Zapp da Radio movel

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Asgorath » Segunda Jul 31, 2006 20:26

Hoje recebi a antena externa a ja a estive a experimentar tenho rede ao maximo antes so tinha 1 traço e consigo fazer downloads embora algo lento um ficheiro de 1.2Mb em 17 minutos :) Estou a 26 km de distancia de uma zona evdo, pings min 680ms , max 682ms , avg 681ms

Jorge
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
Asgorath
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45

Mensagempor jorge teixeira » Quinta Ago 03, 2006 11:36

ja viram o site todo pipi da zapp ?? floribela style.. lool..finalmente ja falam do z020 no site.. ja usei um e digo nao gosto nao gosto.. nao tem o visor do z010.. antenas internas nao me agradam.. agora o facto de nao ter stresses com os core duo é mt bom para alguns..
Imagem
jorge teixeira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 13, 2006 11:06

Mensagempor cyberj » Quinta Ago 03, 2006 12:56

jorge teixeira Escreveu:ja viram o site todo pipi da zapp ?? floribela style.. lool..finalmente ja falam do z020 no site.. ja usei um e digo nao gosto nao gosto.. nao tem o visor do z010.. antenas internas nao me agradam.. agora o facto de nao ter stresses com os core duo é mt bom para alguns..

Bem em relação ao novo site... nossa senhora....

Em relação ao novo equipamento, liguei para lá e disseram-me que a captação de rede é muito superior à do antigo..... e que a troca de um pelo outro fica em 70€,,,,,,

não me parece... que vá trocar
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor jorge teixeira » Quinta Ago 03, 2006 13:40

eu a impressao que tenho do novo equipamento é um bom bocado má..mas tambem eu tive a trabalhar com ele durante 1/2 horas..nao gosto do software do z020.. tb esta mt ao estilo floribela, e o facto de ele sem o charge boster começar a dar erros a dizer que a ligação pode ir abaixo nao me agradou..
Imagem
jorge teixeira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 13, 2006 11:06

Mensagempor c00jz3r0 » Terça Ago 08, 2006 17:34

Viva,

Comprei o kit da Zapp à cerca de 1 semana...
Infelizmente tenho problemas de sinal...

Essa antena de que falam e que está na FNAC realmente vai melhorar a rede? Como é que sei que não é aquela que já vem no meu modem? É fácil de colocá-la?
c00jz3r0
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mar 12, 2006 12:42

Zapp da Radio Movel

Mensagempor xp99to » Quinta Ago 10, 2006 2:48

cyberj Escreveu:Penso que está na pagina da zapp e disseram-me na fnac... mas estava esgotado, estavam à espera de uma nova remessa.

Pelo que percebi, aumenta em 5db a potencia.... mas gostava era de saber na pratica...

Boas cyber

A antena que é vendida pela Zapp/fnac/etc é uma antena monopolo com o comprimento de 17 cm portanto com cerca de 1/4 de onda, pois o comprimento de onda para a rede Zapp é de 300/455=66 cm.(a frequência média da rede Zapp é cerca de 455 MHz aprox.)
Como um dipolo de 1/4 de onda tem um ganho relativamente ao elemento isotropico de 2,15 dBi, o mais que o monopolo terá é cerca de 1,5 dBi (dB em relação ao elemento isotropico).
Resumindo, não sei se é por indicação da Zapp ou apenas por ignorância, o que os srs da fnac/etc afirmam quando dizem que a antena que vendem tem 5 dBi (se é que afirmam) é pura e simplesmente impossivel, para não usar outra palavra mais forte. Uma antena com 5 dBi seria concerteza um bocadinho mais comprida....
E de resto o facto de passarmos de aprox. 0.5 dBi(antena original do Z010) para 1.5 dBi da nova antena tras como resultado muita gente desiludida, embora existam sempre clientes satisfeitos. É que o ganho de 1 dB não é nada que se note muito.

Outra questão é a potência do transmissor versus a potência radiada. A potência radiada, por vezes chamada Potencia Aparente Radiada é igual á potência do transmissor, menos as perdas nos cabos mais o ganho da antena. É esta potencia radiada que interessa, daí por vezes termos necessidade de antenas directivas ou YAGI, que concentram a pequena potência emitida pelo transmissor numa pequena região do espaço, melhorando as perfomances da comunicação.

