P.U.A da Netcabo

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Jun 19, 2008 15:59

Mercy_PT Escreveu:Apesar de entender, ainda que parcialmente, as opiniões expressas penso que de certa as pessoas com muita facilidade se esquecem de que seja qual for o ISP existe sempre um limite para aquilo que as suas infraestruturas suportam. Ora, nenhum deles possui apenas 1 utilizador e que como tal esse possa usar todos os sistemas e larguras de banda do ISP. Sim porque todos nós se acharmos as nossas ligações demasiado lentas ou instáveis vamos ligar para o ISP a reclamar. Ora se estamos todos a "mamar" os sistemas deles até ao tutano como podem eles garantir ou sequer tentar fornecer um serviço minimo aceitável a alguém? Daí resulta a PUA. Atenção que não falo por defesa de ninguem até porque regra geral costumo lidar com trafegos na ordem dos 100gb/mes ainda que pague explicitamente por uma ligação diferente e ilimitada. Em suma, 20gb, 320gb ou 2Tb são coisas distintas e a verdade é que como utilizador "normal" é pouco provável que salvo se estiver a tentar fazer um backup de toda a internet vá necessitar de um nível de trafego deste género e continuo a dizer que há que considerar que o ISP continua a precisar fornecer o serviço de igual forma a todos os seus utilizadores e não apenas a mim.

Fiquem bem....
Isso tudo bem mas então deixem lá de falar em ilimitado e passem a falar em números se bem que esse números possam falar contra nós clientes não deixa de ser irónico vender ilimitado e depois dizer que se está a consumir muito.

Eu concordo contigo porque esse rapaz a mamar 300 Gigas (num mês ?) dá 10 Gigas or dia o que deixa o povo á volta a falar sozinho mas não deixa de ser ilimitado.

Ou seja basicamente é publicidade enganosa. (BADALHOCOS)

E por favor deixa de defender os ISP's porque dão um bocado XULECOS para além de MENTIROSOS.

Eu compreendo que tenham que fornecer um serviço a vários utilizadores mas então
1º Dimensionem o serviço para o numero de utilizadores que estão a servir e não tanto dar para 1 (sorte a dele) como para 50 (azar).
2º Estabeleçam regras claras tanto do nosso lado como do deles porque dizer que fornecem um serviço até ... bem até pode ser 0 que estão a cumprir.

E não deixo de concordar que 300 Giga é javardice mas pronto.

MENTIROSOS.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 16:23

Exacto, mais valia estes estabelecerem regras claras...

Agora assim é publicidade enganosa, é trafego "ilimitado" com limites!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor IvoMV » Sexta Jun 20, 2008 7:56

sergio.pontes Escreveu:Exacto, mais valia estes estabelecerem regras claras...

Agora assim é publicidade enganosa, é trafego "ilimitado" com limites!

Vou fazer de novo de advogado do diabo...

Se formos ser realmente rigorosos, tráfego ilimitado é impossível (nenhum ISP em lado algum não tem infraestrutura infinita). Mas também, é impossível gastar tráfego ilimitado - a velocidade de ligação tem um máximo finito, e só temos 30 dias para sacar.
Portanto, se formos ver as coisas dessa maneira, o teu amigo continua a ter acesso a tráfego ilimitado da mesma maneira que tinha antes da "ameaça". A velocidade passaria a ser menor, o que quer dizer que ele no fim do dia saca menos, mas:
a) não lhe cortaram a ligação
b) não lhe estão a cobrar mais por isso.
A diferença é portanto quantitativa e não qualitativa, no sentido que sem a "ameaça" ele teria X por dia * 30 dias, mas com essa atitude ao fim do mês saca X por dia * Y dias + Z por dia * (30 - Y) dias. O valor sem ameaça é maior que o outro, mas ele paga sempre o mesmo valor mensal e tem sempre acesso.
A questão passa a ser completamente diferente se a velocidade diminuída é tão baixa que conta efectivamente como o corte do serviço.

De qualquer modo, concordo que não deveriam (poder) fazer a publicidade dessa forma.
Uma questão por curiosidade: ficavas satisfeita se a publicidade dissesse "praticamente ilimitado" ou "virtualmente ilimitado"? Porque continuo da opinião que esse é o caso.

E sim, os ISPs são todos empresas, que querem praticamente só saber de lucro (os que dão melhor customer support provavelmente fazem-no só porque acreditam que essa política os leva a ter melhores lucros pela retenção de clientes). Não é muito surpreendente que tal seja a verdade...

Não pensem que estou satisfeito com o meu ISP, tenho bastantes queixas.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jun 20, 2008 8:36

Bem, como dizes, o "praticamente" ou "virtualmente" ilimitado seria mais honesto. alias, eles ficariam bem melhor vistos aos olhos do publico em geral, se definissem um valor de odnwloads - tipo, sei lá 500Gb's... Que é um valor bem mais alto do que os 30 gigas que eles tinham antes...
E assim os clientes só abusavam se quissessem...

é que assim, como é que um cliente normal sabe se está a abusar? Como é que o cliente sabe se ultrapassou o perfil que a netcabo lhe traçou sabe-se lá baseada em que critérios! É publicidade enganosa no meu ponto de vista! Ilimitado significa ilimitado... o que a Netcabo faz é ilimitado com "limites"...

ps: falei com o meu vizinho ontem à noite, e no periodo em que o rapaz teve de "castigo" sobre a PUA, a velocidade dele de upload em p2p rondava os 0.5 e 2.5 Kb's e claro o download em p2p era proporcional! No periodo em que não estava de castigo o TS não deixava passar acima dos 200Kb's (disse ele), enquanto que há uns meses quando não havia TS, rondava os 600 a 900Kb's... Vês bem a diferença? cerca de 500Kb's só com o TS, ou então durante a PUA de 2.5Kbs...

Por exemplo, demorou quase 3 horas para fazer downlaod em http das vacinas do antivirus dele (que por acaso tb é o meu - o da mcafee) - 3 horas para fazer download de 48 megas da SuperDAT! Por amor de Deus, anda o rapaz a pagar quase 60 euros todos os meses para isso (tv + net) - portanto volto a dizer, ele fez muito bem em mandar a netcabo às urtigas!

E recomendo o mesmo a toda a gente que se vir afectada pela PUA, saiam da netcabo, há mais alternativas do que essa ditadura!
Editado pela última vez por sergio.pontes em Sexta Jun 20, 2008 8:46, num total de 3 vezes.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Jun 20, 2008 8:37

Ainda nao vi aqui nenhuma razao para dizer que a Netcabo anda a enganar ninguem ... (e eu nao posso com eles) ... Mas o trafego é ilimitado ... e irá continuar a ser ... logo nao há nenhum engano.

Os portugueses muito gostam destas coisas ehehe
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Jun 20, 2008 8:47

Sinceramente continuo a achar que se esta aqui a discutir o sexo dos anjos. Se estivessemos a falar em situações em que teria havido um aviso ou sequer um corte de ligação a um utilizador só porque este efectuou 20gb de trafego era uma coisa. Mas não estamos, falamos de uma questão em que apenas existiu um alerta para um utilização fora do normal, sim porque se eu quiser uma ligação "efectivamente ilimitada" compro-a, e obviamente pago-a sem que depois me venham pedir satisfações. No entanto aquilo que praticamente todos temos contratado são ligações de "utilizador normal" e como efectivamente não se pode fugir ao facto de que as infraestruturas dos ISP não são ad-eternum e possuem limites será aceitável que estes considerem valores base de trafegos por utilizador, quanto mais não seja para que possam dimensionar as suas infraestruturas para os utilizadores que possuem. Caso isto não acontecesse como seria de esperar que eles soubessem que precisam fornecer mais largura de banda ou expandir os sistemas que usam? Baseado na ideia de algum matemático do espaço?

Claro que gostamos (e cada vez mais) de reclamar, mas nem tudo é assim tão crítico.

Fiquem bem.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jun 20, 2008 8:50

Fresh_fruit Escreveu:Ainda nao vi aqui nenhuma razao para dizer que a Netcabo anda a enganar ninguem ... (e eu nao posso com eles) ... Mas o trafego é ilimitado ... e irá continuar a ser ... logo nao há nenhum engano.

Uma vez que as nossas respostas praticamente que se cruzaram, o meu ponto de vista já está em cima da tua resposta!

Outra coisa, para mim ilimitado é mesmo ilimitado, não é ilimitado com "limites"... isso para mim é publicidade enganosa
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jun 20, 2008 8:54

Mercy_PT Escreveu:Sinceramente continuo a achar que se esta aqui a discutir o sexo dos anjos. Se estivessemos a falar em situações em que teria havido um aviso ou sequer um corte de ligação a um utilizador só porque este efectuou 20gb de trafego era uma coisa. Mas não estamos, falamos de uma questão em que apenas existiu um alerta para um utilização fora do normal, sim porque se eu quiser uma ligação "efectivamente ilimitada" compro-a, e obviamente pago-a sem que depois me venham pedir satisfações. No entanto aquilo que praticamente todos temos contratado são ligações de "utilizador normal" e como efectivamente não se pode fugir ao facto de que as infraestruturas dos ISP não são ad-eternum e possuem limites será aceitável que estes considerem valores base de trafegos por utilizador, quanto mais não seja para que possam dimensionar as suas infraestruturas para os utilizadores que possuem. Caso isto não acontecesse como seria de esperar que eles soubessem que precisam fornecer mais largura de banda ou expandir os sistemas que usam? Baseado na ideia de algum matemático do espaço?

Claro que gostamos (e cada vez mais) de reclamar, mas nem tudo é assim tão crítico.

Fiquem bem.

Não é assim tão critico? Existe um relato de um rapaz no forum da techzonept porque tambem ele foi avisado da PUA. Só que a diferença é que ele foi avisado aos 50Gigas de downloads! Porquê?

Porque os rapazintos da netcabo calcuram o perfil dele nos seguintes moldes... ele disse que todos os meses os downloads dele eram de cerca de 10 gigas por mês, certo? Então viu a PUA activada porque num mês fez 50 gigas de download... (portanto supostamente 5 vezes mais do que os downloads que normalmente fazia...) Ora pergunto eu, e 50 gigas ainda consideras muito?

Atenção, que estou a basear-me num caso que lá está relatado no forum que acima falei.

ps: fui lá espreitar agora, parece que este rapaz tem um tarifário de 6Mb's de velocidade e não os 18Mb's...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor speedmaster » Sexta Jun 20, 2008 19:12

Fresh_fruit Escreveu:Ainda nao vi aqui nenhuma razao para dizer que a Netcabo anda a enganar ninguem ... (e eu nao posso com eles) ... Mas o trafego é ilimitado ... e irá continuar a ser ... logo nao há nenhum engano.

Concordo plenamente contigo. O serviço continua a ser ilimitado porque eles não vão cobrar mais nada por ter gastado mais GB´s.

Eles só dizem que a qualidade do serviço poderá ser menor e isso concordo pois ele não é o único cliente.

Mas enfim ...
Imagem
Actualmente: Netcabo 20MB por cabo
speedmaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 05, 2007 21:32

Mensagempor Raoul Duke » Sexta Jun 20, 2008 20:57

Mes passado saquei 230gb's e este mes já vou a caminho dos 200gb's. Até agora não recebi nenhum email dos cromos da netcabo. Parece-me que e' emails mandados um bocado a' toa entre aqueles que sacam mais. lol viva a netcabo.
Raoul Duke: ''Order some golf shoes, otherwise we'll never get outta this place alive...''
Raoul Duke
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 11, 2005 2:26

Mensagempor mavidoor » Sexta Jun 20, 2008 22:02

É perfeitamente ridiculo escamutear a questão do ilimitado,tal como foi dito atras,o ilimitado é para ser ilimitado.
Mas é para ser ilimitado com o serviço nas mesmas condições 24 horas por dia!
Se os operadores não têm capacidade de infra-extrutura,que não enganem o povo com publicidade Falsa.Se não querem investir, que não publicitem uma coisa que não podem fornecer,que estipulem um limite OBJECTIVO.Que cobrem uma taxa suplementar para quem quer o "realmente ilimitado" sem que haja estrangulamentos na largura de banda....
Aqui não esta em causa o exemplo dos 320G,que se for por sistema,tambem acho exagerado,mas trata-se de fazer juizo da real intrerpretação da palavra,que no dicionario acho que só tem um significado...
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mar 12, 2005 10:55

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jun 20, 2008 22:23

mavidoor Escreveu:É perfeitamente ridiculo escamutear a questão do ilimitado,tal como foi dito atras,o ilimitado é para ser ilimitado.
Mas é para ser ilimitado com o serviço nas mesmas condições 24 horas por dia!
Se os operadores não têm capacidade de infra-extrutura,que não enganem o povo com publicidade Falsa.Se não querem investir, que não publicitem uma coisa que não podem fornecer,que estipulem um limite OBJECTIVO.Que cobrem uma taxa suplementar para quem quer o "realmente ilimitado" sem que haja estrangulamentos na largura de banda....
Aqui não esta em causa o exemplo dos 320G,que se for por sistema,tambem acho exagerado,mas trata-se de fazer juizo da real intrerpretação da palavra,que no dicionario acho que só tem um significado...

é exactamente ai que eu quero chegar, é que ilimitado significa ilimitado! A netcabo publicita ilimitado e ofereçe ilimitado com "limites"... É publicidade enganosa!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LuisFilipe » Sábado Jun 21, 2008 3:33

sergio.pontes Escreveu:é exactamente ai que eu quero chegar, é que ilimitado significa ilimitado! A netcabo publicita ilimitado e ofereçe ilimitado com "limites"... É publicidade enganosa!
Pois, ainda hoje vi um anuncio que já tinha visto por acaso e lembrei-me desta discução. É aquele do chavalo a dizer que guarda em CD os downloads, ou em DVD, e diz giga, giga, giga e ainda não chegas ao ilimitado...

Qualquer coisa assim.

Ora com uma publicidade deste tipo é difícil aceitar qualquer limite por parte do ISP, porque se poe dois chavalos a discutir os gigas ou Teras ou mesmo mais Petas Yotas, não aceito que venham chatear quem quer que seja com tráfego.

MENTIROSOS, BADALHOCOS, PARVALHOCOS,...
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jun 23, 2008 8:20

Pah mudem de ISP ... lol vão para a TVtel que vos contabiliza upload e download para trafego ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Segunda Jun 23, 2008 11:33

Podem considerar que a quantidade de downloads prossuponha venda do que saca, o que poderá ser considerado como ilegalidade. Para a NetCabo se livrar de qualquer responsabilidade que daí possa advir enviou essa "carta" ao cliente a pedir que reduza o tráfego. Apesar de tudo, como já foi dito, 319Gb's?? Eu saquei uma série completa, season 1 a 10, mais 2 ou 3 filmes e pouco mais necessito de sacar e vou com 60Gb's... se chegar aos 70Gb', no final do mês é exagero! Não tenho qualquer tipo de problema em sacar mas é para "consumo pessoal"...
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

AnteriorPróximo

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante