Dúvida: Uptime

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida: Uptime

Mensagempor Maalcari » Domingo Out 15, 2006 13:34

Boas,

Tenho um Toshiba A110-179 e é a primeira vez que tenho um portátil... ja tive vários desktops, mas laptop é a 1ª vez.

A minha questão é simples.. tem algum incoveniente deixar o portátil ligado 24 / 24 ?

Sendo que 12 horas são a "semear" e 12 a trabalhar...

Pode parecer parva a questão.. mas olha.. cá foi.. :)

Obrigado.
Maalcari
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 30, 2005 11:45

Mensagempor Andre_Oliveira » Domingo Out 15, 2006 22:30

Acho que não existem problemas. Os portáteis foram feitos para andarem ligados. Eu nunca desligo os meus, apenas para transportar. Um ja tem 2.5 anos e avariou um disco na garantia, n sei se terá alguma coisa a ver :roll:
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor Kayn » Segunda Out 16, 2006 0:05

Bem, é como tudo. Se tivermos a falar de hardware do cpu, sao como qualquer computador. Desde que tenhas o cuidado de o manter devidamente refrigerado (nao tapar a ventilaçao, manter convenientemente limpo de pó, etc) nao deve haver problemas. Sofre do desgaste perfeitamente normal que qualquer pc tem e nao é motivo de preocupaçoes.

Pode haver portateis cujo sistema de arrefecimento é bastante fraco so por si e precisem de um extra. Se for o caso, considera aquelas plataformas ventiladas para pousar o portatil. Tenho uma amiga com um Toshiba (Pentium 4) que sofre disso. O portatil esta bem limpo, o sistema de refrigeracao bem colocado, mas é simplesmente insuficiente para o calor que o sistema gera. Ao fim de uma meia hora a trabalhar, o portatil desliga-se, se nao tiver uma base dessas.

Mas voltando a questao, pode haver 2 situaçoes em que podes querer pensar.

Uma é a bateria. Se se deve tirar ou deixar ficar a bateria para um periodo continuado de tempo ligado. Este tema é MUITO debatido e nao vou entrar na questao se se estraga ou nao, Podes querer deixa-la metida e funciona como um UPS para quando falhar a luz.

Outra, um bocado menos conhecida, é o monitor do portatil. Mais uma vez, é uma preocupaçao a longo prazo e pode ser irrelevante, mas ha fabricantes que determinam tempo de vida para X horas ligado por dia (ja vai a algum tempo, mas vi uma spec que penso que falava em 3 anos para 8h/dia. posso estar engando que ja vai a algum tempo).
Digo isto, porque tenho amigos que deixam os respectivos ligados 24/7 e tao se nas tintas mesmo com o monitor ligado. Em todo o caso penso que nao era pior ideia arranjar maneira de fazer com que o monitor se desligue enquanto nao tas a frente dele. Se nao for por mais nada, economia electrica.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Maalcari » Segunda Out 16, 2006 1:00

Durante a noite activo um perfil em que o monitor se desliga. O processamento fica tb no minímo.

Aqui acho que não se deve utilizar o termo arriscar.. mas vou continuar com este tipo de utilização. Afinal paguei pelo produto :) tenho que o utilizar. Se avariar.. temos uma garantia para activar ;)

Se entretanto acontecer alguma coisa eu aviso :)

Já que falámos em temperaturas.. q programa aconselham para monitorizar o meu portátil ?
Maalcari
Novato
Novato

Mensagempor JoaoRosa » Segunda Out 16, 2006 12:20

Boas...

Sobre as temperaturas eu aconselho o Notebook Hardware Control...
Control diversos componentes, desde o cpu, à bateria!

Cumprimentos virtuais
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Mensagempor Maalcari » Segunda Out 16, 2006 20:58

Olha instalei essa App...

O disco anda pelos 50ºc ... é normal ? :D
Maalcari
Novato
Novato

Mensagempor mujons » Terça Out 17, 2006 8:26

Maalcari Escreveu:Olha instalei essa App...

O disco anda pelos 50ºc ... é normal ? :D

N sei se é normal ou anormal, posso-te falar do meu (Toshiba M70-164).

Quando está a trabalhar a bateria, tenho ligado o "Dynamic Switching" e o disco anda entre os 35º e os 40ºC.

Quando está ligado à corrente e por exemplo tiver a jogar 1 UT2k4, SWAT, FEAR e afins.. ja chegou aos 62º, sendo que a temperatura normal sem tar a jogar nenhum jogo que abuse ou a ver 1 filme andas por volta dos 50º-55º.

;)

Pensei no Verão comprar 1 base da Thermaltake mas na altura tava esgotada.. no próximo "tempo quente" irei comprar sem dúvida, faz bem ao portátil e .. a ti.. que não queimas tt os pulsos! :P

Cumpz
mujons
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Out 17, 2005 10:58

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes