Sem saber como formatar um Toshiba A300-202

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sem saber como formatar um Toshiba A300-202

Mensagempor Pacheco » Sexta Jun 12, 2009 20:05

Boas pessoal.

Antes de mais as minhas desculpas pois sou novo neste fórum e não sou muito dado a esse tipo de coisas, mas quando precisamos de uma ajudinha temos que pedir.

O que se passa é o seguinte eu comprei um portátil Toshiba A300-202, mas agora necessite de fazer uma formatação e não tenho Cd's do windows vista nem Cd's com as ditas drives do Toshiba :(

Eu sei que no computador tem opções de restaurar o sistema, mas estou com receio do que isso seja pois nunca fiz.

O meu portátil agora não me deixa mexer no Messenger do windows nem no AMSN do linux. Dá sempre erro tanto um como outro. Mas tirando isso está bom mas queria mesmo meter o Pc como veio de fabrica pois já tenho muita coisa que não quero.

Será que alguém me pode ajudar aqui como se faz a formatação ao sistema sff. Ficaria muito agradecido. Caso prefiram explicar por msn ou algo parecido tambem posso fornecer por PM (obviamente que tenho outro pc para utilizar o msn).
Peço desculpas pelo incomodo mas fiquei desiludido com o que se passou e não sei como fazer.

Os meus cumprimentos.
Pacheco
Novato
Novato

Registado: Sexta Jun 12, 2009 19:35

Formatar um Disco (portátil ou pessoal)

Mensagempor Lisostomo » Sábado Jul 04, 2009 12:38

Boa tarde,

Vamos a ver se a minha resposta ajuda. Eu já formatei discos completos do sistema windows 95, 98, XP e Millenium.
Até agora uso com sucesso as minhas próprias disquetes - comecei com os primeiros computadores com o velho sistema DOS 3.0 e fui avançando ao longo dos sistemas e das suas constantes alterações e evoluções. Mas ainda não sei tudo o que gostava. Se tiverem dúvida como funciona o sistema DOS e o que devem fazer é melhor lerem um tópico sobre este meio antes de fazer o que quer que seja.
Primeiramente temos que ter uma disquete dos antigos sistemas Windows 98 e XP que trazem os boot. Essas disquetes deixaram de existir a partir do momento em que começaram a distribuir as versões do Windows Millenium. Como não há drive de disquetes na maioria dos sistemas actuais só resta copiar para um CD os BOOT que irão formatar o sistema.
Pega-se na disquete e passa-se o conteúdo para um CD regravável. Copia-se esse boot para uma pasta do sistema C: ou D: (onde estiver alojado o Windows de raiz). Vai aparecer nesta pasta em que se inseriu os dados do boot uma série de DLL e EXE.
A seguir coloca-se na drive de DVD ou CD do computador o Windows que se pretende instalar. Deixa-se o sistema funcionar normalmente e quando o Windows que está no CD ou DVD arrancar ai a gente cancela e deixa o CD ou DVD a descansar dentro da drive.
Fecha todos os programas abertos e até a ligação à Internet deve estar inactiva. Abre-se o DOS do computador em directo - procurem no vosso sistema uma maneira de atingir este meio porque todos os sistemas funcionam com base dos velhos Basic (Dos 3.0, 5.0, etc.).
Façam então assim:
1 - Já em pleno DOS (o quadro fica todo preto e com letras brancas) vão ver a letra C:\
2 - Nessa letra escrevam: cls
3 - a seguir quando a letra C: ficar sem nada escrito escrevam DIR
4 - a seguir escrevam na letra C: cd Windows
5 - deixem o sistema abrir e ficará C:Windows
6 - escrevam novamente DIR e deixem o sistema correr
7 - andem agora para cima e para baixo e procurem a vossa pasta para onde copiaram o BOOT
8 - escrevam então CD Boot para aceder à pasta e deixem abrir a pasta com o conteúdo
9 - verifiquem que existe lá o FORMAT.EXE
escrevam então format c:\ (só isto mesmo) e deixem que o sistema pergunte "deseja continuar?" escrevam "sim" e deixem o computador formatar-se até ao final.
Se tiverem entendido este método e tudo correr bem o sistema vai ser formato por completo e a unidade C: passará a ser um espaço vazio de todos os dados.
Quando tiverem formatado escrevam na unidade C: DIR e verifiquem que não há nada escrito dentro dessa unidade a não ser um resumo que vos dará o total de espaço que existe em Bytes e Mb.
Reiniciem o computador e deixem que o sistema fique com um ecran totalmente preto e onde vai aparecer só a letra C:
Escrevam diante dessa letra a letra da vossa unidade de CD ou DVD que pode ser E: ou D: ou F: ou outra letra qualquer. Quando conseguirem adivinhar qual é a letra que abre o CD ou DVD onde está o Windows que querem instalar e o sistema aceder a essa drive escrevam DIR e deixem o sistema da drive abrir - vai correr um painel com uma data de pastas que contêm todo os compostos que se encontram dentro do CD ou DVD.
Procurem a palavra SETUP e ainda dentro da vossa letra (E:, D: ou outra qualquer) escrevam SETUP e deixem o sistema instalar o novo Windows.
Tenham à mão de semear a chave do novo Windows. Façam a vossa própria configuração escolhendo as opções do Windows que melhor vos convier, retirem todos os sistemas antigos e substituam por novos sempre que o sistema perguntar.
Deixem que o sistema se reinicie por ele mesmo as vezes que quiser e no final terão o novo Windows instalado de cara lavada e fresquinho.
Depois instalem tudo de novo: Office, impressoras, scanners, programas com que habitualmente trabalham, etc. e configurem normalmente o vosso sistema para ficar ligado à Internet e a outros sistemas.
Nota que tem que ter todos os CD ou DVD que contêm as drives que fazem funcionar os vossos aparelhos e também todas as chaves de cada programa caso o sistema o exija.

Se houver aqui um post onde colocar as boots para o Windows 95, 98 e XP eu posso colocar lá para que os retirem e usem para que também abram e copiem esses boots para o vosso sistema e consigam assim formatar as unidades e possam inserir novos Windows.

Este sistema que uso é proibido actualmente pelos fabricantes de computadores, porque assim evitam que os sistemas sejam formatados e reconfigurados sem ser pelos seus postos de apoio técnico. Os antigos programadores usam este sistema e possuem as próprias disquetes e/ou CD e DVD que contêm os BOOT que admitem formatar o sistema inteiro que hoje em dia é impossível a qualquer um já que as unidades tem sempre um sistema que impede essa facilidade, ou seja sem os BOOT nada feito e é impossível formatar porque quem perde é o técnico.

NOTA - Recomendo vivamente que tenham à mão de semear os CD ou DVD que contêm o sistema de drives da unidade de disco rigido e placa mãe, porque por vezes o sistema pede esses dados. Se não possuem nada disto e o vosso sistema não trouxe qualquer CD ou DVD é melhor que tentem arranjar primeiro as drives dos vossos computadores na Internet e até mesmo através de download dos sites dos fabricantes e façam discos de arranque com todas as drives.

Deixo claro que não me responsablizo por erros cometidos, e esta minha informação é meramente uma descrição do método que uso para formatar o meu sistema e configurar todo o sistema a partir da estaca "zero". Relembro ainda que os sistemas anteriores vinham acompanhados de uma disquete que continha as facilidades de formatação - coisa que hoje não é admissível.
Lisostomo
Novato
Novato

Registado: Sábado Jul 04, 2009 11:45

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante