cyberj Escreveu:Penso que está na pagina da zapp e disseram-me na fnac... mas estava esgotado, estavam à espera de uma nova remessa.
Pelo que percebi, aumenta em 5db a potencia.... mas gostava era de saber na pratica...
Boas cyber
A antena que é vendida pela Zapp/fnac/etc é uma antena monopolo com o comprimento de 17 cm portanto com cerca de 1/4 de onda, pois o comprimento de onda para a rede Zapp é de 300/455=66 cm.(a frequência média da rede Zapp é cerca de 455 MHz aprox.)
Como um dipolo de 1/4 de onda tem um ganho relativamente ao elemento isotropico de 2,15 dBi, o mais que o monopolo terá é cerca de 1,5 dBi (dB em relação ao elemento isotropico).
Resumindo, não sei se é por indicação da Zapp ou apenas por ignorância, o que os srs da fnac/etc afirmam quando dizem que a antena que vendem tem 5 dBi (
se é que afirmam) é pura e simplesmente impossivel, para não usar outra palavra mais forte. Uma antena com 5 dBi seria concerteza um bocadinho mais comprida....
E de resto o facto de passarmos de aprox. 0.5 dBi(antena original do Z010) para 1.5 dBi da nova antena tras como resultado muita gente desiludida, embora existam sempre clientes satisfeitos. É que o ganho de 1 dB não é nada que se note muito.
Outra questão é a potência do transmissor versus a potência radiada. A potência radiada, por vezes chamada Potencia Aparente Radiada é igual á potência do transmissor, menos as perdas nos cabos mais o ganho da antena. É esta potencia radiada que interessa, daí por vezes termos necessidade de antenas directivas ou YAGI, que concentram a pequena potência emitida pelo transmissor numa pequena região do espaço, melhorando as perfomances da comunicação.
Relativamente à questão de o CDMA450 ser ou não ser G3, remeto para este link:
http://www.cdg.org/technology/3g/cdma450.asp
Este link faz parte do site oficial do CDMA do qual faz parte igualmente o UMTS usado pelas antigas operadoras GSM e dissipará todas as dúvidas.
É que meus amigos, anda por aí muita desinformação a circular, que não é apenas desconhecimento. Ao fim ao cabo, a Zapp é capaz de estar a incomodar muita gente, que já estava sentada no banquete da 3G.
Resumindo, o CDMA450, o WCDMA e o UMTS, fazem parte da mesma familia tecnologica e são obviamente todos eles 3G.
Vão lá, leiam, e se quiserem comentar, têm este vosso amigo ao dispor.
XP