Bom, após conversa com um excelente técnico do C.A.T. (Centro de Atendimento Toshiba) tenho a situação da gráfica completamente esclarecida e passo a partilhar:
A Toshiba Portugal teve conhecimento do facto das gráficas virem com os clocks abaixo do normal através dos clientes e veio a saber disto do bus através de mim. O que é facto é que eles estão à espera de uma resposta da Alemanha (Toshiba) para saber porque é que as gráficas vêm cos clocks baixados e com um bus de 64bit.
Entretanto nada podem fazer quanto a isso, mas respondeu-me também que a ATI fabrica gráficas customizadas para as marcas. Portanto, apesar de no site da ATI aparecer que a X1600 tem um bus de 128bit, as marcas podem encomendar com as especificações (não todas) que quiserem.
No caso da Toshiba supostamente tem a ver com o aquecimento provocado pela placa e possibilidade de des-soldar alguns componentes com as altas temperaturas, mas também pelo facto de "mais performance = menor autonomia".
Conclusão, ao preço que dei por esta máquina, com o CPU que tem, o disco de 5400rpm que é uma delícia, o som bastante bom, a gráfica pode não dar os quase 4000 que as outras marcas dão, mas dá 3400 (o meu), ora, se não jogo o jogo com os detalhes em "Very High" jogo em "High" e sou feliz na mesma.
Portanto após este telefonema para o CAT e pela maneira como fui tratado e esclarecido, ainda mais satisfeito fico com a compra que fiz
Volto a dizer, um portátil não vale só pelos seus componentes, temos que pensar que daqui a 1ano e e tal, se eu tiver algum problema com isto, eles vêm-mo buscar a casa e reparam-no rapidamente. Enquanto outras marcas podem ter os melhores componentes mas a longo prazo quando esses componentes cederem terão que ficar 2 meses sem portátil e inda apanharem umas boas dores de cabeça