Carreira Informatica - Dicas e Tips

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Set 11, 2009 18:26

Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Serial_killer » Sexta Set 11, 2009 18:44

Opá os alunos que são bons são bons e pronto... Agora há universidades que puxam mais do que outras...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Set 12, 2009 22:29

Serial_killer Escreveu:Opá os alunos que são bons são bons e pronto... Agora há universidades que puxam mais do que outras...

Mas há uma relação directa entre o grau de exigência das universidades e a qualidade dos alunos formados. Universidades mais exigentes formam profissionais com maior conhecimento. E depois contam outras coisas, claro. Como a qualidade das instalações e equipamentos, qualidade dos docentes, etc.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor merlinX » Domingo Set 13, 2009 4:42

Bad_Cop Escreveu:Essa lista é de 2002, ainda nem Engenharia de Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro tinha aberto acho, ou tinha aberto à 1-2 anos. Depois disso já veio Bolonha e com esta veio uma revisão curricular para a maioria dos cursos. Por isso a lista dada acima parece-me mais realista.

Esta é a última avaliação efectuada (é esta que é credível), e muitas das revisões curriculares só serviram para piorar alguns cursos!
É sempre chato porque custa a muita gente... no entanto as pessoas baseiam-se em factos e não em meras especulações!
merlinX
Novato
Novato

Registado: Quinta Set 10, 2009 23:33

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Set 13, 2009 15:39

Especulações? A reputação das universidades no mercado de trabalho são especulações? As avaliações internacionais mais recentes são especulações?
Ignorar outros cursos que entretanto apareceram é o quê?
E dizer que as reformas curriculares pioraram alguns cursos é o quê? Uma especulação? Ou antes uma conveniência?

Já agora, ranking do heeact (que é bastante credível a nível internacional, se estás tão bem informado sabes decerto isso) na área da engenharia tem a UA como a melhor de entre as portuguesas, é a 137ª melhor do mundo e 37ª, foi largamente noticiado o ano passado quando ficou no top 50 europeu do ranking, este ano melhorou.

Como foi indicado,

FEUP (faz parte da UP que está no ranking)
UA
IST (faz parte da UTL que está no ranking)
UMinho
FCTUC (preferencialmente eng. electro. e computadores, eng. informática não tem assim tanto nome)

Sendo o técnico provavelmente a universidade mais reputada a nível nacional e internacional no mercado de trabalho.

E não, as pessoas não se baseiam em factos. As pessoas escolhem as universidades por mil e uma razões sendo uma das mais importantes a fama da mesma. E a fama não é um papel que diz, muito menos um papel de 2002, é algo que se conquista com o tempo, com papeis, com rankings, com empregabilidade, enfim, com factos.
Eu diria que a "média" de entrada é capaz de contribuir mais do que um papel com quase uma década (o papel refere-se ao ano 00/01, estamos a entrar em 09/10), mas cada um sabe de si. Ou mesmo ser uma das universidades abrangidas pelo CMU Portugal também deve contribuir mais para a fama das universidades do que o dito papel..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor merlinX » Terça Set 15, 2009 0:05

Bad_Cop Escreveu:Especulações? A reputação das universidades no mercado de trabalho são especulações? As avaliações internacionais mais recentes são especulações?
Ignorar outros cursos que entretanto apareceram é o quê?
E dizer que as reformas curriculares pioraram alguns cursos é o quê? Uma especulação? Ou antes uma conveniência?

Já agora, ranking do heeact (que é bastante credível a nível internacional, se estás tão bem informado sabes decerto isso) na área da engenharia tem a UA como a melhor de entre as portuguesas, é a 137ª melhor do mundo e 37ª, foi largamente noticiado o ano passado quando ficou no top 50 europeu do ranking, este ano melhorou.

Como foi indicado,

FEUP (faz parte da UP que está no ranking)
UA
IST (faz parte da UTL que está no ranking)
UMinho
FCTUC (preferencialmente eng. electro. e computadores, eng. informática não tem assim tanto nome)

Sendo o técnico provavelmente a universidade mais reputada a nível nacional e internacional no mercado de trabalho.

E não, as pessoas não se baseiam em factos. As pessoas escolhem as universidades por mil e uma razões sendo uma das mais importantes a fama da mesma. E a fama não é um papel que diz, muito menos um papel de 2002, é algo que se conquista com o tempo, com papeis, com rankings, com empregabilidade, enfim, com factos.
Eu diria que a "média" de entrada é capaz de contribuir mais do que um papel com quase uma década (o papel refere-se ao ano 00/01, estamos a entrar em 09/10), mas cada um sabe de si. Ou mesmo ser uma das universidades abrangidas pelo CMU Portugal também deve contribuir mais para a fama das universidades do que o dito papel..

