Boas.
Se o problema estiver apenas no lcd pode tentar ligar-se a um monitor externo, assim fica logo a saber se o problema está na gráfica ou no lcd.
Se o problema estiver na gráfica, consequentemente também está na motherboard, logo é a morte certa do PC.
No entanto, há cerca de 1 ano tive um problema de uma motherboard que se estragou num portátil de um familiar e resolvi o problema através de uma empresa que conheci pela net há cerca de dois meses:
http://www.laptop-spares.net/ (Sei que fica algures aí perto de Lisboa)
Fui bem atendido e só tenho o melhor a dizer, a reparação completa, (desmontagem, substituição, montagem, motherboard) juntamente com os portes de correio ficou-me em 210€ aos quais ainda arredondei para 260€, como gratificação, pois tinha o PC arrumado à cerca de 1 ano e não encontrava ninguém em Portugal, sem serem os artistas amadores, que me arranjassem a motherboard, COM GARANTIA, para ele.
Começava a ver o PC na prateleira e a pensar se não seria melhor comprar um novo, hoje não estou arrependido da reparação, pois além disso pude colocar uma webcam original, que não trazia, e ando à procura da placa de bluetooh para ficar completo.
Quanto ao disco, quando regressou da reparação vinha exactamente como estava e não perdeu ficheiros nenhuns, no entanto antes de o mandar para reparação, apesar de me assegurarem que o poderiam fazer lá a recuperação dos documentos, comprei uma dessas caixas externas e liguei-o por usb a outro pc e guardei todos os documentos que queria, depois voltei a montá-lo no portátil.
Os discos costumam ser relativamente fáceis de aceder fisicamente.
Não fique a pensar que o portátil era antigo, era um HP dv6149eu, em estado tão impecável, pois raramente sai de casa, daí eu ter pena de me desfazer dele e a minha insistência em procurar alguém de confiança que o reparasse.
Coincidência ou não, a motherboard avariou apenas dois meses após ter terminado a garantia.
Quanto ao problema do wireless, o meu portátil é o vaio VGN-FE41S e de vez em quando também faz isso, mas liga-se logo passado 1 ou 2 segundos, já no meu VGN-AR21M, isso raramente acontece, mas neste caso tenho de desligar o botão e voltar a ligar, não sei o que possa originar isto.
Espero que tenha ajudado nalguma coisa!