[H.C.P] Pro Edition? Why not?

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

HCP PRO?

No WAY!
24
33%
YES WAY!
48
67%

Total de votos : 72

[H.C.P] Pro Edition? Why not?

Mensagempor gimbras » Quarta Out 19, 2005 12:30

Tenho reparado no desaparecimento sustentado dos vários gurus e famosos aqui do fórum.

Sabendo as razões que explicam esse desaparecimento, tive uma ideia ou melhor conversei pessoalmente com o metralha761 que me disse também partilhar do mesmo sentimento que leva ao seu desaparecimento e dos outros famosos e gurus deste nosso fórum.

Algumas dessas razões estão aqui expressas: Gurus desaparecidos?

A ideia dele e minha com a qual concorda passaria pela criação de um fórum apenas aberto a gurus e membros a convite que mostrem conhecimento acima da média.

Há uns tempos criei um tópico Se pudesses o que mudavas no HCP? onde expliquei a ideia do surgimento do HCP Pro.

Mas que raio é o HCP Pro?
Ainda bem que perguntam! Passo a explicar:

gimbras Escreveu:Ouvi um membro a dizer que se devia criar um fórum HCP Pro para membros não-n00bs, ou seja membros que percebem mesmo bués, pq este membros mais antigos começam a ficar fartos de ler vezes e vezes sem conta as mesmas mensagens que já foram respondidas 500 vezes.
Abrir um fórum HCP PRO de acesso restrito para membros de elevados conhecimentos potenciaria a troca de info entre eles e não os aborreceria com perguntas de iniciados. Mantendo-se este para pessoal com conhecimentos ditos normais.

O Fórum q disse HCP PRO era só para membros convidados. Como podem ver os gurus já devem estar fartos de responder sempre ao mesmo.

Não acho que se eles fossem convidados para o HCP PRO, deixassem de cá vir. Isto é, eles já nem vêm se repararem... ou quando vêm respondem torto do tipo "este post era escusado"; "opá vai pesquisar" e nem o fazem por mal, devem estar saturados de ler sempre o mesmo. Se o HCP PRO não existir eles desparecem é mas é do HCP normal.

E dps os membros normais poderiam ler, mas não postar nesse fórum. E haveria sempre pessoas a crescer no HCP normal para dar o salto para o HCP PRO e portanto a tentar desenvolver os seus conhecimentos, à medida que ajudavam os novos membros. Isto é, sempre que um membro era promovido pro PRO, surgiria um novo membro normal que se destacaria: era como reciclar users.

Pensem com carinho nesta ideia.
Se os gurus já nao aparecem no HCP normal, se ao menos aparecessem no HCP PRO para debater de qualidade indubitavel penso q dps satisfeitos com os debates ainda iam dar nova olhadela no HCP normal e dar umas respostas.

Caso contrario nem ao HCP normal eles vêm.

What do you think?
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor G@rlink » Quarta Out 19, 2005 12:37

Boas,

tal como já te disse no tópico "Se pudesses o que mudavas no HCP?", sou 100% de acordo. :wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor Makas_va » Quarta Out 19, 2005 12:39

Concordo com o HCP PRO desde que realmente seja possível aos noobs (como eu) tenham acesso a informaçao ainda que nao possam escrever. A ideia tem pernas para andar e tem o meu voto positivo.

CUmps
Não saber é ruim.Não querer saber é pior ainda.
Makas_va
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 11, 2005 12:36

Mensagempor gimbras » Quarta Out 19, 2005 12:42

Obg pelas respostas prontas.

Penso que para influenciar na aprovação desta ideia terão de mais gente se manifestar: os mais novatos como eu e os mais experientes e gurus que serão mais directamente implicados na cena. Além depois dos admins.

Por isso manifestem todos as vossas opinioes e votem no nao ou sim para influenciar (bem sei q as nossas opinioes sao meramente consultivas) os admins.

Coloquem tmb as vossas conclusoes: "sou a a favor"; "n sou favor" pk... isto e akilo.

obg
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pedro-kun » Quarta Out 19, 2005 13:19

Concordo plenamente com a criação de um HCP PRO, bem como a "limpeza" do HCP normal (isto já é mais difícil)... refiro-me, claro está, à quantidade de posts relativos ao mesmo assunto que encontro ao pesquisar aqui no fórum... Depois, deparando-me com tantos resultados, fico com vontade de nao pesquisar nada daquilo (teria que ler TUDO, ou entao ter alguma sorte), e sinto-me tentado a criar um post novo, com o mesmo tema, mas ao qual sei que iriam responder à minha questão...

Portanto, seria bom ter um HCP Pro, no qual os gurus / gajos k percebem não só tirariam dúvidas, mas também falariam regularmente sobre coisas importantes, para evitar akeles posts frequentes "kual é o melhor conjunto as/av/fw???"