Não vou entrar em discussão até porque deves ser da UA! Esses avaliadores "internacionais" só cá vêm 3 ou 4 vezes à pressa e para "papar" um almoço... enfim, dá para avaliar!
Reparei no relatório que deste, acerca dos artigos científicos na engenharia... já pensas-te que existem faculdades que têm menos cursos de engenharia logo possivelmente menos centros de investigação que a FEUP, IST e UA, eu estava a referir-me a cursos de computação!!!
Continuo a dizer, em Portugal e até agora só ouve uma avaliação dos cursos de computação, foi em 2002!
Quando houver uma próxima avaliação e a UA estiver lá, dou-te razão, até lá, não posso como é óbvio (além de ser humilde o suficiente para reconhecer o valor que esta tem no panorama nacional)!
Já agora no que diz respeito à FCTUC, enganas-te, pois o curso de Engenharia Informática nesta é muito conceituado, diria que até mais que o de Electrotécnica (nos últimos anos).
Mas já agora que falas em parcerias com a CMU, fala também na FCUL pois não é por acaso que tem o mestrado e doutoramento em Segurança Informática, únicos em Portugal e na Europa, achas que foi seleccionada para tal por acaso! Ou que a Universidade de Lisboa foi a única universidade Portuguesa a constar na lista das 500 melhores do mundo, ok isso também não referes, também acontece por acaso!!! Também não vamos falar na média porque toda gente sabe que a localização geográfica e o número de vagas é muito relevante... porque é que em Lisboa a média se torna mais baixa... se calhar tens 3 grandes faculdades e um politécnico de ensino superior público que distribui os elevados valores que se candidatam (IST, FCUL, FCTUNL, ISEL), entrar no ensino superior hoje, não é difícil... sair de lá é que é... e aí é que se vê o quanto estão preparados para o mundo de trabalho, o resto é conversa!
Não entres por aí... apenas tens que aceitar opiniões contraditórias, que não são pura e simplesmente baseadas no relatório de avaliação de 2002 mas sim nos meus gostos pessoais e naquilo que vejo, de qualquer das maneiras por incrível que pareça até houve pessoas com a mesma opinião que eu, e juro que não fui nenhum dos avaliadores dos cursos de computação em 2002 - Portugal!
Da minha parte o assunto fica por aqui, porque como é óbvio não vou alimentar a já típica "guerrinha" de cursos de computação, acho que agora fui explicito!!!
merlinX
Novato
Novato

Mensagempor Bad_Cop » Terça Set 15, 2009 14:15

merlinX Escreveu:Não vou entrar em discussão até porque deves ser da UA! Esses avaliadores "internacionais" só cá vêm 3 ou 4 vezes à pressa e para "papar" um almoço... enfim, dá para avaliar!

O ranking é feito analisando a quantidade e qualidade dos artigos e citações que os docentes das universidades publicam. Por isso a tua teoria é um bocado ridícula.

merlinX Escreveu:Reparei no relatório que deste, acerca dos artigos científicos na engenharia... já pensas-te que existem faculdades que têm menos cursos de engenharia logo possivelmente menos centros de investigação que a FEUP, IST e UA, eu estava a referir-me a cursos de computação!!!

Não.. Os cursos são mais ou menos os normais. Umas têm uns, outras outros, como disse o ranking é feito com base na qualidade dos docentes.

merlinX Escreveu:Continuo a dizer, em Portugal e até agora só ouve uma avaliação dos cursos de computação, foi em 2002!

É datado de 2002 mas referente ao ano de 2000/01. Convém ler o relatório, não só as conclusões.

merlinX Escreveu:Quando houver uma próxima avaliação e a UA estiver lá, dou-te razão, até lá, não posso como é óbvio (além de ser humilde o suficiente para reconhecer o valor que esta tem no panorama nacional)!

Não está porque o curso tinha entrado a funcionar em 99/00, salvo erro. Mas se tens humildade para saber que tem valor devias ter humildade para perceber que se calhar é um bocado inútil ter como referência um ranking que deixa cursos "com valor" de fora.

merlinX Escreveu:Já agora no que diz respeito à FCTUC, enganas-te, pois o curso de Engenharia Informática nesta é muito conceituada, diria que até mais que o de Electrotécnica (nos últimos anos).

Tem mercado, mas mais conceituada questiono seriamente que seja, pelo menos do que eu entendo por "conceituada".

merlinX Escreveu:Mas já agora que falas em parcerias com a CMU, fala também na FCUL pois não é por acaso que tem o mestrado e doutoramento em Segurança Informática, únicos em Portugal e na Europa, achas que foi seleccionada para tal por acaso!

Tal como outras são as únicas com determinados doutoramentos e mestrados. Com um programa e um investimento tão grande associados não faz sentido ter os recursos divididos.

merlinX Escreveu:Ou que a Universidade de Lisboa foi a única universidade Portuguesa a constar na lista das 500 melhores do mundo, ok isso também não referes, também acontece por acaso!!!

Depende dos rankings. Do que eu te dei as 3 melhores portuguesas (e únicas) a figurar no top500 são a UP, UTL e UC.

merlinX Escreveu:Também não vamos falar na média porque toda gente sabe que a localização geográfica e o número de vagas é muito relevante... porque é que em Lisboa a média se torna mais baixa... se calhar tens 3 grandes faculdades e um politécnico de ensino superior público que distribui os elevados valores que se candidatam (IST, FCUL, FCTUNL, ISEL), entrar no ensino superior hoje, não é difícil... sair de lá é que é... e aí é que se vê o quanto estão preparados para o mundo de trabalho, o resto é conversa!

Sim, contribui. Mas parece-me que tu não queres perceber o que os outros escrevem. Porque eu disse que a média tem influência na opinião das pessoas, não é na qualidade das universidades.
Quanto a ser fácil entrar, não é tanto quanto pensas. Para ir para medicina precisas de 20 nos exames das específicas (não sei se ainda é este o nome oficial).

merlinX Escreveu:Não entres por aí... apenas tens que aceitar opiniões contraditórias, que não são pura e simplesmente baseadas no relatório de avaliação de 2002 mas sim nos meus gostos pessoais e naquilo que vejo, de qualquer das maneiras por incrível que pareça até houve pessoas com a mesma opinião que eu, e juro que não fui nenhum dos avaliadores dos cursos de computação em 2002 - Portugal!
Da minha parte o assunto fica por aqui, porque como é óbvio não vou alimentar a já típica "guerrinha" de cursos de computação, acho que agora fui explicito!!!

Eu aceito opiniões contraditórias.. Agora opiniões não são factos, como tu lhes chamaste. Estás a basear-te num estudo feito por uma fundação que hoje está quase parada e que não contempla vários dos cursos que entretanto abriram no país, que foram vários, nem as suas revisões curriculares.

Por acaso sou aluno da UA mas sei perfeitamente que não é a universidade mais reputada a nível nacional. Mas também não me queixo, sei que a sua reputação no mercado, a sua exigência e os níveis de empregabilidade fazem dela uma das melhores apostas, sei dos acordos com empresas e da relação que tem com estas bem como o esforço que faz, desde feiras a mails circulares, para empregar os seus licenciados. E por isso mesmo não vou negar esse facto só porque alguém encontrou um estudo com quase uma década, quando o meu curso ainda mal funcionava, a dizer que os melhores do país são outros, ainda para mais numa área em que há revisões curriculares frequentemente e após o qual já apareceu uma coisa chamada processo Bolonha que só por ignorância alguém pode considerar prejudicial ao ensino ou à qualidade do ensino.

Eu nem sequer critico a ordem do ranking, só que o ranking é tão velho e tão desactualizado (quer no numero de cursos avaliados quer no currículo dos mesmos) que para mim, e estou certo para muitos outros, vale zero. Queres fazer disso o teu cavalo de batalha, força, mas quem nos está a ler tem opinião própria e desconfio que chegue às mesmas conclusões, ou pelo menos que tenhas as mesmas dúvidas, que eu.

Quanto às querrinhas, não fui eu que me registei de propósito para responder a este tópico e que no tempo todo que aqui passou apenas postou neste tópico. Se calhar quem está aqui com alguma camisola vestida não sou eu, eu só me recuso a dar valor a um ranking desse tipo só porque "é o único que existe".
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor merlinX » Terça Set 15, 2009 21:26

Quanto a tudo que escreves-te, quando tiver tempo respondo-te... tenho mais que fazer!
Mas não posso deixar de dizer, pareces-me arrogante que te fartas... basta ver que refutas-te cada linha que escrevi, isso sim é ridículo e tipicamente vindo de alguém tão arrogante que não aceita opiniões contraditórias... como é que alguém pode aprender algo assim!!!
Já agora pelo menos não me registei para insultar alguém com "ignorante", "ridículo" e mais não sei quê, pareces-me um pouco frustrado para alguém que já está registado à muito tempo!
Enfim no fundo dás graça!
Mas olha lá continuas a dar-me um "ranking" baseado na aceitação de artigos científicos... que não garante a qualidade dos docentes de uma universidade mas sim a qualidade dos investigadores e dos projectos que é muito diferente na maioria dos casos!
Já agora procura pelo "ranking" de 2005 e vê do que falo, há já esquecia... passaram 4 anos, já não interessa, não avaliaram somente os artigos científicos!!!
Já agora, http://www.universia.pt/servicos_net/in ... icia=33882 também tenho o pdf caso não o encontres!!!
Parece-me que o "ranking" mais actualizado das universidades está aqui, http://www.webometrics.info/top100_euro ... country=pt
Parece-me que o ignorante foste tu... eu disse que a adequação curricular ao tratado de Bolonha serviu para reduzir a qualidade de ALGUNS cursos, não de todos, percebes-te?! Se não, vai ler de novo!
Já agora, sim, registei-me de propósito para dar a minha opinião e colocar o meu ponto de vista... também não se pode fazer isso?! Dás graça, pelo que parece ninguém pode discordar da tua opinião, temos pena porque eu discordo profundamente em muita coisa que dizes (mas não sou tão arrogante ao ponto de discordar de tudo), digo mais, se o pdf com a avaliação dos cursos em 2002 (data de conclusão)- Portugal não é um facto, então vai falar com quem avaliou, não tenho nada a ver com isso... ou melhor vais para lá tu avaliar.
Bem guardo para outra altura as respostas, isto se mereceres resposta, pois faltas de respeito e educação não tolero!
merlinX
Novato
Novato

Mensagempor Bad_Cop » Terça Set 15, 2009 22:42

merlinX Escreveu:Quanto a tudo que escreves-te, quando tiver tempo respondo-te... tenho mais que fazer!

Falar antes de ler é capaz de não ser uma boa opção, na minha opinião claro.

merlinX Escreveu:Mas não posso deixar de dizer, pareces-me arrogante que te fartas... basta ver que refutas-te cada linha que escrevi, isso sim é ridículo e tipicamente vindo de alguém tão arrogante que não aceita opiniões contraditórias... como é que alguém pode aprender algo assim!!!

Não sou arrogante.. Não engulo é tudo o que me metem à frente, tenho sentido crítico em relação ao que leio. E quando aparece um tipo que se regista de propósito num fórum de informática para vir corrigir um pseudo-ranking de universidades usando um ranking antigo a coisa cheira-me a esturro. E como não concordo respondo.
Não tem nada a ver com arrogância, tem a ver com não engolir tudo aquilo que me dizem, principalmente quando as intenções parecem óbvias. Como isto é um fórum que muitos lêem respondo, refuto e, na minha opinião, corrijo para que quem vier ler a seguir tenha toda a informação possível e não apenas aquela que tu tão intencionalmente deixaste. Não é por tu dizeres que eu agora perco o meu direito de discordar e responder.
E não refuto cada linha. Faço quote completo e depois divido, acho que é mais legível do que deixar o quote inteiro ao início e o comentário no fim. Respondo porque acho que é o que as pessoas devem fazer quando discordam.

E já agora, não te preocupes com a minha capacidade de aprendizagem.

merlinX Escreveu:Já agora pelo menos não me registei para insultar alguém com "ignorante", "ridículo" e mais não sei quê, pareces-me um pouco frustrado para alguém que já está registado à muito tempo!
Enfim no fundo dás graça!

Em primeiro lugar, não insultei ninguém. Disse que a tua teoria de que "os avaliadores vêm cá mamar uns almoços" é ridícula porque não faz sentido nenhum, o ranking é feito baseado em artigos não vem cá ninguém almoçar.. E nem sequer te dignaste a ler o link que te dei ou procuraste saber a entidade que o fez, ao contrário de mim que de imediato li o teu link para poder opinar com conhecimento de causa.
O termo "ingorância" (e não ignorante como afirmas) foi usado no seguinte contexto: "apareceu uma coisa chamada processo Bolonha que só por ignorância alguém pode considerar prejudicial ao ensino ou à qualidade do ensino."
Ignorância é ausência de conhecimento sobre algo. Podes confirmar no dicionário.

Esse papel de ofendido fica-te um bocado mal, principalmente porque não ofendi ninguém.

merlinX Escreveu:Mas olha lá continuas a dar-me um "ranking" baseado na aceitação de artigos científicos... que não garante a qualidade dos docentes de uma universidade mas sim a qualidade dos investigadores e dos projectos que é muito diferente na maioria dos casos!

Sim, bons professores e bons investigadores é diferente. Mas repara que na fase final das licenciaturas muita gente trabalha bem de perto com os investigadores e isso acaba por ser uma grande mais-valia. E no "nome" da universidade os artigos contam, e muito. Não é por acaso que o MIT, provavelmente a universidade mais famosa do mundo, é uma das que tem mais prémios nobel. Penso que foram 63, ao longo dos tempos.

merlinX Escreveu:Já agora procura pelo "ranking" de 2005 e vê do que falo, há já esquecia... passaram 4 anos, já não interessa, não avaliaram somente os artigos científicos!!!
Já agora, http://www.universia.pt/servicos_net/in ... icia=33882 também tenho o pdf caso não o encontres!!!
Parece-me que o "ranking" mais actualizado das universidades está aqui, http://www.webometrics.info/top100_euro ... country=pt
Parece-me que o ignorante foste tu...

O mais engraçado disto tudo é que tu vais buscar um ranking baseado em.. Artigos. :roll:

"Este trabalho foi realizado de modo a superar o hiato entre as universidades chinesas com as do resto do mundo. Para tal, tomou-se como referência a actuação e desempenho das instituições com base na informação disponível.

A selecção das universidades foi feita entre as instituições cujos ex-alunos ou professores tivessem sido distinguidos com um prémio Nobel ou a medalha Fields (na área da Matemática), cujos investigadores fossem amplamente citados em 21 grandes áreas de investigação ou que tivessem publicado artigos nas revistas Nature e Science nos últimos cinco anos.
"

Fonte: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=34820

E depois ainda dizes que sou ignorante. Está bem..

merlinX Escreveu:eu disse que a adequação curricular ao tratado de Bolonha serviu para reduzir a qualidade de ALGUNS cursos, não de todos, percebes-te?! Se não, vai ler de novo!

Eu não preciso de ler de novo. Tu simplesmente descartaste as revisões curriculares como condicionantes do artigo que tu citaste dizendo que "e muitas das revisões curriculares só serviram para piorar alguns cursos". Para mim um estudo feito antes de uma revisão curricular, principalmente uma tão importante, perde valor. Estou convencido que para a maioria das pessoas também, parece que para ti não, ok.

merlinX Escreveu:Já agora, sim, registei-me de propósito para dar a minha opinião e colocar o meu ponto de vista... também não se pode fazer isso?! Dás graça, pelo que parece ninguém pode discordar da tua opinião, temos pena porque eu discordo profundamente em muita coisa que dizes (mas não sou tão arrogante ao ponto de discordar de tudo), digo mais, se o pdf com a avaliação dos cursos em 2002 (data de conclusão)- Portugal não é um facto, então vai falar com quem avaliou, não tenho nada a ver com isso... ou melhor vais para lá tu avaliar.

Podes registar, claro. Agora isso dá azo a um interpretação óbvia do porquê de o teres feito quando eu, que tu acusas de estar aqui a defender a UA, fiz um comentário bastante generalista sobre uma lista apresentada por outro user e depois disse uma verdade sobre o link teu (que tinha quase uma década de idade) o que parece que te deixou um pouco chateado.

merlinX Escreveu:Bem guardo para outra altura as respostas, isto se mereceres resposta, pois faltas de respeito e educação não tolero!

O papel de vítima fica-te um bocado mal. Mais uma vez, não faltei ao respeito a ninguém, muito menos fui mal educado. Se as palavras ridículo e ignorância não fazem parte do teu vocabulário lamento. Estão no dicionário da língua portuguesa e foram usadas conforme o seu significado..

Não deves estar habituado a que questionem as tuas fontes, paciência. Eu não dou grande valor a esse link, já indiquei as razões. Também já indiquei porque concordo com a lista de universidade de qualidade adiantada pelo flexow incluindo a UA que, como ele disse posteriormente, se esqueceu de mencionar em primeira instâncias.. Foi a única coisa que comentei, foi ter deixado de fora a UA que hoje, como tu também reconheceste, é uma universidade importantíssima no panorama nacional estando abrangida pelo programa CMU e fazento parte do IT. Mas parece que há uma diferença entre a lista do artigo e a lista indicada pelo flexow que te incomoda bastante..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes