[Redes] Configurar "DNS"!!!*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Redes] Configurar "DNS"!!!*

Mensagempor PapaGigas » Sexta Jul 29, 2005 7:01

DNS Servers:

- Descobrir o endereço IP dos servidores DNS:

1º -> Start (iniciar) > Run (executar) > "cmd" (sem aspas.. seguido de "ok")..

2º -> Digitar "ipconfig /all" (sem aspas.. seguido de "enter")..

3º -> Procurar pelo parametro "DNS Servers" (tomar nota dos 2 IP's apresentados)..

EDIT: Claro que é obrigatório que tenham a ligação activa (caso contrário contactem o vosso ISP)..

- Configurar manualmente os servidores DNS da ligação:

1º -> Start (iniciar) > Control Panel (painel de control) > Network Connections (ligações de rede)..

2º -> Clicar com o botão do lado direito do rato sobre "Local Areal Connection" (ligação de area local) > Properties (propriedades)..

3º -> Clicar 2 vezes com o botão do lado esquerdo do rato sobre "Internet Protocol (TCP/IP)" (de modo a aceder ás propriedades)..

4º -> Escolher a opção "Use the following DNS server address" ao invés da opção "Obtain DNS server address automatically"..

5º -> Digitar os 2 IP's que anotaram nos campos "Preferred DNS server" e "Alternate DNS server" (seguido 2 vezes de "ok")..

EDIT: Atenção que tenho o SO em inglês.. e que tenho o Painel de Control na "vista clássica" (para o caso de não darem com as coisas)..

DNS Services:

- Desactivar o serviço de resolução de DNS:

1º -> Start (iniciar) > Run (executar) > "services.msc" (sem aspas.. seguido de "ok")

2º -> Clicar 2 vezes com o botão do lado esquerdo do rato sobre "DNS Client" (de modo a aceder ás propriedades do serviço)..

3º -> No parametro "Startup type" (tipo de arranque) devem escolher "Disabled" (seguido de "ok")..

EDIT: Atenção que ao mexerem nos serviços do windows.. um pequeno erro pode ser fatal para o sistema (cuidado com isso)..

DNS Rules:

- Criar regras relativas ao "sistema":

A - Possible DNS Trojan (TCP):

Where the protocol is "TCP"..
and Where the direction is "Outbond"..
and Where the remote port is "53"..
"Block & Report it"..

B - Possible DNS Trojan (UDP):

Where the protocol is "UDP"..
"Block & Report it"..

EDIT: Caso já exista alguma regra criada na vossa firewall relativa a esta matéria.. removam-na..

- Criar regras relativas ás "aplicações":

A - Allow DNS Resolving (UDP):

Where the protocol is "UDP"..
and Where the remote host is "Preferred DNS server, Alternate DNS server"..
"Allow it"..

EDIT: Todas as aplicações terão que ter a regra em questão.. e terão ainda que ser actualizadas caso os servidores mudem de IP..

PS - Eu recomendo a utilização deste esquema a 100%.. no entanto não posso ser responsabilizado por qq tipo de situação particular.. :roll:

Tutorial Aprovado
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Já agora...

Mensagempor rcmendes » Sexta Jul 29, 2005 13:36

Já agora, uma listinha com alguns endereços DNS, também vinha a calhar :)

Cumprimentos
rcmendes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 27, 2005 15:39

Re: Já agora...

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Jul 29, 2005 14:24

rcmendes Escreveu:Já agora, uma listinha com alguns endereços DNS, também vinha a calhar...
8O :?
Os servidores de DNS são especificos (ou pelo menos deviam) a cada ISP.
Para obter os servidores de DNS de um determinado dominio , basta executar os seguintes passos:

1º - INICIAR/START ----> EXECUTAR/RUN ----> cmd /k nslookup -q=ns
2º - Nessa janela que se abre escrevem o nome do dominio do vosso ISP (ex: telepac.pt)

Código: Seleccionar todos
Exemplo:

>nslookup -q=ns
Default Server:  ns.telepac.pt
Address:  194.65.3.20

> telepac.pt
Server:  ns.telepac.pt
Address:  194.65.3.20

telepac.pt
        primary name server = ns.telepac.pt
   mail addr = dnsadmin.mail.telepac.pt
   serial = 2004060656
   refresh = 600
   retry = 7200
   expire = 604800
   minimum = 1800
O primary name server é o servidor DNS primário do vosso ISP.
Espero que seja ùtil. :wink:

PS: Bom post PapaGigas. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor PapaGigas » Domingo Jul 31, 2005 0:44

Speed Dragon Escreveu:Está no local em errado, devia ser Redes ;)

Creio que coloquei esta thread no sub-forum certo.. quem não compreender o porquê.. well.. leia isto:

banido Escreveu:Através do pharming, um hacker mal intencionado pode fazer modificações no sistema de domínios da internet. Desse modo, quando se digita o endereço de uma página no browser, ele, automaticamente, leva a uma outra, de caracter malicioso, mas idêntica, nos mínimos detalhes, à original.

o pharming é um tipo de golpe fraudulento ainda mais perigoso do que o phishing, que visa criar sites falsos destinados ao roubo de informações financeiras

O pharming envolve modificações no sistema DNS (Domain Name System) de endereços, encaminhando o utilizador para uma página que não corresponde à digitada no endereço, com o objectivo de copiar o original nos mínimos detalhes e fazer com que o usuário não perceba que está em território perigoso.

A grande maioria dessas páginas falsas é relacionada a serviços que envolvem o uso de dados confidenciais e financeiros, como lojas virtuais e portais de bancos online.

Ataques de pharming podem ser direcionados a servidores DNS, outra possibilidade, muito mais comum, é infectar algum utilizador desprotegido com trojans que modificam o arquivo HOSTS, localizado na pasta de sistema do Windows.

Se esse arquivo é modificado com falsos endereços para websites de bancos, sempre que o utilizador procurar entrar em determinada página, ele será automaticamente direcionado para uma página falsa - sem perceber qualquer sinal de que está a cair num golpe fraudulento.

Quando o utilizador acessa a página , o trojano abre uma nova janela que se sobrepõe à janela do navegador. Com o mesmo design do site do banco, a janela pede o número de conta, agência, senha de internet, a senha e os dígitos do cartão, além da senha electronica. Do lado direito ainda aparece um teclado virtual.

A Microsoft já tem conhecimento sobre a onda de ataques, e construiu um website com todas as informações necessárias para reconhecer um e-mail fraudulento e ainda divulgou as algumas das mensagens.

http://www.pharming.org/index.jsp

Isto é apenas um exemplo.. para mim a melhor forma de me fazer explicar.. é a de voçês testarem as coisas por voçês mesmos:

http://www.klake.org/~jt/misc/dnstest.zip

http://www.klake.org/~jt/misc/dnstester.zip

Descarreguem esses 2 testes.. e depois verifiquem se existe (ou não) a necessidade da criação desta thread "neste sub-forum".. 8)

EDIT: Tenho que agradeçer a participação do [PT]CableGuy no que toca a esta matéria (e como sempre com uma dica bastante util).. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor TomTheMaster » Terça Ago 02, 2005 15:08

o qeq é um DNS?
TomTheMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:44

Mensagempor PapaGigas » Quarta Ago 03, 2005 2:43

TomTheMaster Escreveu:o qeq é um DNS?

DNS: Domain Name System – Serviço que permite a tradução de dominios (i.e. www.localhost.xxx) em IP's (i.e. 127.0.0.1).. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Chapas » Quarta Ago 10, 2005 22:23

Desculpem a minha ignorancia mal qual o beneficio de configurar o DNS dessa maneira ?
Chapas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 13, 2004 21:57

Mensagempor PapaGigas » Quarta Ago 17, 2005 17:32

Chapas Escreveu:Desculpem a minha ignorancia mal qual o beneficio de configurar o DNS dessa maneira ?

Imagem

PS - Se calhar devias relêr novamente esta tread.. está bem explicito o pq desta configuração (mas dou-te uma dica: "trojans").. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor jp23 » Sexta Ago 26, 2005 15:10

Pessoal tomem lá os dns´s sapo/telepac: 194.65.100.117(primário) e 194.65.5.2(secundário) fikem bem
"Remember, remember, the 5th of November

Gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."
jp23
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 17, 2005 20:40

Mensagempor |_xenon_| » Domingo Set 18, 2005 20:37

so uma pergunta aki para o noob em software, como é k eu crio as regras relativas ao sitema? (espero n ter perguntado uma coisa sem sentido... mas com n percebo nepia disto)
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor PapaGigas » Segunda Out 03, 2005 6:47

|_xenon_| Escreveu:so uma pergunta aki para o noob em software, como é k eu crio as regras relativas ao sitema? (espero n ter perguntado uma coisa sem sentido... mas com n percebo nepia disto)

Antes de mais necessitas indicar qual é a FW por software que estás a usar (não me lembro onde é que deixei as cartas de tarot.. lol).. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor brainX » Segunda Out 03, 2005 7:28

uma pergunta, se calhar estúpida... estando "atrás" de um router/modem e tendo os postos a obter o DNS dele que por sua vez obtem do ISP, também é importante configurar manualmente o router?
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor tanakapt » Segunda Out 10, 2005 16:26

Tentando evitar off topic..

Instalei as drivers do Zyxel para o octal que a maioria dos users sapo têm.
(não ha drivers recentes para octal mas como o chipset é o mm do Zyxel, instalei a "dynamite" mais recente..)
Preferi instala-las com o protocolo PPPoA (que usa ATM).

Ora, no lugar de "Local Areal Connection" está a "ATM Connection".
Nas propriedades, a ligação tem os seguintes items:
"ATM LAN Emulation"
"ATM Call Manager" (onde tao definidas as VPI/VCI)
e protocolo TCP/IP, que vem desligado por predefinição.

Agora o que é que tenho de fazer para meter isto como deve de ser?
Activo o protocolo TCP/IP e configuro manualmente os servidores DNS da ligação?
Hunt A Rig Daisy and Come On Rock'in Easy!
tanakapt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mai 30, 2003 18:34

Mensagempor TomTheMaster » Terça Out 11, 2005 20:14

Ainda so li a parte de descobrir o DNS e ja tenho duas duvidas...lol...
O que é que é um DNS? E quando fui ver o parametro DNS Servers em vez de 2, estavam cerca de 5 IPs. Eu uso LAN, mas so tenho dois computadores.
TomTheMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor TomTheMaster » Terça Out 11, 2005 20:16

Desculpem ja tinha perguntado o que e DNS... esqueci me.
De qualquer maneira apareceram me 3 IPs... suponho que 1 dos IPs seja do outro computador, uma vez que uso LAN...o problema é qual...
TomTheMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes