[S.O.] Como evitar formatar o disco*

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[S.O.] Como evitar formatar o disco*

Mensagempor tntnt » Quarta Jun 28, 2006 18:42

Boas ppl!

Eu vejo aqui e no meu trabalho, montes de pessoas a queixare-me de q cada vez q ha um problema têm q formatar o Win e fazer tudo outra vez. Segundo a minha opinião existem 2 maneiras para evitar isso: o windows restore e um ghost. Eu pessoalmente desactivo logo o win restore pq n o axo nada util, e so funciona se conseguirem entrar no SO. Resta-me o Ghost. Passo a explicar:
Eu até agora so formatei o disco quando comprei hardware novo (e q requer reinstalação). Por isso eu sigo estes passos, utilizando o Acronis True Image:

Atenção: Os interessados no Acronis True Image podem ter acesso a uma versão gratuita do programa, com a chave de registo. Não sei se é uma promoção limitada... Basta preencher uns dados:
Registo http://www.acronis.com/mag/vnu-ati7
Programa https://www.acronis.com/my/download/?trueimage7.0.638_s_en.exe

1 - Instalar o SO numa partição. Eu faço sempre partições no disco pq:
- no caso de o SO dar o berro, basta recuperar 1 partição
- em caso de defrag, scan ou pesquisa, demora menos tempo
- melhor organização
- backups
Isso pode ser feito na instalação do Windows ou então com o Particion Magic.

2 - Depois de ter o SO instalado, sem drivers sem nada, faço um ghost (copia de segurança) para outra partição, ou de preferência, para outro disco. Isto pode ser feito com varios programas, mas destaco o Norton Ghost ou o Acronis True Image. Assim fico com uma imagem comprimida do meu SO base, q n ocupa quase espaço nenhum.

Sendo assim, é so escolher a opção "Backup"

Imagem

Agora vem a opção de escolher uma partição ou disco inteiro, ou então o backup de apenas alguns ficheiros. Vamos escolher "Entire disk or individual partition"

Imagem

Agora têm de escolher a partição / disco onde está instalado o SO, neste caso o C:

Imagem

Vamos agora escolher o destino da imagem, assim como o seu nome. Como disse anteriormente, tem de ser numa partição ou disco diferentes.

Imagem

Agora têm 3 opções. Pessoalmente só uso a 1ª, que é fazer imagem completa. As outras servem para, se ja tiverem uma imagem completa, poderem ir acrescentando as modificações entretanto efectuadas, a essa imagem. Ocupam menos espaço. Mas vamos ter como base a 1ª opção.

Imagem

Esta é a parte em q vocês podem definir as várias opçoes a incrementar na imagem, como passwords, tamanho, etc... Para isso escolhe-se as opções manuais. No meu caso so mudo o tipo de compressão para High, de resto deixo tudo igual.

Imagem

Isto é a confirmação de todos os passos escolhidos anteriormente. É só verem se ta tudo bem e clikar "Proceed".

Imagem

3 - Qq programa de ghost vem com a opção de criar um cd de arranque, com o qual podes restaurar qq imagem q tenhas, mesmo q n consigas entrar no sistema operativo. Considero este passo especialmente imperativo! (brevemente irá ser explicado por fotos)

4 - Agora está na altura de instalar os drivers, antivirus, actualizações e programas essenciais. Depois disto, faço uma nova imagem. Assim, se algo correr mal daqui para a frente, é so restaurar esta imagem e ta limpo, evitando assim conflitos de drivers e tal.

5 - (opcional) A medida q o tempo vai passando, vamos ficando com mais aplicaçoes, drivers, codecs recentes. Sendo assim, eu opto por fazer uma imagem do SO de tempos a tempos, apagando a mais antiga (mas deixando sempre as efectuadas nos pontos 2 e 4).

Resolvi escrever isto pq ainda hoje recuperei uma imagem de ha 1 semana atras, visto ter havido aqui um "pequeno" problema de conflitos!!
Isto é a minha opinião e é o q eu faço e aconselho aos meus amigos, partilhando agora com quem possa estar interessado!

Ps: é obvio q so funciona se o disco n tiver danificado, por isso se tiverem duvidas convém sempre sacar uma ferramenta de diagnostico do fabricante do disco e ver se ta tudo ok!

ps2: brevemente irá ser adiccionado um tutorial que irá explicar como instalar correctamente o Windows, seja em Sata ou IDE, explicando passo a passo todos os promenores desde a instalação até ao 1º ghost! :wink:
cumps

Tutorial Aprovado
Editado pela última vez por tntnt em Quarta Out 18, 2006 3:11, num total de 6 vezes.
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jun 29, 2006 9:27

Antes de mais é de louvar estas iniciativas, obrigado pelo post concerteza vai fazer jeito a muita gente.

Por acaso nunca trabalhei com o Norton Ghost ... fica comprimida a imagem ?? ou fica a ocupar os mesmos GB que a partiçao que tem o SO ??
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor d@vidream » Quinta Jun 29, 2006 9:50

Fresh_fruit Escreveu:Antes de mais é de louvar estas iniciativas, obrigado pelo post concerteza vai fazer jeito a muita gente.

Por acaso nunca trabalhei com o Norton Ghost ... fica comprimida a imagem ?? ou fica a ocupar os mesmos GB que a partiçao que tem o SO ??

Faz-te 1 clone do disco primário,ou seja tal e qual(espaço usado etc)podes inclusive arrancar com ele,que o XP faz boot na boa(na mesma máquina claro :wink:
PSU Be-Quit Dark powa 600w
CPU Q6600
MOBO ASUS P5k-E WiFi
RAM 4Gb Kingston HyperX
VGA Gigabyte 8800GT
HDD SEAGATE 320Gb S.P
SOM Audigy 2 ZS
DVD-RW BENQ 1620
All packed in CM STACKER830
d@vidream
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:56

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jun 29, 2006 9:55

d@vidream Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:Antes de mais é de louvar estas iniciativas, obrigado pelo post concerteza vai fazer jeito a muita gente.

Faz-te 1 clone do disco primário,ou seja tal e qual(espaço usado etc)podes inclusive arrancar com ele,que o XP faz boot na boa(na mesma máquina claro :wink:

Já agora podes-me tirar uma duvida , instalei há 2 dias um software chamado HDD Life (pensp que seja isso) que serve para ver a saude dos discos duros em percentagem .
Os resultados dos meus discos foram todos entre os 96 a 98 % de saude , mas o meu Seagate de 160 gb sata deu 41% ele uma vez perdeu uma partição assim sem mais nem menos :| infelizmente é o disco que tem o S.O , o que devo fazer ? ?

Já agora posso fazer um ghost para um disco USB ?? e depois recupera-lo para um disco novo Sata ?
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor PsicoPete » Quinta Jun 29, 2006 10:46

Fresh_fruit Escreveu:...infelizmente é o disco que tem o S.O , o que devo fazer ? ?

O que deves fazer é passar o SO para outro disco o mais rápido possível, pois discos que apresentaram problemas uma vez têm tendência a piorar e nunca a melhorar. Assim estás a arriscar ficar sem nada. :?

Fresh_fruit Escreveu:Já agora posso fazer um ghost para um disco USB ?? e depois recupera-lo para um disco novo Sata ?

Consegues fazer boot desse disco USB? Se conseguires em príncipio consegues recuperar esse ghost sem problemas.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jun 29, 2006 10:52

Nunca exprimentei fazer boot de USB ... mas penso que deve dar .. de qualquer das maneiras vou fazer o backup do meu SO e mandar o disco para RMA ... vou correr o software da Seagate tb para ver o que ele diz.
Obrigado pelos conselhos .
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor AMSRocha » Quinta Jun 29, 2006 12:25

Isto pode ser feito com varios programas, mas destaco o Norton Ghost ou o Acronis True Image. Assim fico com uma imagem comprimida do meu SO base, q n ocupa quase espaço nenhum.

Boas bom post colega :).

Podias me dizer quanto ocupa +/- essa imagem comprimida do winXP, é que tenho 140GB mas ando spre á rasca de espaço lol (tenho que comprar um disco) :).

Depois de fazeres o restore o pc não fica mais lento?...pois como tenho um P3 1Ghz não convem me ficar mais lento o XP :)...

Fiquem bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor tntnt » Quinta Jun 29, 2006 15:31

AMSRocha Escreveu:
Isto pode ser feito com varios programas, mas destaco o Norton Ghost ou o Acronis True Image. Assim fico com uma imagem comprimida do meu SO base, q n ocupa quase espaço nenhum.

Boas bom post colega :).

Podias me dizer quanto ocupa +/- essa imagem comprimida do winXP, é que tenho 140GB mas ando spre á rasca de espaço lol (tenho que comprar um disco) :).

Depois de fazeres o restore o pc não fica mais lento?...pois como tenho um P3 1Ghz não convem me ficar mais lento o XP :)...

Fiquem bem...

Obrigado :wink:

A 1ª imagem, ou seja, apenas do Windows limpo, ocupa a volta de 1,1Gb e a ultima imagem q tenho ocupa 1,6Gb. Mas sempre podes optar por comprimir a imagem ao maximo, ficando bem mais pequena, o unico senão é q demora mais a comprimir e, se tiveres problemas, demora mais a repor!

Em relação ao pc ficar lento, mto pelo contrario! Ficas com ele igual ao q estava quando fizeste a imagem, logo menos carregado, logo mais rapido (teoricamente).
No entanto é preciso ter cuidado, pq se instalares software noutra partição q requer entradas no registo, podem n ficar a funcionar bem. Mas é raro.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rjbsilva » Quinta Jul 06, 2006 13:04

Boas

tntnt Escreveu:Vou tentar fazer brevemente um pequeno tutorial com imagens pra explicar facil e resumidamente o funcionamento do Acronis ou do Nero Ghost. :) Axo q é um procedimento util e q evita alguns problemas!

Excelente iniciativa. Deixem-me dizer-vos que nos meus tempos de faculdade, trabalhei com outros colegas na gestão de uma sala de computadores. Um dos truques mais importantes que tinhamos era precisamente uma ferramente de ghost. Instalámos um PC todo bonitinho, fizémos a imagem e depois facilmente se replicava para os outros. E quando algum aluno conseguia rebentar com o SO, em menos de 1H tinhamos o PC novamente operacional :)

Comprei agora uma nova máquina para mim e vou recorrer a uma ferramenta deste género. E esse tutorial vai vir mesmo a calhar :)

Já agora, quando dizes que fazes uma imagem inicial apenas do SO, sem drivers, etc, a aplicação de ghost já está instalada ou corres a partir de um CD?

RS
rjbsilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 09, 2006 10:33

Mensagempor tntnt » Quinta Jul 06, 2006 14:00

Já agora, quando dizes que fazes uma imagem inicial apenas do SO, sem drivers, etc, a aplicação de ghost já está instalada ou corres a partir de um CD?

Podes fazer das 2 maneiras. Antes fazia apenas artavés de um cd, para ser uma instalação limpa. Ultimamente tenho instalado logo o programa e faço a partir daí, mas n faz diferença!
cumps
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jul 06, 2006 15:02

Já agora tenho uma duvida ... Posso fazer um ghost para um ou + DVD's ??

Neste momento tenho o SO e os programas + basicos a ocupar 4 gb gostava de fazer um Ghost do que tenho para 1 DVD e depois se tiver algum azar é só repor tudo novamente sem ter necessidade de instalar driver's etc...

Se me pudessem explicar passo a passo agradecia .

1º Faço o Ghost em ambiente windows ou com a disket que o ghost faz ?

Depois como é que recupero o que está no DVD ?
Sou um bocado inexpriente nesta aplicação .
Tenho o Norton Ghost 10
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor _black_bird » Quinta Jul 06, 2006 15:20

Fresh_fruit Escreveu:Já agora tenho uma duvida ... Posso fazer um ghost para um ou + DVD's ??

Neste momento tenho o SO e os programas + basicos a ocupar 4 gb gostava de fazer um Ghost do que tenho para 1 DVD e depois se tiver algum azar é só repor tudo novamente sem ter necessidade de instalar driver's etc...

4 gigas cabem num dvd na boa..ele ainda vai compactar isso tudo. Mas se for preciso fica em + do que 1 dvd, nao há crise.

Em relacao a isso da disquete, nao faco a minima, porque eu uso HirensBootCD que ja tem o ghost incluido. Arranco com isso e escolho ghost e é só fazer a copia.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor XVeX » Quinta Jul 06, 2006 17:54

eu fasso de uma maneira ke n me "canso" mt...

instalo na primeira partição o windows 2000 e da segunda instalalo o windows xp!!

no windows xp instalo tudo o ke seja preciso (drivers, programas comuns, etc etc) vou ao windows 2000 e zipo completamente a partição ke tem o windows XP!!

kuando o pc dá "raia" basta ir ao windows 2000 apagar tudo na segunda partição (aonde contem o windows xp) e voltar a fazer um extract!

ficam com uma instalação limpa e o software todo instalado em poucos minutos!!

ocupa é claro alguns gigas ocupados... :roll: 4....5...
XVeX
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 30, 2005 21:10

Mensagempor _tribal_ » Domingo Jul 09, 2006 16:16

Umas pequenas dúvidas.:
-A outra partição tem de ter mais ou menos quanto espaço?
-Eu costumo ter muitos ficheiros(músicas, filmes...), isso fica na iamgem ou não. A imagem é constituida so por programas, drivers, codecs, etc?

Cumps
_tribal_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 01, 2005 14:05

Mensagempor tntnt » Segunda Jul 10, 2006 2:30

Depende. No meu caso, tenho 2 discos de 120G, no total de 4 partições:
1º disco: 40G (Sistema Operativo), 80G (jogos).
2º disco: 60G (dados, documentos, musicas e normalmente ghosts), 60G (downloads).
Mas vai depender do tamanho do disco. Normalmente meto entre 20G a 40G para o SO. O resto é a escolha!

Eu costumo ter muitos ficheiros(músicas, filmes...), isso fica na iamgem ou não. A imagem é constituida so por programas, drivers, codecs, etc?

Eu costumo por filmes, musicas, etc... noutra partição, logo não entra na imagem. Logo, fica só com os programas, drivers, etc, q é o essencial.
cumps
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante