bém..

melhorias, tal como te disseram, fora com o powerline...
um switch para os servidores, um cabo utp até ao router ou switch de distribuição...
o router é wifi?
comprar pelo menos 1 ou 2 APs ligá-los por cabo (?) e distribuir de modo o sinal cubra as salas 3 e 4...
e já agora a formação (8/9) não tem rede?

esta é a versão barata....

algo melhor, é como o cyberj disse...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Puky » Quarta Mai 06, 2009 16:03

sim é num andar no 2º e é numa salita na cozinha e tem 2 UPS.
Pensei que o powerline podesse ser uma boa aposta mas parece que estava enganado.
o router da sala dos servidores não é mas da sala administrativa é wi-fi.
A sala 9 é uma sala de estar/convivio a 8 tem rede através do Ethernet porque aquilo serve apra dar formaçao da SAP aos clientes e internet não pode falhar.

Mas algo melhor com o cyberj disse seria algo caro para o que a empresa pretende.

cumps
Puky
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Mai 06, 2009 22:17

cyberj Escreveu:....
Parto do principio que passar cabo está fora de questão, mas se um cliente me pedisse para remodelar esta rede a minha recomendação "economica seria"

....

Se o que foi proposto é uma solução económica seja ela com "" ou sem elas eu vou ali e já venho. :D

Cyberj a coisa para esses lados vai um bocado tendenciosa nao? Cisco e mais cisco haaa e que tal cisco.... Cisco é bom genericamente mas tem o pequeno detalhes dos preços que são aquilo que a gente sabe.

---------x-------------

Mudando de assunto, efectivamente concordo que o problema ai será a powerline porque primeiro depende da velocidade dos adaptadores que estão a ser usados e depois as interferências que possam ou não existir. Para alem disso genéricamente toda a rede é canalizada por esse único link de powerline até ao servidor....digamos que a ligação powerline é feita de 85mbps então todos os restantes equipamentos estão a dividir esses 85mbps entre sí porque não existe mais nenhum link ao servidor. Essa é uma das grandes razão de usar bastidores com patchs cables, switch's em bastidor, etc etc.....Ou seja difusão de sinal.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Mai 06, 2009 22:34

Uma solução assim a primeira vista (em concreto só conhecendo o local em si) seria e partindo das premissas:

1º Possivel e plausivel passar cablagem pelas instalações (sobre tecto falso ou em calha junto ao rodapé)

2º Necessidade de rede wifi para portateis de formação

Equipamento:

1x Switch Layer 3 16 Portas
1x Switch 10/100 8 Portas
2x Ap com antena OmniDireccional de 5db minimo

Pra começar o router (que não sei qual seja) teria que passar para o bastidor e estar ligado ao servidor (supondo que o servidor usa 2 placas de rede é faz ou faria distribuição de Internet. Em alternativa e havendo conhecimento para isso usava a capacidade de gestão do switch para gerir as Vlans e ligava o router a uma porta em vlan propria do switch.

Feito isto passaria 2 cabos:
- Um para sala de formação (onde suponho esteja a maioria dos portateis pendurados na rede wireless)
- Um para a sala administrativa (suponho que seja segundo ponto mais pesado da rede em ligações).

Na sala administrativa ficaria o 2 switch (que até já existe lá) com o print-server e todos os pc's ligados por cabo. Desta sala puxaria cabo de rede até a frente da entrada da sala 3 onde ficaria um AP no corredor (com uma boa colocação e um AP decente todas as salas teriam sinal estável e funcional.
O segundo AP naturalmente fica dentro da sala de formação ou eventualmente havendo necessidade de algum sinal junto da área administrativa (depende das paredes usadas) poderia ficar no espaço de hall a frente da sala de estar.

Possivelmente para não serem custos exorbitantes um router draytek ou até quiçá um belkin ou d-link decentezinhos, provavelmente o AP seria também por ai pois apesar de um cisco ser realmente superior também o custo o será. O switch em si dependeria daquilo que considerar ser o trafego gerado na rede.

Fica a dica....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Mai 07, 2009 8:42

Mete activos da Draytek que ficas muito bem servidor ... arruma com esses powerlines porque só dão confusão ... faz uma rede em cat6
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Próximo

Voltar para Redes Informáticas