Ajuda com o serviço MEO

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 12, 2008 14:40

Boas novamente,

Esse meu vizinho que já desistiu da netcabo e que está à espera do meo, tem lá um router SMC7004VBR que é excelente para p2p, aguenta as ligações todas, dá excelentes velocidades, etc...

Esse router dá para utilizar no serviço MEO ou não? Em caso de não dar, como é que o router do MEO se comporta em p2p? Aguenta-se bem? ou para p2p tem de se comprar outro router mais "potente"? E de preferencia um router que não seja wireless... Se sim, quais são os melhores marcas e modelos para o serviço MEO e para usar e abusar de p2p?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 12, 2008 18:34

Mais uma pergunta, pessoal do MEO, o router de origem do MEO dá-se bem com p2p?

Nomeadamente com btnext e com emule?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 12, 2008 20:33

o router que o meo anda a meter agora é um THOMSON TG787 com bastantes extras. Bem melhor que a porcaria do 2Wire que tiveram que substituir por este, a começar logo pelo wireless que dava bronca a eito.

Este carbura bem e até suporte para voip ligando la directo o telefone e tudo. Não que realmente vas precisar muito, mas tem. É wireless tambem.

ta ai a lista das ferramentas Imagem

Sinceramente não sei se tem alguma caracteristica extra que seja requisito do meo. Pelo que andei a ver, nao me parece, as boxs sao identificadas como mais um dispositivo de rede la ligado e pronto. Mas não fiz testes porque neste momento emprestei o meu bom velho router huawei aolynk a um amigo que precisava bastante mais que eu.

Este, em p2p carbura lindamente, pelo menos ate a data. Tambem nao apresenta stresses em wireless, embora se note que ele corte a largura de banda em relação ao cabo.

O unico stress que isto tem, a meu ver é para abrir portas. Se tivesse que dizer, acho mesmo que o firmware deste coiso tem bugs nesse ponto.
Excepto as regras pre-definidas que ele ja traz (e ate sao bastantes, para quase tudo) as personalizadas nao funcionam como deviam. Por exemplo, se eu definir que quero abrir a porta 2000 para o protocolo "All" (todos, tcp e udp) e depois associar esta regra ao endereço da maquina que quero, ele nao guarda as portas associadas, ou seja, nao abre nada.

Parece que tenho que especificamente dizer que quero abrir para o protocolo tcp e depois criar outra regra se quiserer para outro protocolo.
Desta maneira ele ja diz que associou as portas ao endereco certo, mas ainda nao estou convencido que realmente as tenha aberto.

É sempre contornavel. Pega-se numa das prai 50 regras que ja existem pra escolher, ve-se qual é a porta que ela esta a usar e configura-se o cliente p2p pra usar essa porta. ate agora nao tenho tido problemas.

aparte disso o router parece-me muito estavel. ainda nao tive nenhuma quebra de net, nem tive que ir reinicia-lo embora tenha tido bastante uso.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 12, 2008 22:21

Ok. E em btnext e emule concretamente, se usas tás a atingir que velocidades? que é para depois comparar com as do meu vizinho assim que ele tiver o MEO dele a bombar...

Outra coisa, esse router é wireless, não é? Mas dá tambem para fazer ligação utilizando cabo de rede?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 12, 2008 23:17

a... essa pergunta é um bocado imprecisa porque é bastante variavel.

btnext nao uso. pra que? ha melhor internacional. emule uso de vez em quando, mas nem vou adiantar velocidades. o emule é lento por natureza, não te ia servir de nada uma resposta aqui.

Mas para não te deixar sem uma resposta, em torrents, a melhor velocidade que já atingi num torrent com o meo foi muito perto do 1mbyte/s com as TVs desligadas. tambem costuma atingir algumas vezes os 800, 600 é relativamente frequente, 200-400 é comum. Abaixo disso só quando o torrent é mesmo fraco.

sim, é wireless, embora por wireless nao de esta velocidade toda de net (já tinha dito algumas vezes em cima). A velocidade está cortada algures, nao te sei dizer em que valor que o meu portatil foi gamado e nao tenho como testar. E sim, tem varias portas ethernet pra cabo. As boxs de tv sao ligadas cada uma a uma dessas portas e depois ainda te sobram 2 ou 3 portas pra usares com o que quiseres que use portas de rede (computadores, ps3, etc). Ainda as podes subdividir sem problemas com um switch ligado a uma delas.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jun 13, 2008 8:29

pois, se há melhor internacional, eu desconheço! Mas sinceramente até gostava de conhecer (portanto se me pudesses ilucidar por PM, ficava-te grato!)

Quanto ao resto, agradeço-te a tua ajuda
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 16, 2008 14:41

Mais uma dúvida que entretanto apareceu, o router do MEO normalmente é instalado em que sitio de casa? No mais central possivel?

é que este vizinho meu disse-me que de preferencia queria o router no mesmo quarto onde tem os pc's, que é para ligar pelo menos o pc desktop por cabo. O portatil pode ser por wireless na boa, mas pelo menos o pc tem (ou convêm) de ser montado com cabo de rede.

No caso de o router ser instalado no ponto mais central da casa, eles arranjam maneira desse computador desktop ser ligado por "cabo de rede"?

Como é que foi a vossa instalação? onde tem o router? perto do pc? perto da tv? no sitio mais central da casa? Outra coisa a casa dele tem 2 andares (r/c e 1º) e o router vai ser montado no r/c - Aquilo tem potência para se puder levar o portatil e ter net no 1.º andar? desculpem a minha ignorância, mas sou completamente newbie no que respeita a wireless - na minha casa tudo tem cabo.

Por ultimo, onde arranjar um tutorial onde ensina a proteger a rede "wireless"?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Segunda Jun 16, 2008 16:14

MEO, MEO, MEO... já sou cliente há alguns meses. De um momento para o outro fico sem net (e telefone e televisão) durante a noite. Já me aconteceu 3 noites, quase seguidas.

Enfim. Adiante, para proteger a rede wireless há duas formas que só com muito trabalho conseguem ser contornadas: limitar o acesso por Mac Address das máquinas e password com encriptação WPA2.

Por defeito, acho que eles só deixam configurada uma password WEP simples, e só digo isto: crackável em menos de um minuto (por quem saiba *ahem cof cof*).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 16, 2008 16:22

Onyros Escreveu:MEO, MEO, MEO... já sou cliente há alguns meses. De um momento para o outro fico sem net (e telefone e televisão) durante a noite. Já me aconteceu 3 noites, quase seguidas.

Enfim. Adiante, para proteger a rede wireless há duas formas que só com muito trabalho conseguem ser contornadas: limitar o acesso por Mac Address das máquinas e password com encriptação WPA2.

Por defeito, acho que eles só deixam configurada uma password WEP simples, e só digo isto: crackável em menos de um minuto (por quem saiba *ahem cof cof*).

Mas o router que a MEO distribui tem essa encriptação disponivel WPA Ou WPA2?

Como se faz para descobrir o mac de cada máquina que se vai ligar ao router lá na casa deste meu vizinho?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor wolf » Segunda Jun 16, 2008 16:45

simples dizes ao teu vizinho para fazer isto em cada maquina

vais a iniciar e run escreves cmd

depois na linha de comandos ele que escreva isto

ipconfig /all

ou
getmac

com qualquer um destes comandos dá os macs das placas de rede ligadas na maquina depois é so copiar e colocar esses mac na lista dos permitidos
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor Onyros » Segunda Jun 16, 2008 16:57

sergio.pontes Escreveu:
Onyros Escreveu:MEO, MEO, MEO... já sou cliente há alguns meses. De um momento para o outro fico sem net (e telefone e televisão) durante a noite. Já me aconteceu 3 noites, quase seguidas.

Mas o router que a MEO distribui tem essa encriptação disponivel WPA Ou WPA2?
Yep, tem por exemplo WPA2-PSK (Pre-Shared Key, ou seja password previamente partilhada, e definida).

Tanto o antigo router (2wire) como os novos que eles estão a distribuir a têm. Aliás, não há router nenhum que não seja pré-histórico que não o tenha :)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Jun 16, 2008 18:26

Onyros e Wolf,

Obrigadão mesmo pela vossa ajuda! Valeu :D

Já agora quanto à instalação fisica do router própriamente dito, sabem-me dizer o que perguntei acima?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Anterior

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante