por Kayn » Segunda Out 16, 2006 0:05
Bem, é como tudo. Se tivermos a falar de hardware do cpu, sao como qualquer computador. Desde que tenhas o cuidado de o manter devidamente refrigerado (nao tapar a ventilaçao, manter convenientemente limpo de pó, etc) nao deve haver problemas. Sofre do desgaste perfeitamente normal que qualquer pc tem e nao é motivo de preocupaçoes.
Pode haver portateis cujo sistema de arrefecimento é bastante fraco so por si e precisem de um extra. Se for o caso, considera aquelas plataformas ventiladas para pousar o portatil. Tenho uma amiga com um Toshiba (Pentium 4) que sofre disso. O portatil esta bem limpo, o sistema de refrigeracao bem colocado, mas é simplesmente insuficiente para o calor que o sistema gera. Ao fim de uma meia hora a trabalhar, o portatil desliga-se, se nao tiver uma base dessas.
Mas voltando a questao, pode haver 2 situaçoes em que podes querer pensar.
Uma é a bateria. Se se deve tirar ou deixar ficar a bateria para um periodo continuado de tempo ligado. Este tema é MUITO debatido e nao vou entrar na questao se se estraga ou nao, Podes querer deixa-la metida e funciona como um UPS para quando falhar a luz.
Outra, um bocado menos conhecida, é o monitor do portatil. Mais uma vez, é uma preocupaçao a longo prazo e pode ser irrelevante, mas ha fabricantes que determinam tempo de vida para X horas ligado por dia (ja vai a algum tempo, mas vi uma spec que penso que falava em 3 anos para 8h/dia. posso estar engando que ja vai a algum tempo).
Digo isto, porque tenho amigos que deixam os respectivos ligados 24/7 e tao se nas tintas mesmo com o monitor ligado. Em todo o caso penso que nao era pior ideia arranjar maneira de fazer com que o monitor se desligue enquanto nao tas a frente dele. Se nao for por mais nada, economia electrica.