Um HCP Pro teria, como é obvio, acesso restrito para escrita (apenas os gurus) :) os noobs ficar-se-iam pelo HCP "normal" até demonstrarem serem dignos do Pro... e até lá, poderiam LER o Pro, mas questionar apenas no normal

(de qualquer maneira, o canal de irc está sempre lá para tirar duvidas rapidamente em vez de encher o fórum de tópicos-clonados)

Muito boa ideia, por acaso... têm o meu apoio! :)

(btw, eu sou um dos noobs!)
pedro-kun
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:21

Mensagempor gimbras » Quarta Out 19, 2005 13:24

Pois uso irc para poupar base de dados no forum.

Já ouve um membro k disse nao e 5 disseram sim, manifestem-se todos digam as vossas razoes.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor arkannis » Quarta Out 19, 2005 13:40

eu tambem concordo plenamente.

porquê? porque traria vantagens a ambas as "classes".
Os pros tinham a oportunidade de discutir assuntos realmente interessantes com pessoal que sabe responder e manter uma discussão civilizada (não é como actualmente acontece, em que quando se começa uma discussao benefica, aparece sempre alguem a mandar flames, a ofender, a por em causa os conhecimentos dos outros, sem argumentar a sua acusação...etc).

Por outro lado, os aprendizes, teriam oportunidade de ler informação de qualidade.

mas esta ideia tem um ligeiro problema.
do que são feitos os tópicos? maioria deles são duvidas, ora bem, se os membros do HCP Pro forem assim tão pros, ninguém tem duvidas, e é muito provavel que se torne um forum preaticamente morto.

é um pouco dificil de prever o resultado... mas sou a favor da experiencia, e na teoria, a ideia está muito boa.
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor X3non-RM » Quarta Out 19, 2005 17:20

Concordo plenamente. Acho que a comunidade do H.C.P. só ganha vantagens com isso. Os experts teriam opurtunidade de expor as suas opiniões e discutir sobre as mesmas, mas de uma forma respeitada e sábia, visto que todos são PRO's. Os noobs por sua vez têm a vantagem de poder aprender bastante com os experts sem que para isso os tenham que bombardear com perguntas mais que respondidas. Sim, porque por vezes começa a ser chato responder sempre à mesma coisa, sempre à mesma dúvida. Talvez seja por isso que muitos membros importantes se têm ausentado demasiado. Por estas razões estou plenamente de acordo com a ideia. :P

Quanto à natureza dos tópicos... O arkannis diz e bem que a maior parte das categorias do H.C.P. dizem respeito a dúvidas, por isso seria necessário criar categorias totalmente diferentes. Provavelmente iria tudo andar à volta da discussão das tecnologias de ponta, acabadas de sair, ou sobre extreme overclocking, etc... Assim como haveria também a secção de software dos PRO's... Mas isto são questões a discutir com o admin e os moderators.

X3nN
Editado pela última vez por X3non-RM em Quarta Out 19, 2005 22:03, num total de 1 vez.
X3non-RM
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Mai 25, 2005 20:52

Mensagempor Radeon Force » Quarta Out 19, 2005 19:38

O mais complicado será definir quem é pro ou nao.
Radeon Force
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Dez 20, 2003 12:05

Mensagempor Diltiazem » Quarta Out 19, 2005 19:41

A ideia pode até parecer boa, mas como já foi aqui exposto tem um problema de fundo: As dúvidas dos PRO's... isto porque os PRO's sabem que basta uma pesquisa na net ou nos fóruns do XS ou do Anand para encontrarem as dúvidas que têm, e portanto partir-se-ia mais para um fórum de discussão do que propriamente de dúvidas... o que não é necessáriamente uma má ideia, talvez até seja bom.

É uma sugestão que merece consideração, e que pode ser bastante positiva, mas que também pode não dar em nada. Vai exigir bastante empenho dos ditos membros PRO.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor Stu3s » Quarta Out 19, 2005 19:48

Sempre fui algo contra clubes privados em q so membros com cartão dourado entram lá ... dá-me um ar irritante de pseudo elitismo desnecessário.

Mas percebo o objectivo do que querem fazer, e de certo modo concordo em alguns pontos, discordo em outros.
Isto tem de ser mt bem pensado, para n ferir susceptibilidades nem funcionar de modo inverso, ou seja de q serve manter os membros antigos se os novos n aparecem? Assim tb n se evolui ...

Qt a chegar a pro, penso se isso deverá ser por numero de post/tempo de registo, e em casos muito excepcionais por proposta de membros pro aos moderadores e Adm q analisarão caso a caso.
Serem todos por merito é má ideia, pq vai gerar discussões e nos tb n temos tempo de andar a ver todos os membros do fórum, se bem q seria mais justo ... mas é impossivel.

Vamos ouvir mais opiniões ... !
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Diltiazem » Quarta Out 19, 2005 20:35

Stu3s Escreveu:Qt a chegar a pro, penso se isso deverá ser por numero de post/tempo de registo, e em casos muito excepcionais por proposta de membros pro aos moderadores e Adm q analisarão caso a caso.
Serem todos por merito é má ideia, pq vai gerar discussões e nos tb n temos tempo de andar a ver todos os membros do fórum, se bem q seria mais justo ... mas é impossivel.

O único problema de um sistema desses é que vai gerar ainda mais spam no HCP, pq toda a gente vai querer ter acesso ao "HCP Pro". Quanto à hipótese de se chegar por mérito, apesar de incentivar os posts de qualidade, também não me parece praticavel, pois irá sempre ferir susceptibilidades.

Este é o grande problema de um projecto deste género, escolher quem é ou não membro Pro.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor HidEaL » Quarta Out 19, 2005 20:35

Sinceramente, e não querendo parecer outro "velho do Restelo", acho que está tudo muito bem assim. Eu pelo menos vejo mais problemas que vantagens, e só para enunciar umas poucas desvantagens (que já foram em grande parte referidas):

:arrow: Menor afluência de novos membros ao fórum. Quer se queira quer não, é quase sempre um ponto negativo. Lembrem-se, até os ditos "PRO's" (desculpem-me as aspas mas não gosto do termo, mesmo que possa ser bem aplicado) tiveram que entrar em alguma altura no campeonato e por alguma razão aprenderam e por alguma razão se mantiveram.

:arrow: Quem é "PRO" afinal?.. Já muita gente colocou neste tópico essa questão, e possíveis maneiras de destinguir os participantes do HCP Pro dos não participantes. Sinceramente, não acho nenhuma eficaz... Só mesmo se fosse discutido pela administração e moderação, como aliás já foi sugerido, mas meus amigos, para além de não terem "7 olhos" sobre todos os tópicos, têm mais que fazer apesar de tudo, desculpem-me a frontalidade... :roll: Mas isso digo eu.

:arrow: Esses ditos membros "PROs" irão fazer o quê precisamente no HCP Pro? Pôr dúvidas? Que dúvidas?.. É certo que todos temos dúvidas, mas como o Diltiazem disse, normalmente quem é mais "PRO" desenrrasca-se com o amigo Google. O que poderá existir eventualmente , e falo agora a título de exemplo, são discussões de Overclock mais avançadas técnicamente, ou discussão sobre novidades tecnológicas mais avançadas, ou sobre diversos assuntos como estes, nos quais, e atenção agora, já quase só os ditos "PRO's" é que participam.

Mas tal como o Stu3s, e aproveito para frisar que partilho completamente a opinião dada por ele no primeiro paragráfo do seu post, também compreendo o objectivo desta acção. Mas acho que está sempre inerente a um fórum destas dimensões ter cada vez mais spammers e mais incumpridores de regras, e, não menos importantes, não utilizadores do Google.
E agora quanto aos membros mais antigos que volta na volta deixam de participar mais activamente, bem, compreendo perfeitamente. E isto acontece principalmente porque os membros mais "PRO's" são normalmente de idade mais adulta e nem sempre (arrisco-me a dizer na maioria das vezes) têm uma vida associada à informática que lhes permita estar cá sempre. É certo que muitos dos membros mais recentes também levam a que o afastamento aconteça, por razões que todos sabemos, mas acho que principalmente os mais "PRO's" só participam nos tópicos que acharem por bem e não se dignam a responder a flamezecas da treta que eventualmente surjam.

Se quiserem fazer a experiência, nada a opôr (aliás, que poder de voto significativo terei eu?)... Mas se querem prognósticos, acho que mais tarde ou mais cedo se torna numa conversa da treta 2. Não sei justificar bem o porquê, mas é um feeling.

Just my 2 cents (quase 1€, dado o tamanho do post :P)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Pboavida » Quarta Out 19, 2005 20:46

Acho que é uma ideia excelente.

E, para começar pedia aos Gurus que, com um bocado de paciência fossem ver os posts deste forum, os que acharem mais relevantes e os movessem para esse novo a criar, porque pesquisando já há muita informação sobre os mais variados temas.

Infelizmente, e por mim também falo, o ppl é pregiçoso e prefere abrir um novo tópico, em vez de pesquisar.
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Out 19, 2005 21:10

Então By By... :cry:

Bem sei que é frustrante encontrar post's sem o mínimo de informação, sem terem goglado nem pesquisado primeiro, (se bem que as pesquisas aqui deixam muito a desejar).
No entanto esse particionamento deixa os que não percebem a ponta dum corno a falar uns com os outros (Yá 8) Bué :lol: QuÉ :? Oquei 8O) enquanto que os que percebem bué perguntam o quê uns aos outros ? (É pá o meu sistema está todo a funcionar) - (Porreiro o meu também) - (Ainda há dias tive aqui um problema mas rapidamente o solucionei 8) )

Agora a sério. Não será melhor umas limpezas (Trabalho), uns avisos (Mais trabalho) por forma a melhorar o Forum ?

Mas tudo bem agente cá se desenrasca. :P
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes