Olá!
O meu PC, baseado numa placa-mãe SOLTEK SL-85DR2 (socket 478), processador Intel Pentium 4 de 2,2Ghz (comprados em 2002), 1 GB RAM e disco duro de 160 GB IDE começou a bloquear no arranque. Tenho de reiniciar o PC umas 6 vezes até funcionar e vai bloqueando em situações diferentes (sempre antes do carregamento do SO). Numa das vezes em que passou a fase de bloqueios corrompeu-me o Windows e tive de instalá-lo novamente.
O curioso é que após o PC aquecer, passados alguns minutos, tudo funciona perfeitamente incluindo o arranque. Já encomendei uma nova placa-mãe, processador e memória. Mas, até que chegue o material, tenho adoptado este procedimento para evitar nova corrupção do Windows:
-Coloco na drive de disquetes uma disquete de arranque do windows 98.
-Faço todas as tentativas de arranque até o PC aquecer.
-Só então retiro a disquete e deixo arrancar o sistema pelo disco duro.
Mas o que é estranho, é funcionar perfeitamente com o computador quente. Já medi a tensão da pilha em vazio e dá uns 3 V, já testei com um multímetro as tensões da PSU, já testei com software específico a RAM e o disco duro. Haverá algum componente, tipo condensador que possa ser facilmente identificado e trocado?
Cumprimentos.