Relativamente à questão de o CDMA450 ser ou não ser G3, remeto para este link: http://www.cdg.org/technology/3g/cdma450.asp

Este link faz parte do site oficial do CDMA do qual faz parte igualmente o UMTS usado pelas antigas operadoras GSM e dissipará todas as dúvidas.
É que meus amigos, anda por aí muita desinformação a circular, que não é apenas desconhecimento. Ao fim ao cabo, a Zapp é capaz de estar a incomodar muita gente, que já estava sentada no banquete da 3G.

Resumindo, o CDMA450, o WCDMA e o UMTS, fazem parte da mesma familia tecnologica e são obviamente todos eles 3G.
Vão lá, leiam, e se quiserem comentar, têm este vosso amigo ao dispor.

XP
xp99to
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 19:09

Mensagempor cyberj » Quinta Ago 17, 2006 16:32

Boas;

a informação dada por ti é muito boa...... Parabens...
No entanto, não tenho conhecimentos suficientes a nivel de Electronica para perceber algumas das coisas que disses-te.

No entanto, pergunto.... na tua opnião, qual a melhor maneira para aumentar o sinal?

Lembro-me à uns anos, de o meu pai trocar a sua antena de CB convencional, por um "Passe em frente" caseiro com as medidas certas e propocionais à estação Palomar que tinha.... será possivel fazer o mesmo para o telemodem da zapp?

Obrigado
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

ANTENAS, AMPLIFICADORES E COMPª LDª

Mensagempor xp99to » Sábado Ago 19, 2006 0:20

Boas

Há 2 maneiras de melhorar as comunicações. Uma é aumentar a potencia radiada, a outra é melhorar a relação sinal/ruido da recepção com um receptor com melhor sencibilidade.
A potencia radiada pode ser aumentada amplificando a potencia do transmissor ou aumentando o ganho da antena, ou o que é mais correcto a sua direccionalidade.
No caso das redes moveis a 1ª hipotese está fora de causa porque tratando-se de sistemas bidireccionais/duplex, ao contrario da Banda do Cidadão, o sistema emite e recebe praticamente em simulteo, os amplificadores são muito caros.
Restanos aumentar a direccionalidade que é a capacidade que uma antena tem de concentrar a sua energia num determinado angulo solido (3D), tal como os farois de longo alcance de um carro concentram a energia luminosa da lampada que têm dentro, que doutro modo não iluminaria mais do que uma distancia de 1 ou 2 m, emboa o fizesse em todas as direcções o que obviamente não é desejavel quando se esta na estrada.
Portanto o que há a fazer é arranjar antena que consiga concentrar na direcção do site do ISP o maximo de energia e se possivel colocar essa antena fora de casa para nos libertarmos da atenuação causada pelo betão armado.
As antenas passo em frente para os 27 MHz da CB, era uma solução economica, pois podia ser feita pelo amador e era um dipolo em que o elemento vertical de aluminio tinha cerca de 2,8 m (1/4 de onda para a frequencia de 27 MHz) e o elemento inclinado para baixo era assim colocada para melhor adaptar a impedancia da antena aos 50 OHM de impedancia de saida do transmissor e da linha de transmissão.

Para outras bandas as dimensões das antenas têm a ver com o comprimento da onda e portanto a frequencia de trabalho. No caso do UMTS (3G da Vodafone, TMN e Optimus) como a frequência é de cerca de 2100 MHz o comprimento da onda é de 14 cm logo uma antena de 1/4 de onda terá 3,5 cm, enquanto que o "passo em frente tinha 2,8 m. Ja para a Zapp como trabalha nos 460 MHz o 1/4 de onda será de 17 cm.

Concluindo, para que tenhas velocidade na Internet tens que aumentar o sinal de Radio Frequencia que chega ao teu card/telemodem, com uma antena com bom ganho. Para a Zapp, conheço e basta googlares a frase antenas zapp para aparecer. No caso do UMTS, creio que alguns operadores oferecem antenas com 2 dBi que no entanto se o sinal for fraco não resolve.
Espero ter ajudado e ter aumentado os teus conhecimentos sobre este tema. Aos outros colegas menos interessados nesta questão, peço desculpa pelo tempo que lhes ocupei a lerem este post.

X P
METRALHAS nunca mais !!!
xp99to
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 19:09

Anterior

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes