http://di.est.ipcb.pt/DEI/documentos/noticia_reconquista020709.pdf
Moderadores: Administradores, Moderadores

Serial_killer Escreveu:Opá os alunos que são bons são bons e pronto... Agora há universidades que puxam mais do que outras...

Bad_Cop Escreveu:Essa lista é de 2002, ainda nem Engenharia de Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro tinha aberto acho, ou tinha aberto à 1-2 anos. Depois disso já veio Bolonha e com esta veio uma revisão curricular para a maioria dos cursos. Por isso a lista dada acima parece-me mais realista.

Bad_Cop Escreveu:Especulações? A reputação das universidades no mercado de trabalho são especulações? As avaliações internacionais mais recentes são especulações?
Ignorar outros cursos que entretanto apareceram é o quê?
E dizer que as reformas curriculares pioraram alguns cursos é o quê? Uma especulação? Ou antes uma conveniência?
Já agora, ranking do heeact (que é bastante credível a nível internacional, se estás tão bem informado sabes decerto isso) na área da engenharia tem a UA como a melhor de entre as portuguesas, é a 137ª melhor do mundo e 37ª, foi largamente noticiado o ano passado quando ficou no top 50 europeu do ranking, este ano melhorou.
Como foi indicado,
FEUP (faz parte da UP que está no ranking)
UA
IST (faz parte da UTL que está no ranking)
UMinho
FCTUC (preferencialmente eng. electro. e computadores, eng. informática não tem assim tanto nome)
Sendo o técnico provavelmente a universidade mais reputada a nível nacional e internacional no mercado de trabalho.
E não, as pessoas não se baseiam em factos. As pessoas escolhem as universidades por mil e uma razões sendo uma das mais importantes a fama da mesma. E a fama não é um papel que diz, muito menos um papel de 2002, é algo que se conquista com o tempo, com papeis, com rankings, com empregabilidade, enfim, com factos.
Eu diria que a "média" de entrada é capaz de contribuir mais do que um papel com quase uma década (o papel refere-se ao ano 00/01, estamos a entrar em 09/10), mas cada um sabe de si. Ou mesmo ser uma das universidades abrangidas pelo CMU Portugal também deve contribuir mais para a fama das universidades do que o dito papel..

merlinX Escreveu:Não vou entrar em discussão até porque deves ser da UA! Esses avaliadores "internacionais" só cá vêm 3 ou 4 vezes à pressa e para "papar" um almoço... enfim, dá para avaliar!
merlinX Escreveu:Reparei no relatório que deste, acerca dos artigos científicos na engenharia... já pensas-te que existem faculdades que têm menos cursos de engenharia logo possivelmente menos centros de investigação que a FEUP, IST e UA, eu estava a referir-me a cursos de computação!!!
merlinX Escreveu:Continuo a dizer, em Portugal e até agora só ouve uma avaliação dos cursos de computação, foi em 2002!
merlinX Escreveu:Quando houver uma próxima avaliação e a UA estiver lá, dou-te razão, até lá, não posso como é óbvio (além de ser humilde o suficiente para reconhecer o valor que esta tem no panorama nacional)!
merlinX Escreveu:Já agora no que diz respeito à FCTUC, enganas-te, pois o curso de Engenharia Informática nesta é muito conceituada, diria que até mais que o de Electrotécnica (nos últimos anos).
merlinX Escreveu:Mas já agora que falas em parcerias com a CMU, fala também na FCUL pois não é por acaso que tem o mestrado e doutoramento em Segurança Informática, únicos em Portugal e na Europa, achas que foi seleccionada para tal por acaso!
merlinX Escreveu:Ou que a Universidade de Lisboa foi a única universidade Portuguesa a constar na lista das 500 melhores do mundo, ok isso também não referes, também acontece por acaso!!!
merlinX Escreveu:Também não vamos falar na média porque toda gente sabe que a localização geográfica e o número de vagas é muito relevante... porque é que em Lisboa a média se torna mais baixa... se calhar tens 3 grandes faculdades e um politécnico de ensino superior público que distribui os elevados valores que se candidatam (IST, FCUL, FCTUNL, ISEL), entrar no ensino superior hoje, não é difícil... sair de lá é que é... e aí é que se vê o quanto estão preparados para o mundo de trabalho, o resto é conversa!
merlinX Escreveu:Não entres por aí... apenas tens que aceitar opiniões contraditórias, que não são pura e simplesmente baseadas no relatório de avaliação de 2002 mas sim nos meus gostos pessoais e naquilo que vejo, de qualquer das maneiras por incrível que pareça até houve pessoas com a mesma opinião que eu, e juro que não fui nenhum dos avaliadores dos cursos de computação em 2002 - Portugal!
Da minha parte o assunto fica por aqui, porque como é óbvio não vou alimentar a já típica "guerrinha" de cursos de computação, acho que agora fui explicito!!!

merlinX Escreveu:Quanto a tudo que escreves-te, quando tiver tempo respondo-te... tenho mais que fazer!
merlinX Escreveu:Mas não posso deixar de dizer, pareces-me arrogante que te fartas... basta ver que refutas-te cada linha que escrevi, isso sim é ridículo e tipicamente vindo de alguém tão arrogante que não aceita opiniões contraditórias... como é que alguém pode aprender algo assim!!!
merlinX Escreveu:Já agora pelo menos não me registei para insultar alguém com "ignorante", "ridículo" e mais não sei quê, pareces-me um pouco frustrado para alguém que já está registado à muito tempo!
Enfim no fundo dás graça!
merlinX Escreveu:Mas olha lá continuas a dar-me um "ranking" baseado na aceitação de artigos científicos... que não garante a qualidade dos docentes de uma universidade mas sim a qualidade dos investigadores e dos projectos que é muito diferente na maioria dos casos!
merlinX Escreveu:Já agora procura pelo "ranking" de 2005 e vê do que falo, há já esquecia... passaram 4 anos, já não interessa, não avaliaram somente os artigos científicos!!!
Já agora, http://www.universia.pt/servicos_net/in ... icia=33882 também tenho o pdf caso não o encontres!!!
Parece-me que o "ranking" mais actualizado das universidades está aqui, http://www.webometrics.info/top100_euro ... country=pt
Parece-me que o ignorante foste tu...
merlinX Escreveu:eu disse que a adequação curricular ao tratado de Bolonha serviu para reduzir a qualidade de ALGUNS cursos, não de todos, percebes-te?! Se não, vai ler de novo!
merlinX Escreveu:Já agora, sim, registei-me de propósito para dar a minha opinião e colocar o meu ponto de vista... também não se pode fazer isso?! Dás graça, pelo que parece ninguém pode discordar da tua opinião, temos pena porque eu discordo profundamente em muita coisa que dizes (mas não sou tão arrogante ao ponto de discordar de tudo), digo mais, se o pdf com a avaliação dos cursos em 2002 (data de conclusão)- Portugal não é um facto, então vai falar com quem avaliou, não tenho nada a ver com isso... ou melhor vais para lá tu avaliar.
merlinX Escreveu:Bem guardo para outra altura as respostas, isto se mereceres resposta, pois faltas de respeito e educação não tolero!

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante