Problemas no arranque a frio

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas no arranque a frio

Mensagempor João Silva » Quinta Jul 12, 2007 21:12

Olá!

O meu PC, baseado numa placa-mãe SOLTEK SL-85DR2 (socket 478), processador Intel Pentium 4 de 2,2Ghz (comprados em 2002), 1 GB RAM e disco duro de 160 GB IDE começou a bloquear no arranque. Tenho de reiniciar o PC umas 6 vezes até funcionar e vai bloqueando em situações diferentes (sempre antes do carregamento do SO). Numa das vezes em que passou a fase de bloqueios corrompeu-me o Windows e tive de instalá-lo novamente.

O curioso é que após o PC aquecer, passados alguns minutos, tudo funciona perfeitamente incluindo o arranque. Já encomendei uma nova placa-mãe, processador e memória. Mas, até que chegue o material, tenho adoptado este procedimento para evitar nova corrupção do Windows:

-Coloco na drive de disquetes uma disquete de arranque do windows 98.
-Faço todas as tentativas de arranque até o PC aquecer.
-Só então retiro a disquete e deixo arrancar o sistema pelo disco duro.

Mas o que é estranho, é funcionar perfeitamente com o computador quente. Já medi a tensão da pilha em vazio e dá uns 3 V, já testei com um multímetro as tensões da PSU, já testei com software específico a RAM e o disco duro. Haverá algum componente, tipo condensador que possa ser facilmente identificado e trocado?

Cumprimentos.
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 29, 2003 14:52

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 13, 2007 10:49

Que software usaste para testar?

Alguma coisa do Hirens Boot CD ou Ultimate Boot CD?
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor João Silva » Sexta Jul 13, 2007 12:49

Não, para o disco usei o software do fabricante (Seagate) e para as memórias usei o memtest86.
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 29, 2003 14:52

Mensagempor X-Flies » Segunda Dez 03, 2007 21:12

penso estar com o mesmo problema... ao ligar o pc ele fica bloqueado no carregamento do SO e não sai daí... ja pensei se o problema seria da BIOS
X-Flies
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 07, 2003 13:08

Mensagempor alr_tech » Segunda Dez 03, 2007 21:50

boas

como o post é muito antigo e aquele que o criou não disse mais nada...
penso que o que se passava com a máquina dele era um ou mais condensadores pifados.... o que era apanágio das Soltek da altura...
tb poderia indicar problemas de fonte..
mas, como não se avançou mais...
tb só podemos especular...

em relação ao teu caso...
tens algum comportamento parecido.... ou seja ao fim de umas tentativas funciona como se não tivesse nada?

coisas a validar, pilha especialmente se a board tiver mais de 3 anos ou lá próximo....
validar a limpeza dos coolers e respectivas fans.....
validar os condensadores se encontrares algum cilindro a babar ou inchado... indica problema.
na bios indicar os valores da tensão e das tensões....
fazer testes ao disco....
valiada no site do fabricante se existe um programa de teste..
testar memória com memtest86

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor X-Flies » Segunda Dez 03, 2007 23:23

são coisas que ja tenho em mente fazer assim que tenha tempo para ver esse computador, so não tinha pensado na parte dos condensadores. Por agora vão-se desenrascando de uma forma mt simples:

Entram no menu da BIOS e saiem sem fazerem absolutamente nada e já funciona... Pensei principalmente na pilha ou na BIOS m tenho o Hiren's Boot CD para fazer os testes.

Quanto à BIOS também não sei como fazer porque a Soltek desapareceu... Faliu ou algo parecido...
X-Flies
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 07, 2003 13:08

Mensagempor alr_tech » Terça Dez 04, 2007 10:36

boas

quando foram os tremores de tera lá para o taiwan parece que perderam uma ou duas fábricas....
se calhar foram-se...
todos os meus links deram erros...

aqui descobri algo...
procura por Soltek driver... bios.. etc...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes