boas
Serial_killer Escreveu:Boas,
gostava de aproveitar um PC que aqui tenho para fazer de servidor cá em casa. Queria configurar (pela ordem de importancia que vou dar):
Servidor de:
1º Arquivos
- Todos os SOs suportam esta função... estuda shares e NAS..2º DNS
- existe em todos os sistemas servidor windows, linux... existem diversos utilitários de configuração... estou desactualizado... 3º Web
- IIS, APache e suas sub versões.... 4º Webmail
- geralmente é uma interface ou programa para gerir um ou outro serviço de mailing 5º Impressão
- serviço que a maioria dos SOs trás.... existem tb utilitários destinados á sua gestão… Gostaria também de experimentar utilizar a virtualização...
qual de SOs, Serviços, Programas?Além disso também queria criar um router com o PC mas vou fazer 1 coisa de cada vez...
? - usa uma maq. virtual, existem diversas distros adaptadas para isso...Qual é o software que devo instalar para cada uma destas aplicações? Não me preocupa as licenças. Queria que fossem os programas mais utilizados em ambiente empresariais

É para estudos..
basicamente é o seguinte...
a despeito da preguicisse da maioria do gestores em usarem windows...
o linux faz tudo isto, agora a coisa pode ou não complicar-se ... dependendo do nº de utilizadores e servidores disponíveis na empresa...
ou seja administrar um ou 2 servidores é uma coisa, outra é existir uma centena... fora routers, switch...
o problema é exactamente esse como administrar os serviços disponível numa rede..
estuda ainda proxys...
sistemas de segurança, firewall (podem ser várias coisas, que não aquele programa que usamos nos nossos desktops), antivirus e antiadware, filtros de mail, etc...
cumps