bom, talvez eu seja um pouco abusado nos downloads e uploads, porque eu uso intensivamente a minha ligação, se não conseguiria viver ser limites de tráfego, talvez por isso vos compreenda um pouco, por causa do traffic shaping e limites de tráfego.
ainda não passei os 400GB de tráfego por mês, mas anda lá perto, o normal é entre 100 a 200GB. tenho uma vpn com várias pessoas/entidades, e também faço edição de vídeo, que depois envio e recebo largas quantidades de dados, para além de sacar tudo quanto é demos de novos jogos, que também sou aficionado, também costumo ouvir rádio e tv na internet em streaming, nunca desligo, porque estou habituado não ter limites. é pena é ter apenas 256k de upload no isp, porque estoua receber da central 6.5Mbit/786Kbit.
sinceramente, creio que o facto de portugal ter limites é um pouco mau , eu desconheço que existam limites de tráfego em mais nenhum país da europa.
dá-me a sensação que temos de receber um tratamento diferente e não gosto da sensação.
se formos falar que portugal gosta de gastar o seu tráfego na ilegalidade, então que falar da holanda, com seeders de 100Mbit/100Mbit (up/down), e lá não tem limites de tráfego...
e não são assim tão poucos quanto isso!
poderíamos falar da sustentabilidade do crescimento da internet, pois bem, falemos, então, aqui pagamos 8152/384Kbps com limites de tráfego por 48€
na mesma referida holanda 100Mbit sem limites de tráfego custam 15€... é certo que as infraestruturas estrangeiras estão muito mais avançadas e que a sua economia é muito mais forte do que a nossa, mas não é apenas por causa de utilizarmos muita largura de banda que o VoIP anda com desfasamento, como eu creio ter lido por aqui algures, é também porque não temos ainda infraestruturas suficientes para que haja uma boa qualidade de rede.
e já agora falemos de QoS, ainda bem que existe, e espero que evolua! creio ter ouvido falar por aqui também alguém que não me recordo, que tenha dito algo contra o Quality of Service. pois bem, é o quality of service que permite a qualidade dos pacotes e a sua rapidez e eficácia. o meu router suporta QoS, e é essencial dentro da VPN.
no entanto, eu creio que portugal está a crescer na Internet e é bom que assim seja, embora todos os dias ouçamos que temos que viver com limites de tráfego.
penso que cada um é livre de utilizar a internet para o que queira, pois para isso paga, dentro daquilo que assinou no contrato, é claro, se não foi lido, então essas pessoas nem contam, para o que estou a dizer.