Estou com um problema bem grande que provavelmente só fica resolvido por quem souber um bocado de electrónica. Passo a explicar.
Recentemente mudei de casa e como tal tive de instalar a linha telefónica e o ADSL no novo apartamento.
Depois de o técnico da empresa subcontratada pela PT ter instalado a linha telefónica, activei o ADSL do sapo e fiquei à espera da comunicação de que o serviço já estava activo.
Ao usar o telefone verifiquei que a linha tinha muito ruído e algum feedback mas nem sequer liguei.
Depois de receber a sms a dizer que o ADSL já estava activo, liguei o telefone e o router (filtros instalados e a funcionar correctamente) e ao configurar o router verifiquei que ele não estava a sincronizar. Após várias tentativas e experiências, dei conta que o router só sincronizava e por consequência a internet passava a funcionar, quando fazia uma chamada com o telefone. Assim que desligava a chamada, a net ia à vida e o router deixava de sincronizar.
Chamada para a Sapo.
Consequência: Técnico em minha casa.
Resultado: O técnico descobriu que o intercomunicador (aquilo que toca quando tocam à campainha da porta do prédio) usava a mesma linha telefónica do que o telefone e era isso que estava a causar o problema. Verificamos também que o intercomunicador não era mais do que um telefone e que quando estava tudo ligado, quando alguém tocava à minha campainha, não só tocava o telefone como o intercomunicador e que ambos davam para falar com quem estivesse à porta (nunca consegui descobrir como é que se abria a porta, portanto se alguém souber...). Após desligar numa caixa o intercomunicador, a linha ficou a sincronizar e sem ruído mas ainda com algum feedback.
Agora tenho a net e telefone a funcionar bem mas não sei se me tocam à porta para além de que tinha que ir sempre à entrado do prédio abrir a porta. O que como podem imaginar causa alguns transtornos.
O técnico da PT disse que o problema da linha ficava resolvido mas que não sabia como resolver o problema do intercomunicador.
Tentei falar com o condomínio mas ainda não obtive resposta.
O que pretendo é que, se alguém souber, que me dê uma ajuda.
Este é o Intercomunicador (um Olympia Tosca se não me engano):
Esta foi a caixa onde o técnico desligou o intercomunicador (a linha do telefone tb passa nesta placa): Várias imagens do mesmo
O intercomunicador estava ligado da seguinte maneira:
Estes fios (acho que eram estes):
Estavam ligados em S1 e S3:
Alguém sabe como posso por isto a funcionar direito?
Obrigado
M