Eu vejo aqui e no meu trabalho, montes de pessoas a queixare-me de q cada vez q ha um problema têm q formatar o Win e fazer tudo outra vez. Segundo a minha opinião existem 2 maneiras para evitar isso: o windows restore e um ghost. Eu pessoalmente desactivo logo o win restore pq n o axo nada util, e so funciona se conseguirem entrar no SO. Resta-me o Ghost. Passo a explicar:
Eu até agora so formatei o disco quando comprei hardware novo (e q requer reinstalação). Por isso eu sigo estes passos, utilizando o Acronis True Image:
Atenção: Os interessados no Acronis True Image podem ter acesso a uma versão gratuita do programa, com a chave de registo. Não sei se é uma promoção limitada... Basta preencher uns dados:
Registo http://www.acronis.com/mag/vnu-ati7
Programa https://www.acronis.com/my/download/?trueimage7.0.638_s_en.exe
1 - Instalar o SO numa partição. Eu faço sempre partições no disco pq:
- no caso de o SO dar o berro, basta recuperar 1 partição
- em caso de defrag, scan ou pesquisa, demora menos tempo
- melhor organização
- backups
Isso pode ser feito na instalação do Windows ou então com o Particion Magic.
2 - Depois de ter o SO instalado, sem drivers sem nada, faço um ghost (copia de segurança) para outra partição, ou de preferência, para outro disco. Isto pode ser feito com varios programas, mas destaco o Norton Ghost ou o Acronis True Image. Assim fico com uma imagem comprimida do meu SO base, q n ocupa quase espaço nenhum.
Sendo assim, é so escolher a opção "Backup"
Agora vem a opção de escolher uma partição ou disco inteiro, ou então o backup de apenas alguns ficheiros. Vamos escolher "Entire disk or individual partition"
Agora têm de escolher a partição / disco onde está instalado o SO, neste caso o C:
Vamos agora escolher o destino da imagem, assim como o seu nome. Como disse anteriormente, tem de ser numa partição ou disco diferentes.
Agora têm 3 opções. Pessoalmente só uso a 1ª, que é fazer imagem completa. As outras servem para, se ja tiverem uma imagem completa, poderem ir acrescentando as modificações entretanto efectuadas, a essa imagem. Ocupam menos espaço. Mas vamos ter como base a 1ª opção.
Esta é a parte em q vocês podem definir as várias opçoes a incrementar na imagem, como passwords, tamanho, etc... Para isso escolhe-se as opções manuais. No meu caso so mudo o tipo de compressão para High, de resto deixo tudo igual.
Isto é a confirmação de todos os passos escolhidos anteriormente. É só verem se ta tudo bem e clikar "Proceed".
3 - Qq programa de ghost vem com a opção de criar um cd de arranque, com o qual podes restaurar qq imagem q tenhas, mesmo q n consigas entrar no sistema operativo. Considero este passo especialmente imperativo! (brevemente irá ser explicado por fotos)
4 - Agora está na altura de instalar os drivers, antivirus, actualizações e programas essenciais. Depois disto, faço uma nova imagem. Assim, se algo correr mal daqui para a frente, é so restaurar esta imagem e ta limpo, evitando assim conflitos de drivers e tal.
5 - (opcional) A medida q o tempo vai passando, vamos ficando com mais aplicaçoes, drivers, codecs recentes. Sendo assim, eu opto por fazer uma imagem do SO de tempos a tempos, apagando a mais antiga (mas deixando sempre as efectuadas nos pontos 2 e 4).
Resolvi escrever isto pq ainda hoje recuperei uma imagem de ha 1 semana atras, visto ter havido aqui um "pequeno" problema de conflitos!!
Isto é a minha opinião e é o q eu faço e aconselho aos meus amigos, partilhando agora com quem possa estar interessado!
Ps: é obvio q so funciona se o disco n tiver danificado, por isso se tiverem duvidas convém sempre sacar uma ferramenta de diagnostico do fabricante do disco e ver se ta tudo ok!
ps2: brevemente irá ser adiccionado um tutorial que irá explicar como instalar correctamente o Windows, seja em Sata ou IDE, explicando passo a passo todos os promenores desde a instalação até ao 1º ghost!
cumps
Tutorial Aprovado