Oferecer/Vender internet por wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Oferecer/Vender internet por wireless

Mensagempor Bruxo » Quarta Jul 01, 2009 3:58

Boa Noite!!!
Antes de mais, é como se fosse o primeiro tópico, visto que já não me lembro do meu antigo username... Com este tópico, espero gerar algum debate para me ajudarem a mim e a alguém que também precise das mesmas informações....

Instalei recentemente net em casa, depois de estar quase um ano sem internet. Como instalaram um router wireless, falei com alguns vizinhos aqui do prédio para partilhar a minha net. Dois aceitaram, etc... Com isto, tive a ideia de partilhar a internet com mais pessoal... Criar uma especie de ISP por wireless na cidade (pequena). Então é aí que quero esclarecer algumas duvidas..... Dinheiro não é propriamente um problema, mas, obviamente, gostava de ter que investir o menos possivel, considerando qualidade com custos.

Queria saber se há algum tipo ligação à internet mais rapida, tendo em conta que o fim não é o doméstico, sem ter que depender doutros ISPs.
Também gostava que me indicassem que material tenho que comprar. Preferia apenas um ponto de acesso de longo alcance, mas ter vários não é problema...

Pensado que é fácil oferecer um bom sinal aos clientes, como faço para gerir os utilizadores da rede?

É viável criar um negócio do género, sério, em Portugal?
Bruxo
Novato
Novato

Registado: Quarta Jul 01, 2009 3:31

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 01, 2009 9:02

Em primeiro lugar não é LEGAL revenderes internet.

O teu contrato, não permite a revenda desse mesmo serviço, logo, se o fizeres estás a cair numa ilegalidade.
.........................

Visto isto, e esquecendo a Legalidade, tecnicamente seria possivel.

Vou tentar ser o mais claro possivel:

1º Tens de ter uma ligação à internet a serio ou seja, fibra, ou mpls, qualquer coisa inferior a 50mb/50mb sem taxa de contenção acho que não faria sentido, mais um router a "serio"....

2º terias de ter um servidor de controlo de trafego, e de controlo de acesso. Basicamente um Proxy server, e um Radius Server....

3º O Ideal era criares uma rede wireless mesh na tua cidade, (necessitavas de ter autorização da Camara municipal para poder instalar os AP's).
Se opta-se por instalar apenas um ou mais ap's "normais", tens de ter sempre em consideração que mesmo um AP topo de gama, não suporta mais do que 15 utilizadores em simultâneo....

4º Mesmo que tivesses autorização da camara municipal para instalares Ap's na Rua, teria de ser sempre AP's para rede mesh que funcionassem na norma A e G, pois eles nunca permitiriam, a passagem de cablagem pela rua, sendo assim, ficara a norma A para a rede mesh, e a norma G para o acesso à internet....

5º Custos: Ora bem, aqui é que tudo ainda se complica mais....

1º Acesso MPLS 50mb - +- 500€/mes

2º Router: Pelo menos um cisco 2800 ou equivalente de outra marca, +-2000€

3º Servidor para radius e Proxy: Aqui tinha de ser um servidor a serio, por ex, HP, se utiliza-se software open sorce - +-4000€

4º Wireless, se optasse apenas por 1 AP+uma antena Yagi 12dbi, terias sempre de comprar um ap profissional... +- 500€

Acredita que todos os numeros que estão aqui pecam por defeito, pois tenho ideia que irias gastar muito mais...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Quarta Jul 01, 2009 9:24

boas

(he, he.. o cyberj foi mais rápido...)

negócio, só negociando com a PT, TV cabo....
ou seja se quiseres passar factura e tal...

vender internet, com uma conta de utilizador é proibido...
mas, tal não fala que tu partilhes a tua ligação com outros...
mesmo, que particularmente eles paguem uma percentagem do custo da linha... (atenção, que em caso de conflito... tal terá de ser gerido por voçês...)
usando um router normal (firmware de fábrica), acho que já não há nenhum disponível...
usando de terceiros, já há qq coisa...

agora, a maioria dos router/APs de SOHO (aqueles de casa) tem alcance limitado... por motivos obvios...
assim, algo em cascata, uso de antenas melhores, etc...

agora, banda wifi, é curta... tipo G suporta para aí uns 20 clientes (isto para navegação simples, nada de multimédia/jogos)....
para um uso especifico, como o que pretendes...cerca de metade do canal será para distribuição...
tipo N, sém dúvida uma opção... mas, são poucos os que aceitam firmware de terceiros...

Para um caso em pequena escala, 2, 3 vizinhos...
faz um teste...
se estiverem á tua roda... é uma questão de tentares WDS.. com outros routers deles...
agora controlo de custos e de banda é mais complicado..
faz-se, já fiz..
troca de firmware, montagem de um pequeno servidor(pc) para o processo de gestão..

mas, obriga a estudo...

desconheço se álguem fará isso... nem quanto custará..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Jul 02, 2009 10:02

Tens uma coisa do 'género' que é a Fonera conheces ?

http://www.fon.com/pt/

(nem sabia que já tinham site em pt, á pois tem a zon lá pelo meio. Hummm não é bom sinal)

Será uma forma de fazeres a coisa mais em conta. (digo eu)
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor alr_tech » Quinta Jul 02, 2009 10:23

boas
LuisFilipe Escreveu:Tens uma coisa do 'género' que é a Fonera conheces ?

http://www.fon.com/pt/

(nem sabia que já tinham site em pt, á pois tem a zon lá pelo meio. Hummm não é bom sinal)

Será uma forma de fazeres a coisa mais em conta. (digo eu)
não creio que seja isto....

tive a dar uma olhadela e a investigar mais....
já para aí uns 3 anos que não pensava no assunto..
mas, é assim... no Brazil e nos EUA é muito comum particulares, abrirem hotspots ou mesmo mini ISPs para distribuição local... onde cobram (depois de licenciarem)...
usando APs modificados ou mesmo PCs montados em postes e torres...
especialmente no campo..
fazem alcances longos da ordem dos 20 Km entre nós...
existe algum software, a maioria pago, para gerir e distribuir o sinal....
(sei que existia um projecto OS, mas, já não sei onde.. se souberem apitem...)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante