[RESOLVIDO] ADSL interfere com o intercomunicador do prédio.

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

[RESOLVIDO] ADSL interfere com o intercomunicador do prédio.

Mensagempor Manuela » Terça Mar 04, 2008 15:28

Olá Pessoal.
Estou com um problema bem grande que provavelmente só fica resolvido por quem souber um bocado de electrónica. Passo a explicar.
Recentemente mudei de casa e como tal tive de instalar a linha telefónica e o ADSL no novo apartamento.
Depois de o técnico da empresa subcontratada pela PT ter instalado a linha telefónica, activei o ADSL do sapo e fiquei à espera da comunicação de que o serviço já estava activo.
Ao usar o telefone verifiquei que a linha tinha muito ruído e algum feedback mas nem sequer liguei.
Depois de receber a sms a dizer que o ADSL já estava activo, liguei o telefone e o router (filtros instalados e a funcionar correctamente) e ao configurar o router verifiquei que ele não estava a sincronizar. Após várias tentativas e experiências, dei conta que o router só sincronizava e por consequência a internet passava a funcionar, quando fazia uma chamada com o telefone. Assim que desligava a chamada, a net ia à vida e o router deixava de sincronizar.
Chamada para a Sapo.
Consequência: Técnico em minha casa.
Resultado: O técnico descobriu que o intercomunicador (aquilo que toca quando tocam à campainha da porta do prédio) usava a mesma linha telefónica do que o telefone e era isso que estava a causar o problema. Verificamos também que o intercomunicador não era mais do que um telefone e que quando estava tudo ligado, quando alguém tocava à minha campainha, não só tocava o telefone como o intercomunicador e que ambos davam para falar com quem estivesse à porta (nunca consegui descobrir como é que se abria a porta, portanto se alguém souber...). Após desligar numa caixa o intercomunicador, a linha ficou a sincronizar e sem ruído mas ainda com algum feedback.
Agora tenho a net e telefone a funcionar bem mas não sei se me tocam à porta para além de que tinha que ir sempre à entrado do prédio abrir a porta. O que como podem imaginar causa alguns transtornos.
O técnico da PT disse que o problema da linha ficava resolvido mas que não sabia como resolver o problema do intercomunicador.
Tentei falar com o condomínio mas ainda não obtive resposta.
O que pretendo é que, se alguém souber, que me dê uma ajuda.
Este é o Intercomunicador (um Olympia Tosca se não me engano):
Imagem
Esta foi a caixa onde o técnico desligou o intercomunicador (a linha do telefone tb passa nesta placa): Várias imagens do mesmo
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

O intercomunicador estava ligado da seguinte maneira:
Estes fios (acho que eram estes):
Imagem
Estavam ligados em S1 e S3:
Imagem

Alguém sabe como posso por isto a funcionar direito?

Obrigado

M
Editado pela última vez por Manuela em Quinta Mar 13, 2008 18:28, num total de 1 vez.
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 02, 2005 20:02

Mensagempor alr_tech » Terça Mar 04, 2008 16:29

boas

esse Olympia Tosca é um telefone simples, o segredo está nesse adaptador...
penso que se instalares um /filtro nele já deve dar..

esse adaptador recebe o sinal do porteiro e activa os telefones....

por isso é necessário identificar...
fios vermelho e preto ? alimentação??
azul e amarelo?

onde ligam, vém etc...

os fios brancos são de, telefones..?

quantos anos tem a casa..
não tinha já pré instalação de telefone?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Manuela » Terça Mar 04, 2008 18:26

Olá

Lá fui abrir novamente as caixas e aqui está o que consegui descobrir:

A: Fios do intercomunicador (preto/vermelho/azul/amarelo - não sei para o que servem) quem vêm do corredor do prédio. Não estão ligados a nada neste momento.Imagem Imagem

B: Presumo que sejam os fios da linha telefónica que vem do exterior.Imagem Imagem

C: Fios que vão da placa até à tomada da linha telefónica onde está ligado o filtro e depois o telefone e o router. Imagem Imagem

A casa tem 7 anos e a cablagem já estava instalada. Agora foi só activada.

Cumps

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor wolf » Terça Mar 04, 2008 18:52

Que grande salsada de ligações :S

mas diz-me uma coisa quando recebes uma chamada o interlocutor ainda toca ??? ou já não dá qualquer sinal, é que se tocar é porque o interlocutor e o telefone usam os mesmo fios o que não havia de acontecer acho eu :S

trocas-te o B com o C na descrição

quanto a placa de transformação essa verde, eu ia ver se esse modelo serve para essas duas funções isto é se tem dois sistemas separados, se tiver, depois fica um para o telefone e outro para o interlocutor.

mas acho que vais ter de passar fios uns para o telefone e outros para o interlocutor.

Mas o melhor era chamares um técnico ai a casa.
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor Manuela » Terça Mar 04, 2008 20:00

wolf Escreveu:Que grande salsada de ligações :S

mas diz-me uma coisa quando recebes uma chamada o interlocutor ainda toca ??? ou já não dá qualquer sinal, é que se tocar é porque o interlocutor e o telefone usam os mesmo fios o que não havia de acontecer acho eu :S

Antigamente tocava mas o técnico da pt desligou o interocutor. Ele disse que usavam os mesmos fios.

wolf Escreveu:trocas-te o B com o C na descrição
Acho que é como eu disse, mas...

wolf Escreveu:quanto a placa de transformação essa verde, eu ia ver se esse modelo serve para essas duas funções isto é se tem dois sistemas separados, se tiver, depois fica um para o telefone e outro para o interlocutor.
Como vejo isso?

wolf Escreveu:Mas o melhor era chamares um técnico ai a casa.

Que tipo de técnico é este??

Obrigado

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor wolf » Quarta Mar 05, 2008 11:09

Eu não te posso ajudar muito mas informações sobre o modelo da placa, deve ser possível ver na própria placa como a marca dela, o numero de série, o modela da placa, depois vais ao site da marca e procuras por esse tipo de placa, se existir site.

Quanto a troca de fios eu disse que tinhas trocado a legenda porque os fios que vêm do exterior são esses três grossos com o fio de cobre não esses 4 fininhos. Em minha casa só tenho 2 desses três ligados o terceiro esta a solta mas também aquilo já tem uns anos e a placa não tem nada a ver com essa.

Quanto ao tipo de técnico não sei, lamento :S

Cumprimentos
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor Manuela » Quarta Mar 05, 2008 17:28

Olá.
O modelo da placa é tectel bpas icp224 (acho eu) mas não encontro nada na internet.
Cumprimentos.

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 07, 2008 13:43

boas

obrigado pelas imagens e desculpa pelo atraso...
mas, não sei porquê o yahoo estava a tratar-me as msg do forum como spam...

caso A:
bém esses fios que mostras (1ª imagem) devem ter tensão e deviam ser para alimentar um trasformador para o video porteiro.
se tiveres um multimetro deves poder verificar isso, coloca em 250 AC.
o amarelo e verde é terra...

os fios fininhos é que são de telecomunicações...

a 2ª imagem deve ser um cabo rita dos telefones. 4 fios, que servem para abrir a porta e o outro par, para o som...
granda "ténico" que foi aí a casa...

valida ainda na caixa onde ligas o telefone normal que tipo de fios usa.

caso B
bém, tenta desmontar o telefone Olympia Tosca, a ideia é identificar os fios que saem de lá...
importante...

tb interessa validar que fios brancos e grossos são esses, são quantos 3?
por isso interessa saber que fios usa a tua ligação ao telefone normal..

é que uma ligação de telefone normal analógico só necessita de dois...

os condensadores estão aí apenas para protecção e filtro.. as resistencias apenas para descarregar os condensadores...

em resumo o ténico, apenas aumentou a confusão...
ele apenas devia ter separado a linha telefónica do porteiro...

resumindamente, apenas tens de ligar os fios da pt aos fios que vão para os teus telefones e refazer as ligações ao porteiro...

os códigos que lá estão não dizem nada, tenta entrar em contacto com o condominio e saber quem instalou o porteiro para refazer as ligações...
a ideia é reactivar o porteiro e separar as duas instalações, não montar o esquema antigo..

já agora vê se consegues tirar uma fotografia ao PCB, de modo a se verem as pistas de cobre..

enfim...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Manuela » Sexta Mar 07, 2008 16:59

Olá.
alr_tech Escreveu:boas

obrigado pelas imagens e desculpa pelo atraso...
mas, não sei porquê o yahoo estava a tratar-me as msg do forum como spam...

Não há crise e não tens de agradecer

alr_tech Escreveu:caso A:
bém esses fios que mostras (1ª imagem) devem ter tensão e deviam ser para alimentar um trasformador para o video porteiro.
se tiveres um multimetro deves poder verificar isso, coloca em 250 AC.
o amarelo e verde é terra...

Sim. Não tenho multímetro mas sei que estes fios são de tensão...

alr_tech Escreveu:os fios fininhos é que são de telecomunicações...

Presumo que estejas a falar dos fios vermelho/preto/azul/amarelo. Acho que são os do intercomunicador

alr_tech Escreveu:a 2ª imagem deve ser um cabo rita dos telefones. 4 fios, que servem para abrir a porta e o outro par, para o som...
granda "ténico" que foi aí a casa...
Qual é o par do som e o para abrir a porta? Onde ligam?... Sim... Deve ter sido um técnico muito competente....

alr_tech Escreveu:valida ainda na caixa onde ligas o telefone normal que tipo de fios usa.

Qual caixa? Onde o telefone liga à tomada na parede ou na caixa onde tem a placa?

alr_tech Escreveu:caso B
bém, tenta desmontar o telefone Olympia Tosca, a ideia é identificar os fios que saem de lá...
importante...

Cá está... Imagem

alr_tech Escreveu:tb interessa validar que fios brancos e grossos são esses, são quantos 3?
por isso interessa saber que fios usa a tua ligação ao telefone normal..

São os fios que estão ligados em S1, S2 e S3 na placa. Daí descem a parede e vão ter onde se liga a tomada do telefone. O S1 e S3 ligam em 3 e 4 (não sei ao certoa ordem)da tomada da parede e o S2 na posição 2.

alr_tech Escreveu:é que uma ligação de telefone normal analógico só necessita de dois...

os condensadores estão aí apenas para protecção e filtro.. as resistencias apenas para descarregar os condensadores...

em resumo o ténico, apenas aumentou a confusão...
ele apenas devia ter separado a linha telefónica do porteiro...

Se tu o dizes...

alr_tech Escreveu:resumidamente, apenas tens de ligar os fios da pt aos fios que vão para os teus telefones e refazer as ligações ao porteiro...

Como faço isso?

alr_tech Escreveu:já agora vê se consegues tirar uma fotografia ao PCB, de modo a se verem as pistas de cobre..

PCB??? que é isso? :)

Cumps

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Sábado Mar 08, 2008 22:35

boas

em relação ao Olimpia...
como deves reparar é um telefone normalíssimo...
o conector de cima, só usa dois fios... (como já te tinha dito..)
já podes fechar o dito não é mais necessário mantê-lo aberto...
então tens um fio que liga ao telefone (com ficha rj11) entra na parede e vai ligar a essa placa é isso... ?
descobre quais os fios...

em relação ao teu telefone normal...
tb deve usar ligação rita, com ficha rj11 ?
se for o caso abre a caixa e inspecciona...
pretende-se saber quais os fios usados... a ideia é saber se esses fios brancos grosso ligam lá...

PCB - Do inglês "Printed Circuit Board", tradução: Circuito impresso.
:D

ou seja a placa, mas dos lado das pistas..

quanto qual o par...
não sei só vendo inloco...
isso, ninguém te pode ajudar á distancia....

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Manuela » Domingo Mar 09, 2008 0:26

Olá.
Obrigada pela paciência...

Fiz este desenho para tentar demonstrar melhor isto
Imagem

e cá está o PCB :)

Imagem

Esta é a tomada de parede.
Os dois fios soltos (vermelho e verde) são os que ligam ao intercomunicador.

Imagem

Obrigado

M
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 10, 2008 16:04

boas

carissima...
já tinha visto coisas esquisitas...
mas, confusões dessas, até com fios descarnados.. 8O

bate tudo aquilo que vi até agora... :roll:

estava convencido, que os fios grossos fossem da PT...
enganei-me....
afinal é apenas uma montagem a dar para o esquisito, diria mesmo surreal..

estou farto de olhar para as fotos e ainda não entendi de onde entra o sinal da PT, nem para que servem esses fios todos ....

um telefone normal só usa 2, os outros dois para montagens especificas, mas, que a maioria dos telefones não usa... (poder-se ia pensar que se poderia usar os 2 livres para o porteiro electrico (o trinco), mas então para que servem esses mais grossos??)

assim, para essa tomada rita (rj11) apenas deviam chegar 2 fios....
no max 4 (embora só dois seja usados...)
que aliás estão lá.. não consigo pelas fotos precisar quais....

sem dúvida que esse telefone Olimpia, deveria ser ligado aos fios do intercomunicador.... o problema é que são quatro, por isso essa montagem esquisita, mais a board...
mas mesmo assim, temos um problema... tu dizes que do olimpia saem 2 fios, deveriam ser 4 (os outros dois seriam usados para activar o porteiro)... o que me leva a pensar que o antigo dono andou a mexer aí e tinha um telefone especial... :?

ora a board.... a sua funcionalidade seria a de misturar os dois sinais, o do porteiro e do telefone, de modo a de que qualquer telefone se pudesse saber quem estava lá embaixo e abrir a porta...
mas, o filtro que lá está, deve parar o sinal do ADSL....

por isso o tipo da PT andou lá a mexer e ainda piorou as coisas...

em resumo...
vais ter de chamar um técnico competente para te resolver esse imbróglio...
1º determinar de onde vem o sinal da PT, importante
tens mais tomadas de telefone em casa?, percorre as ditas a ver se alguma recebe um cabo de fora, o sinal da PT

reparei que à placa chega um cabo com 5 fios, determinar de onde...
essa casa tem sistema de som distribuido...??? ou central telefónica externa?

já entendo que o conector de 6 fios da placa, é aquele que faz a mistura dos sinais dos dois telefones...

para a montagem ser bém feita tem de se separar os fios da Pt, ligar aos fios centrais da rj11. Poderás usar ou não um filtro de protecção, atenção que tem de ser um que permita a passagem do sinal do ADSL.

depois, identificar bém os fios do porteiro electrico e ligar ao telefone Olimpia...

desculpa, não podermos ajudar mais, mas, essa montagem está demasiado confusa, sem uma inspecção a todo o circuito desde a porta da rua até tua casa e dentro dela....
vais ser dificil resolver o teu problema...

é chato, mas, vais ter de procurar e contratar um electrecista competente...
senão não te safas...

:idea:
(procura primeiro um sistema de descodificação em tua casa.... pelo sim pelo não fala com os outros condóminos... surgiu-me agora a ideia, de que o porteiro em vez de um contacto simples, pode ser activado por um código digitado no teclado do telefone... identifica bém isto...)

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Manuela » Segunda Mar 10, 2008 18:29

Olá

alr_tech Escreveu:boas

carissima...
já tinha visto coisas esquisitas...
mas, confusões dessas, até com fios descarnados.. 8O

Pois... Só a mim...

alr_tech Escreveu:estava convencido, que os fios grossos fossem da PT...
enganei-me....
afinal é apenas uma montagem a dar para o esquisito, diria mesmo surreal..

Pelo que me parece, esses cabos, levam o sinal da PT da placa até à tomada

alr_tech Escreveu:estou farto de olhar para as fotos e ainda não entendi de onde entra o sinal da PT, nem para que servem esses fios todos ....

Pelo que estive a ver, o sinal da PT entra na placa em E1 até E5.

alr_tech Escreveu:assim, para essa tomada rita (rj11) apenas deviam chegar 2 fios....
no max 4 (embora só dois seja usados...)
que aliás estão lá.. não consigo pelas fotos precisar quais....

A esta tomada chegam 6 fios (verde/branco/laranja/vermelho/preto/azul). mas aqueles 3 grossos da placa. Estive a ver outras tomadas da casa e a única diferença entre elas e a tomada da entrada é que não têm os tais três fios brancos grossos.

alr_tech Escreveu:sem dúvida que esse telefone Olimpia, deveria ser ligado aos fios do intercomunicador.... o problema é que são quatro, por isso essa montagem esquisita, mais a board...
mas mesmo assim, temos um problema... tu dizes que do olimpia saem 2 fios, deveriam ser 4 (os outros dois seriam usados para activar o porteiro)... o que me leva a pensar que o antigo dono andou a mexer aí e tinha um telefone especial... :?

O antigo dona não andou a mexer em nada porque isto era um apartamento de férias. Ele vinha para cá muito pouco.
Acho que o problema é que o intercomunicador (que deveria ligar aos 4 fios da placa), liga através de dois fios, por cima de outros já existentes na tomada rj11. Aqui, o sinal deve ficar todo atrapalhado e confundido. Penso eu.

alr_tech Escreveu:por isso o tipo da PT andou lá a mexer e ainda piorou as coisas...

Estou tramada.... Ou net ou porteiro :(

alr_tech Escreveu:reparei que à placa chega um cabo com 5 fios, determinar de onde...
essa casa tem sistema de som distribuido...??? ou central telefónica externa?

Exactamente. Fui ao hall do andar do meu corredor e encontrei uma caixa com isto lá dentro.
Imagem
Presumo que seja a tal central telefónica (e talvez do intercomunicador) e os tais 5 fios, partem daqui e vão ter à placa dentro de minha casa

Vou tentar falar com um dos condóminos para saber como isso funciona o intercomunicador.
Depois vou tentar encontrar um electricista e ver isto.

Assim que tiver mais novidades, comunico

Cumps,

M

Mais info: http://www.acifarfisa.it/db/scheda_prodotto_eng.php?codice=FT11D
Manuela
Membro de Prata
Membro de Prata

Re: ADSL interfere com o intercomunicador do prédio.

Mensagempor varejo » Terça Mar 11, 2008 0:47

Manuela Escreveu:Olá Pessoal.
Estou com um problema bem grande que provavelmente só fica resolvido por quem souber um bocado de electrónica. Passo a explicar.
Recentemente mudei de casa e como tal tive de instalar a linha telefónica e o ADSL no novo apartamento.
Depois de o técnico da empresa subcontratada pela PT ter instalado a linha telefónica, activei o ADSL do sapo e fiquei à espera da comunicação de que o serviço já estava activo.
Ao usar o telefone verifiquei que a linha tinha muito ruído e algum feedback mas nem sequer liguei.
Depois de receber a sms a dizer que o ADSL já estava activo, liguei o , telefone e o router (filtros instalados e a funcionar correctamente) e ao configurar o router verifiquei que ele não estava a sincronizar. Após várias tentativas e experiências, dei conta que o router só sincronizava e por consequência a internet passava a funcionar, quando fazia uma chamada com o telefone. Assim que desligava a chamada, a net ia à vida e o router deixava de sincronizar.
Chamada para a Sapo.
Consequência: Técnico em minha casa.
Resultado: O técnico descobriu que o intercomunicador (aquilo que toca quando tocam à campainha da porta do prédio) usava a mesma linha telefónica do que o telefone e era isso que estava a causar o problema. Verificamos também que o intercomunicador não era mais do que um telefone e que quando estava tudo ligado, quando alguém tocava à minha campainha, não só tocava o telefone como o intercomunicador e que ambos davam para falar com quem estivesse à porta (nunca consegui descobrir como é que se abria a porta, portanto se alguém souber...). Após desligar numa caixa o intercomunicador, a linha ficou a sincronizar e sem ruído mas ainda com algum feedback.
Agora tenho a net e telefone a funcionar bem mas não sei se me tocam à porta para além de que tinha que ir sempre à entrado do prédio abrir a porta. O que como podem imaginar causa alguns transtornos.
O técnico da PT disse que o problema da linha ficava resolvido mas que não sabia como resolver o problema do intercomunicador.
Tentei falar com o condomínio mas ainda não obtive resposta.
O que pretendo é que, se alguém souber, que me dê uma ajuda.
Este é o Intercomunicador (um Olympia Tosca se não me engano):
Imagem
Esta foi a caixa onde o técnico desligou o intercomunicador (a linha do telefone tb passa nesta placa): Várias imagens do mesmo
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

O intercomunicador estava ligado da seguinte maneira:
Estes fios (acho que eram estes):
Imagem
Estavam ligados em S1 e S3:
Imagem

Alguém sabe como posso por isto a funcionar direito?

Obrigado

M

Boas
1º esse telefone Olympia Tosca, é um telefone normal e não um intercomunicador portanto terás de ter um intercomunicador da farfisa para isso poder funcionar.

2º a placa verde que na realidade é um BPA (bloco privativo de assinante) onde está a ligar o cabo de 2 pares (branco azul, branco laranja) TVHV nas entradas E1 E2 E3 E4, e nas saidas S1 S2 S3 com cabo TVD, nisso está tudo bem ligado, assim como na 1ª tomada que recebe o cabo TVD do BPA e depois deriva em cascata para as outras tomadas a cabo TVV especial tambem está correcto, porque está de acordo com as regras tecnicas do sistema RITA que era o sistema telefónico usado na altura em que esse predio foi feito.

3º a aldrabice está feita é na intercomunicação, porque nunca podem usar a infrastutura de telecomunicações, e como o telefone olympia não é nenhum intercomunicador, e a central como é farfisa os intercomunicadores tambem são farfisa, o melhor será ires a uns vizinhos teus para ver como são os intercomunicadores.

4º se quiseres voltar a por essa aldrabice a funcionar como estava e sem interferir com o telefone/ADSL, arranjas cabo telefónico com 2 fios e enfias o cabo da caixa do BPA até á tomada, depois ligas os fios preto e vermelho ao cabo novo e na outra ponta (tomada) ligas aos fios vermelho e verde que vao para o telefone olympia, ou então para não fazeres fazeres tantas emendas compras mais metros de cabo e enfias do BPA directo ao olympia e fazes a união dos cabos e fica a funcionar como estava sem interferir com a linha telefone/ADSL.
varejo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mar 18, 2007 23:02

Mensagempor alr_tech » Terça Mar 11, 2008 11:18

boas
EDITADO: se calhar vou tornar a editar isto...
estou a ler o doc sobre o FARFISA e aquilo não tem nada a ver com rita..
:? :?...

confirmado....
à 4 vez, é que deve ser...
bém, depois da análise do Farfisa FT11D descobri o seguinte:
o FT11D é apenas uma engenhoca que mistura o sinal do telefone com o porteiro electrico.
ou seja simplemente o uso de um telefone normal permite atender/fazer chamadas normais, e quando álguem chama desde lá de baixo, saber quem é e abrir a porta ao pulsar a tecla R duas vezes seguidas.
para mais consultar o respectivo manual.

quanto à confusão descrita nos posts da Manuela...
só me apetece sacar de uma caçadeira e ir à procura dos gaijos que montaram isso...
bém, calmamente... preciso:
Manuela, tens de validar o seguinte:
validar se existe nesse armário, mais algum equipamento sem ser o FT11D...
no FT11D da tua casa validar o que está ligado ao Tip e Ring (deverá ter a ligação da linha da PT lá...)
verificar se nas ligações L+ e L- tem algum fio que entra em tua casa...
anota bém e tenta saber onde eles entram em tua casa...

através da documentação do FT11D, pode-se verificar que há a opção de usar um porteiro electrico, da farfisa ou outros dentro de nossa casa...

só assim, se pode comprender a passagem de um cabo com cinco fios para dentro da tua casa...
do ponto de vista técnico, não tem qq necessidade.
bém partindo do prencipio e sem validar qq outra engenhoca que tenham feito por aí, temos:
cabo ligado no ponto 1 - microfone;
ponto 2 - altifalante;
ponto 3 - terra ou comum;
ponto5 - contacto para abrir a porta;
ponto 6 - bezouro ou campainha

isto é claro são ligações a efectuar para ligar o porteiro electrico simples, sem video.

resumindo, validar:
o que está ligado ao Tip, Ring do FT11D. Para onde vai, vém esse cabo;
isto é de facto importante, só assim se pode determinar e saber como chega o sinal da PT a tua casa.

o que está ligado a L-, L+. Para onde vai, vém esse cabo;
sim para saber se interessa ou não activar o FT11D;

determinar onde está ligado o cabo que vai ligar à placa verde...
o que tem vários fios...(entradas Ex....)

quanto ao resto da instalação telefónica, penso que para já não se meche..

Quanto ao nosso amigo varejo apenas concordo parcialmente...
dentro de casa, a instalação telefónica segue a norma RITA. Mas, até informação contrária só aí...

em função do estudado, é necessário determinar aquilo que peço acima...

o Farfisa permite tal como disse, acima e como está descrito na documentação, permite "ligar" a linha telefónica normal e o intercomunicador/porteiro, ou seja através da marcação de um nº consegues chamar os teus vizinhos, abrir a porta e finalmente comporta-se como um sistema telefonico normal....

uma coisa Manuela, antes de disto tudo como abrias a porta às visitas?

de qq maneira penso que para activares o porteiro vais ter de contratar um electrecista competente.
pois se fores usar um porteiro electrico, não precisas do FT11D... (podes inclusivé colocá-lo em off)
se não usares o porteiro e quiseres usar um telefone normal tens de usar o FT11D e não necessitas daquele cabo multifilar....

aquela placa apenas serve como filtro e proteção e pode ser eleminada, pois interfere com o sinal ADSL (ou então compras material de melhor qualidade)

apenas precisas de refazer a ligação da PT até à tua instalação telefónica interna..

cumps
Editado pela última vez por alr_tech em Terça Mar 11, 2008 13:40, num total de 3 vezes.
alr_tech
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes