- Descobrir o endereço IP dos servidores DNS:
1º -> Start (iniciar) > Run (executar) > "cmd" (sem aspas.. seguido de "ok")..
2º -> Digitar "ipconfig /all" (sem aspas.. seguido de "enter")..
3º -> Procurar pelo parametro "DNS Servers" (tomar nota dos 2 IP's apresentados)..
EDIT: Claro que é obrigatório que tenham a ligação activa (caso contrário contactem o vosso ISP)..
- Configurar manualmente os servidores DNS da ligação:
1º -> Start (iniciar) > Control Panel (painel de control) > Network Connections (ligações de rede)..
2º -> Clicar com o botão do lado direito do rato sobre "Local Areal Connection" (ligação de area local) > Properties (propriedades)..
3º -> Clicar 2 vezes com o botão do lado esquerdo do rato sobre "Internet Protocol (TCP/IP)" (de modo a aceder ás propriedades)..
4º -> Escolher a opção "Use the following DNS server address" ao invés da opção "Obtain DNS server address automatically"..
5º -> Digitar os 2 IP's que anotaram nos campos "Preferred DNS server" e "Alternate DNS server" (seguido 2 vezes de "ok")..
EDIT: Atenção que tenho o SO em inglês.. e que tenho o Painel de Control na "vista clássica" (para o caso de não darem com as coisas)..
DNS Services:
- Desactivar o serviço de resolução de DNS:
1º -> Start (iniciar) > Run (executar) > "services.msc" (sem aspas.. seguido de "ok")
2º -> Clicar 2 vezes com o botão do lado esquerdo do rato sobre "DNS Client" (de modo a aceder ás propriedades do serviço)..
3º -> No parametro "Startup type" (tipo de arranque) devem escolher "Disabled" (seguido de "ok")..
EDIT: Atenção que ao mexerem nos serviços do windows.. um pequeno erro pode ser fatal para o sistema (cuidado com isso)..
DNS Rules:
- Criar regras relativas ao "sistema":
A - Possible DNS Trojan (TCP):
Where the protocol is "TCP"..
and Where the direction is "Outbond"..
and Where the remote port is "53"..
"Block & Report it"..
B - Possible DNS Trojan (UDP):
Where the protocol is "UDP"..
"Block & Report it"..
EDIT: Caso já exista alguma regra criada na vossa firewall relativa a esta matéria.. removam-na..
- Criar regras relativas ás "aplicações":
A - Allow DNS Resolving (UDP):
Where the protocol is "UDP"..
and Where the remote host is "Preferred DNS server, Alternate DNS server"..
"Allow it"..
EDIT: Todas as aplicações terão que ter a regra em questão.. e terão ainda que ser actualizadas caso os servidores mudem de IP..
PS - Eu recomendo a utilização deste esquema a 100%.. no entanto não posso ser responsabilizado por qq tipo de situação particular..
Tutorial Aprovado