por cyberj » Quarta Mai 06, 2009 14:07
Que grande confusão que para ai vai?
Um router no meio da Sala???? Para que?
vamos por partes... a tecnologia Power line até pode ser muito gira para uso domestico, agora para uso empresarial???? deixa muito a desejar...
Em relação aos equipamentos, todos esses equipamentos são de baixa gama, (AP's e Switch).....
E Nunca na vida o AP Linksys funcionaria em condições com 20 Portáteis Ligados....
Parto do principio que passar cabo está fora de questão, mas se um cliente me pedisse para remodelar esta rede a minha recomendação "economica seria"
Primeiro deitava tudo FORA; depois.
SALA de SERVIDORES:
1x Switch cisco 2960 24 Portas POE
1x Router cisco 2800 Series.
1x Cisco Lan controler 2200
Depois, passaria cabo UTP CAT 5e para todas as salas onde fosse possivel passar cablagem estruturada....
Para todas as outras salas, teria que se fazer um Site Survay para perceber quantos AP's da Serie cisco 1100 seriam necessarios.
Com esta solução que estou a recomendar ficavas com o seguinte cenario:
Primerio: O Switch 2960 estaria directamente ligado aos servidores e distribuia os dados por todos os PC's ligados por cabo, e distribuia dados e energia pelos AP's... (O Ap só necessita de estar ligado à rede e não precisa de alimentação electrica).
Segundo, com o Router 2800, conseguiriam sair para a internet ou outras redes de modo seguro e rapido, assim como seria possivel os funcionários da empresa se ligarem à rede da empresa de qualquer parte do mundo através de VPN.
Terceiro, com o Lan controler, seria possível gerir todos os AP's de forma centralizada, seria possível os Portáteis andarem ligados pela empresa e mudarem de AP sem o utilizador perceber, e os AP's distribuírem "carga" entre eles, ou seja, sempre que um AP começa-se a estar sobrecarregado por PC's wireless, movia parte desses pc's para outro ap que tivesse menos carga e tivesse sinal nessa sala, isto sem qualquer intervenção do administrador da rede ou do utilizador.
Com uma solução como a que estou a sugerir, garantidamente que deixariam de ter qualquer problema de rede.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein